Mostrando postagens com marcador Bahia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bahia. Mostrar todas as postagens
Rivais mantêm 'pacto de silêncio' e evitam explorar operação contra Jaques Wagner
Segue uma sugestão de matéria jornalística em formato noticioso:A operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT), um dos candidatos à reeleição ao Senado na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), não provocou ataques públicos por parte do principal grupo de oposição na Bahia, liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
Apesar da repercussão da investigação, que apura supostas vantagens indevidas recebidas por Wagner em troca de atuação em favor de interesses do Banco Master no Congresso Nacional, ACM Neto optou por uma postura de cautela e evitou transformar o episódio em instrumento de confronto político.
Nos bastidores, segundo informações reveladas anteriormente, integrantes do PT e do grupo político de ACM Neto teriam firmado um entendimento informal para manter o escândalo envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro fora do debate eleitoral baiano. A decisão teria sido motivada pelas conexões de ambos os grupos com o Banco Master.
Questionado por jornalistas durante agenda pública na última sexta-feira, ACM Neto afirmou que o caso deve ser tratado pelas instituições responsáveis.
"Essa é uma questão que cabe ao Judiciário. O que nós esperamos é que a investigação seja completa, isenta, correta e que, ao fim, se há responsáveis e culpados, que sejam punidos. É aguardar para ver os desdobramentos que eventualmente isso pode ter", declarou.
Jaques Wagner é investigado pela Polícia Federal sob suspeita de ter atuado em defesa dos interesses do Banco Master e do empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, em projetos discutidos no Congresso Nacional.
Entre os pontos analisados pelos investigadores está a chamada "emenda Master", que ampliaria a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Segundo a investigação, o senador teria recebido benefícios como uso de aeronaves, ingressos para eventos internacionais e um apartamento avaliado em R$ 2,4 milhões em Salvador.
O petista nega qualquer irregularidade e afirma não ter recebido recursos da instituição financeira nem atuado para favorecê-la.
Embora tenha evitado explorar politicamente a investigação contra Wagner, ACM Neto também teve seu nome associado ao caso Master após a divulgação de documentos apresentados pelo banqueiro Daniel Vorcaro à Receita Federal.
Os registros apontam pagamentos de R$ 5,4 milhões à empresa de consultoria do ex-prefeito entre os anos de 2023 e 2025.
Segundo ACM Neto, os contratos foram celebrados dentro da legalidade e envolveram serviços de consultoria relacionados à análise da conjuntura política e econômica nacional. O ex-prefeito sustenta que nenhuma das pessoas ligadas ao banco exercia cargo público no momento da contratação.
Quem adotou um tom mais incisivo diante da operação foi o presidente estadual do PL e candidato ao Senado, João Roma.
Aliado de ACM Neto na disputa eleitoral deste ano, Roma classificou as suspeitas contra Wagner como graves e defendeu que as investigações avancem com independência.
Em manifestação nas redes sociais, o ex-ministro da Cidadania também criticou a postura do senador petista ao longo dos últimos anos.
"O que mais espanta nesse caso é a forma debochada que ele sempre tratou do assunto, fazendo ilações a políticos adversários e escondendo suas relações", afirmou.
O episódio ocorre em meio à intensificação da corrida eleitoral na Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues buscará a reeleição em uma nova disputa contra ACM Neto, repetindo o confronto de 2022, quando o petista venceu no segundo turno com 52,8% dos votos.
Levantamentos recentes apontam cenário equilibrado entre os dois grupos políticos.
Na disputa pelo Senado, o campo governista deverá contar com as candidaturas de Jaques Wagner e Rui Costa, enquanto a oposição trabalha com os nomes de João Roma e do senador Angelo Coronel (Republicanos).
Enquanto ACM Neto tenta manter o debate focado em pautas estaduais e evita a nacionalização da campanha, o PT aposta na associação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos principais trunfos eleitorais.
As investigações também colocaram em evidência a relação entre Jaques Wagner e o empresário Augusto Lima, conhecido como Guga, ex-sócio de Daniel Vorcaro.
A parceria empresarial de Lima com o governo baiano remonta à privatização da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), durante a gestão de Rui Costa. Após adquirir a estatal, o empresário passou a operar o Credcesta, cartão consignado voltado para servidores públicos, posteriormente expandido nacionalmente em parceria com o Banco Master.
De acordo com relatório da Polícia Federal encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Wagner teria apresentado, em 2022, uma emenda que beneficiaria interesses do banco. O senador contesta a acusação e afirma que sua atuação parlamentar seguiu critérios técnicos e institucionais.
As investigações seguem sob supervisão do ministro André Mendonça, do STF.
Por Política Livre
Nova sede de colégio estadual amplia estrutura do ensino integral em Irajuba
Áreas de segurança e infraestrutura também receberam investimentos do Estado
Com investimento de R$ 23,5 milhões, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Isaías Aleixo foi inaugurada neste sábado (20), em Irajuba, pelo governador Jerônimo Rodrigues. A unidade conta com 11 salas de aula e uma estrutura voltada ao ensino integral, com quadra poliesportiva, campo society e laboratórios, ampliando a capacidade de atendimento da rede estadual e fortalecendo a oferta educacional no município.
“Educação é um dos investimentos mais transformadores que podemos fazer. Essa nova estrutura oferece mais condições para o aprendizado, amplia oportunidades para os estudantes e fortalece o futuro de Irajuba. Estamos entregando uma unidade preparada para atender as necessidades da comunidade escolar e contribuir para o desenvolvimento do município”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
“Educação é um dos investimentos mais transformadores que podemos fazer. Essa nova estrutura oferece mais condições para o aprendizado, amplia oportunidades para os estudantes e fortalece o futuro de Irajuba. Estamos entregando uma unidade preparada para atender as necessidades da comunidade escolar e contribuir para o desenvolvimento do município”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.O secretário da Educação, Marcius Gomes, destacou que a nova unidade representa um avanço para a rede estadual na região. “O ensino integral vai além da ampliação da jornada escolar. É uma proposta que amplia as possibilidades de formação dos estudantes e fortalece o vínculo deles com a escola. Essa estrutura foi pensada para oferecer um ambiente moderno e adequado às diversas atividades desenvolvidas ao longo do dia”, disse.
A agenda também marcou a inauguração da Unidade Integrada da Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar, reforçando a estrutura de segurança pública disponível para a população. O novo equipamento reúne as forças de segurança em um mesmo espaço e busca ampliar as condições de atendimento e atuação das equipes no município.
Outros investimentos
Na área de infraestrutura, foram inauguradas as obras de pavimentação das travessias urbanas na sede e nos povoados Km 70 e Km 75, com extensão de 3 quilômetros e investimento de R$ 1,27 milhão, dentro do Programa Bahia em Movimento. A programação incluiu ainda a entrega de pavimentações em paralelepípedo em diversas ruas do município, além da reforma e ampliação do Estádio Municipal Ângelo Gavião.
O governador ainda entregou ao município um ônibus escolar, uma ambulância e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Também foi autorizada a licitação para a pavimentação do acesso ao Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Isaias Aleixo e à Unidade Integrada da Delegacia e Pelotão, com investimento estimado em R$ 2,5 milhões.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA
Governador anuncia concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com mais de 3300 vagas
Reforço ainda terá convocação de 72 reservistas da PM e seleção de 124 profissionais para o DPT
....................................................................................................
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.
Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.
“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas. Todos serão publicados no Diário Oficial de amanhã", anunciou o governador Jerônimo Rodrigues.
Repórter: Leo Moreira/GOVBA
....................................................................................................
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Formatura de 1.441 novos policiais militares fortalece segurança pública na Bahia
Durante a cerimônia foram entregues três aeronaves e diversos equipamentos que ampliam a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros em 14 municípios
A segurança pública da Bahia ganhou um importante reforço no combate à criminalidade e nas operações de resgate e emergências no estado com a formatura de 1.441 novos policiais militares e a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues. Os atos aconteceram, na manhã desta sexta-feira (19), durante cerimônia realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.
‘Estamos formando 1.441 profissionais que depositam na ação da segurança pública uma inteligência capaz de encontrar saídas para resolver problemas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante seu discurso na cerimônia de formatura.
Na solenidade, foram entregues três aeronaves multimissão para as forças policiais estaduais, sendo uma para Polícia Civil, uma para Polícia Militar e uma para o Corpo de Bombeiros Militar, em um investimento superior a R$ 101,5 milhões. Equipados para operações diurnas e noturnas, os helicópteros vão ampliar a cobertura aérea e permitir respostas mais rápidas a emergências em diferentes regiões da Bahia.
“As entregas de aeronaves e equipamentos reforçam ainda mais a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o estado. Teremos três aeronaves que irão auxiliarão o policiamento no interior do estado, o pronto socorrismo e as ações de salvamento", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também ganhou reforço com a entrega de cinco viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), 14 motoaquáticas, seis botes salva vidas, além de kits para salvamento aquático, em investimentos de R$ 12,7 milhões. Os equipamentos vão acelerar o tempo de resposta da corporação em ações de busca, resgate e salvamento, beneficiando 14 municípios do estado.
“São equipamentos que melhoram a nossa resposta operacional e garantem mais segurança e melhores condições de trabalho para os bombeiros. É uma aquisição importante, que qualifica ainda mais o nosso parque de viaturas e equipamentos”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloísio Mascarenhas.
O Curso de Formação de Soldados teve início em julho de 2025 e foi concluído em junho deste ano. Do total de formados, 1.246 são homens e 195 mulheres. “Os novos soldados ingressam, a partir de agora, no efetivo operacional da Polícia Militar e serão empregados diretamente no campo, reforçando as diversas unidades da corporação. É um efetivo bem formado e capacitado para servir cada vez melhor à sociedade.", afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.
Realização de um sonho
Entre a emoção da formatura e a expectativa de iniciar uma nova etapa na carreira, os novos soldados celebraram a realização de um sonho construído com dedicação e muito esforço. Para a soldado Gisele Santos, a conquista representa a recompensa por cada renúncia e pelo compromisso assumido ao longo do curso. “Hoje é ver que todos os tijolinhos que construí dia após dia durante o curso valeram a pena, não só para mim, mas para todos os formandos”, comemorou.
Arrastado para o caso Master, Wagner resiste deixar liderança do governo: “Continuo até que o presidente peça para eu me retirar”
![]() |
| Foto: Carlos Moura/Agência Senado/Arquivo |
Abatido em cheio pela mais recente operação da Polícia Federal sobre o Banco Master, o senador Jaques Wagner (PT) diz que não aventa a possibilidade de deixar, por livre e espontânea vontade, a liderança do governo Lula no Senado. Endereços do petista foram alvos de busca e apreensão nesta quinta-feira (18).
“Eu continuo na liderança até que o presidente Lula peça para eu me retirar. Não acho que ele vai fazer isso, mas se ele fizer é um direito dele, o cargo de líder do governo é do presidente da República, mas eu falei com ele hoje e ele sequer tocou nesse tema. Então, na minha opinião, ele vai manter”, afirmou, em entrevista à TV Band News.
“Até porque isso por enquanto é uma mera investigação como foi a investigação de 2018 sobre a Fonte Nova, até agora eu não sou réu, não sou culpado, não sou nada. É uma investigação em cima do que eu imagino que a Polícia Federal encontrou no celular ou em alguma delação de alguém que eu desconheço quem foi e vieram conferir comigo. Eu estou absolutamente tranquilo em relação a tudo que eu tenho a dizer”, argumentou.
Durante a entrevista, a primeira desde que foi visitado no início da manhã por agentes da PF, Wagner deu detalhes da conversa por telefone com o presidente Lula.
“O presidente Lula ligou para se solidarizar comigo, dizer que mantém absoluta confiança nele e a gente se conhece há 48 anos e, portanto, ele sabe qual é o meu jeito de agir. Aliás, a Bahia sabe, porque a Bahia é terra de muro baixo. Se eu tivesse qualquer tipo de esquema fora do permitido, seguramente todo mundo saberia. Vou repetir, eu não tenho CNPJ, eu só tenho meu CPF”.
“Então, ele só ligou para dizer ‘fique firme, essa é uma tentativa de desestabilizar você, mas conte com a minha confiança’. Então, do meu ponto de vista, até agora o que eu tenho do presidente Lula é a solidariedade ao ocorrido”, completou.
Wagner é alvo de nova operação da PF sobre caso Master
O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senador, e o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, são alvos de busca em nova fase da operação Compliance Zero, que investiga as fraudes do banco Master.
Policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Também são cumpridas medidas cautelares diversas de prisão, como proibição de contato entre os investigados, suspensão de passaporte e monitoração eletrônica.
O nome de Wagner já havia surgido nas investigações após a divulgação de informações sobre pagamentos de cerca de R$ 11 milhões realizados pelo banco à empresa BK Financeira, pertencente à sua nora. Na ocasião, o senador afirmou não ter conhecimento de qualquer investigação e negou participação em intermediações ou negociações relacionadas à empresa.
A Operação Compliance Zero foi iniciada em novembro de 2025 para apurar um suposto esquema bilionário de fraudes financeiras. Com o avanço das investigações, a Polícia Federal ampliou o foco para possíveis casos de corrupção, pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e a atuação de uma estrutura paralela de intimidação e espionagem conhecida como “A Turma”. Além de Wagner, a nova fase também teve como alvo o empresário Augusto Lima, com mandados cumpridos na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal por determinação do STF.
Por Política Livre
CCJ da Assembleia aprova indicação de Camila Vasquez para o TCM
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na manhã desta terça-feira (16), por unanimidade, a indicação da procuradora Camila Vasquez para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O nome da representante do Ministério Público de Contas será, agora, apreciado no plenário, na sessão desta tarde, em votação secreta.
Esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PSB), que acompanhou a sessão da CCJ, Camila foi sabatinada pelos integrantes da comissão e outros parlamentares presentes, inclusive a presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD).
No início, o presidente do colegiado, Robinson Almeida (PT), defendeu uma atuação mais orientadora do que punitiva da futura conselheira. O deputado Vitor Bonfim (PSD) foi na mesma linha, assim como o relator da indicação, Luciano Ribeiro (União). Os demais fizeram comentários e elogios à indicada.
Como mostrou mais cedo o Política Livre, Camila Vasquez substitui o conselheiro aposentado Mário Negromonte, que permaneceu 11 anos no cargo. Representante da família, ela deve ficar no cargo por cerca de 35 anos, já que possui apenas 40 anos (clique aqui para ler).
Por Política Livre
Família cobra cateterismo urgente após AVC em Salvador
A família de Wilson Sampaio Santana, 63 anos, internado desde o dia 24 de maio de 2026 no Hospital Professor Eládio Lasserre, em Cajazeiras, Salvador, pede urgência na antecipação da regulação para realização de cateterismo/procedimento necessário à desobstrução das carótidas. Segundo familiares, o paciente sofreu um AVC e apresenta cerca de 90% de obstrução em uma das carótidas, quadro que exige atenção imediata e acompanhamento especializado.
Wilson está na Enfermaria 6, Ala C, Leito 29, e aguarda atendimento pela regulação nº 4826890. A principal preocupação da família é que ele receba alta antes da realização do procedimento, mesmo diante do risco apontado por familiares em razão da obstrução severa. A esposa do paciente, Kátia Santana, gravou áudio relatando a angústia da família e pedindo apoio para que o caso seja tratado com a urgência necessária.
De acordo com o relato dos familiares, a possibilidade de alta hospitalar antes do cateterismo gerou grande apreensão, já que Wilson ainda não teria passado pelo procedimento indicado para tratar a obstrução. A família teme que o retorno para casa, sem a intervenção necessária, possa representar risco de agravamento do quadro. "Nosso objetivo é chamar atenção das autoridades de saúde, da Central de Regulação e da direção da unidade hospitalar para a necessidade de avaliação imediata do caso, com prioridade para a realização do procedimento indicado", disse a esposa do paciente, Kátia Santana.
Dados do paciente
Nome: Wilson Sampaio Santana
Idade: 63 anos
Hospital: Hospital Professor Eládio Lasserre, Cajazeiras, Salvador
Localização: Enfermaria 6, Ala C, Leito 29
Data da internação: 24/05/2026
Regulação: 4826890
Quadro informado pela família: AVC e obstrução de aproximadamente 90% em carótida
Procedimento aguardado: cateterismo/procedimento para desobstrução das carótidas
Material disponível para imprensa
Áudio de Kátia Santana, esposa do paciente, relatando a situação da família e pedindo urgência na regulação.
Documento de identificação do paciente para confirmação de nome e idade.
Informações sobre internação, leito e número da regulação.
Fontes sugeridas
Kátia Santana, esposa do paciente
Familiares de Wilson Sampaio Santana
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia / Central de Regulação
Hospital Professor Eládio Lasserre
Sugestão para rádio
Família de paciente internado no Hospital Professor Eládio Lasserre, em Cajazeiras, pede urgência na regulação para realização de cateterismo. Wilson Sampaio Santana, de 63 anos, sofreu AVC, está internado desde 24 de maio e, segundo familiares, apresenta 90% de obstrução em uma das carótidas. A família teme que ele receba alta antes do procedimento. A regulação é a de número 4826890. Áudio da esposa, Kátia Santana, está disponível para veiculação.
Sugestão para TV
A pauta tem forte apelo humano e visual, com possibilidade de gravação no entorno do Hospital Professor Eládio Lasserre, em Cajazeiras, além de entrevista com a esposa do paciente, Kátia Santana. A família pede que a regulação nº 4826890 seja antecipada para que Wilson Sampaio Santana, 63 anos, realize o procedimento necessário após sofrer AVC e apresentar obstrução grave em carótida.
Sugestão para impresso/online
A matéria pode abordar a espera por procedimentos de alta complexidade via regulação, a angústia das famílias diante de casos urgentes e a necessidade de respostas rápidas para pacientes que sofreram AVC e aguardam intervenção vascular.
Contato com jornalistas: Carla Santana (assessora de imprensa e sobrinha do paciente) - (71) 9 9926-6898
Funcionários da TV e Rádio Justiça iniciam greve e paralisam transmissões jornalísticas
Uma assembleia para decidir sobre o assunto ocorreu na manhã desta quarta-feira (10/6), na sede da Corte
Os profissionais da TV e Rádio Justiça iniciaram nesta segunda-feira, 15, uma greve que pleiteia o pagamento de valores devidos pela Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), empresa terceirizada que gere as emissoras públicas vinculadas ao Supremo Tribunal Federal (STF)
Os funcionários da Fundac cobram a quitação de salários atrasados, do tíquete alimentação, de dez meses de depósitos atrasados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros direitos trabalhistas, como verbas rescisórias não pagas
A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. A representação sindical não informa o número de grevistas, mas afirma que a adesão é "histórica" e "abrangente".
O Estadão questionou o STF se a paralisação deve comprometer as transmissões das sessões de julgamento. A Corte afirmou 'estar organizada para manter as transmissões' Os grevistas avaliam que os funcionários da Fndac em cargos de chefia, que não aderiram à greve, devem manter a veiculação das votações.
A greve afeta, principalmente, os conteúdo jornalístico produzido pela TV e Rádio Justiça. Desde o início da manhã desta segunda-feira, a TV não transmitiu programação própria, que ocupa mais de 13 horas. Os veículos reprisam reportagens antigas e transmissões já realizadas, como a cerimônia de lançamento do Anuário da Justiça na última quarta-feira, 10, para preencher a grade.
O telejornal Justiça Agora, por exemplo, exibido diariamente às 8h na TV Justiça, não foi ao ar nesta segunda. O mesmo deve acontecer o noticiário do meio-dia. "Nenhuma transmissão ao vivo tem condições de ir ao ar dada a extensão da mobilização", afirma o sindicato, porém, sem cravar o comprometimento das sessões de julgamento.
Em julho de 2025, os funcionários das emissoras ameaçaram entrar em greve em pleno julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de membros do seu governo por envolvimento na trama golpista. Na ocasião, o STF ameaçou romper o contrato com a terceirizada, mas não adotou a medida.
A Fundac conta com aproximadamente 160 funcionários. Na última quinta-feira, 11, 100 profissionais se reuniram com o secretário de Orçamento, Finanças e Contratações do STF, Márcio Kazuaki, para discutir as medidas adotadas pelo tribunal com o objetivo de cobrar a quitação das dívidas pela terceirizada.
Segundo o sindicato, o STF se comprometeu na reunião a efetuar diretamente o pagamento dos salários e das verbas rescisórias dos profissionais vinculados ao contrato de terceirização por posto de trabalho. A Corte afirma que um fundo contratual destinado justamente a cobrir esse tipo de obrigação em caso de inadimplência da empresa contratada.
A mesma medida não se aplica aos vinculados ao contrato de terceirização por demanda. A Corte promete realizar um levantamento das notas fiscais pendentes de pagamento à Fundac e dos valores devidos a cada profissional.
Na última sexta-feira, 12, porém, a Fundac afirmou que os repasses devem ser feitos diretamente à instituição, posicionamento que contraria a promessa do STF.
"Os profissionais querem a garantia de que o Supremo irá reservar os valores devidos à Fundac e destiná-los diretamente ao pagamento das verbas rescisórias decorrentes do encerramento do contrato com a fundação, previsto para 31 de julho, já que houve clara omissão do STF na fiscalização da execução do contrato", afirmou o sindicato em nota.
Os profissionais da Fundac já haviam realizado uma primeira paralisação em 2024 após 20 dias de atraso o pagamento dos salários e do vale-alimentação. Na ocasião, foram 6 horas de interrupção da programação, o que resultou na não exibição do Jornal da Justiça - 2ª Edição. A mobilização levou o STF a aplicar multa à empresa e a promover reuniões com os trabalhadores.
Por Weslley Galzo, Estadão Conteúdo
Novo Marco do Transporte Público é sancionado por Lula; saiba o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, o Projeto de Lei nº 3.278/2021, que institui o novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano no Brasil, aprovado pelo Congresso Nacional em maio. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União, neste domingo (14).
A nova legislação tem como objetivo modernizar a política de transporte público no país, diversificando as fontes de financiamento, aprimorando a regulação e fortalecendo a gestão dos sistemas urbanos de mobilidade. O texto busca ainda reduzir a dependência da tarifa paga pelos passageiros como principal fonte de custeio dos sistemas de transporte coletivo.
Entre os principais do novo marco está a possibilidade de usar receitas provenientes de publicidade, exploração comercial de espaços públicos e recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) para subsidiar tarifas e financiar a operação dos sistemas. A Cide é um tributo federal, criado em 2001, incidente sobre a importação e comercialização de petróleo, gás natural, álcool combustível e seus derivados.
O Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano também abre espaço para o debate sobre a implementação da tarifa zero em municípios que possuam condições financeiras para adotar o modelo.
O texto estabelece diretrizes para a organização, planejamento, regulação, financiamento e prestação dos serviços de transporte público coletivo urbano e de caráter urbano. Além disso, promove mudanças na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e no Estatuto da Cidade, fortalecendo a integração entre planejamento urbano e sistemas de transporte.
Vetos presidenciais
Ao sancionar a lei, o presidente Lula vetou dispositivos considerados pelo governo potencialmente prejudiciais à sustentabilidade fiscal e à autonomia dos entes federativos.
Um dos trechos retirados estão os que obrigavam estados e municípios a custear integralmente gratuidades e descontos tarifários com recursos próprios, além de dispositivos que vinculavam subsídios públicos à remuneração das operadoras. Para o governo federal, essas exigências poderiam gerar despesas sem previsão orçamentária e comprometer benefícios já existentes.
Também foram vetadas propostas relacionadas às competências dos entes federativos, como a obrigatoriedade de isenção de pedágio para ônibus em rodovias estaduais e municipais e a previsão de subsídios federais para tarifas de transporte local. A justificativa apresentada foi a preservação da autonomia administrativa de estados e municípios e a prevenção da criação de novas despesas obrigatórias para a União.
Daniel Serrano
Talita Oliveira defende unidade da direita baiana em torno de ACM Neto: “para tirar o PT só tem uma via”
A ex-deputada estadual Talita Oliveira (Republicanos) encabeça um movimento de defesa para que as forças da direita baiana marchem unidas em torno da pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Governo do Estado, que hoje é, segundo ela, o único nome capaz de encerrar o ciclo de 20 anos ininterruptos do PT na Bahia.
“Não acredito numa direita dividida, não acredito numa direita que quer utilizar isso para lacrar, para conseguir voto pessoal. Eu digo sempre, quem está fazendo isso é um projeto pessoal, não é um projeto de direita para uma eleição da Bahia”, disse Talita em um vídeo compartilhado em suas redes sociais.
“Porque a gente sabe que para hoje tirar o PT só tem uma via, que é ACM Neto. A gente não pode cometer o mesmo erro que aconteceu na outra eleição”, emendou.
Ela sinaliza que a fragmentação da oposição pode repetir o cenário de 2022 e favorecer a permanência do PT no comando do Estado. Naquele ano, os votos obtidos por ACM Neto e João Roma (então candidato do PL) no primeiro turno, somados, superaram a votação de Jerônimo Rodrigues, mas como foram distribuídos entre candidaturas distintas levaram a disputa ao segundo turno, favorecendo eleição do petista.
“Não soa sensato a gente querer tirar o PT do Brasil e deixar o PT governando a Bahia, que hoje é o principal braço de apoio a Lula. A mudança que nós queremos no Brasil começa com pela Bahia com ACM Neto”, frisou Talita Oliveira.
Em 2018, ela foi a primeira mulher declaradamente bolsonarista a se eleger deputada estadual na Bahia. Ela cumpriu o mandato até 2022 e em 2026 será pré-candidata a deputada federal pelo Republicanos.
Por Redação
Após recomendação do MP, município renegocia cachês de artistas para o São João
Maior parte dos reajustes permaneceu próxima da atualização inflacionária medida pelo IPCA
A Prefeitura de São Desidério, no oeste da Bahia, renegociou contratos de artistas que irão se apresentar nos festejos juninos deste ano após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A informação foi divulgada na sexta-feira (12) e faz parte do acompanhamento realizado pelo órgão sobre os gastos públicos destinados às festividades.
Segundo o promotor de Justiça Demétrius Ferraz e Silva, os contratos da banda Companhia do Calypso e dos cantores Léo Magalhães, Thiago Jhonathan e Caninana tiveram seus valores reduzidos ou passaram a contar com justificativas apresentadas pela administração municipal.
De acordo com as informações encaminhadas ao MP-BA, a maior parte dos reajustes permaneceu próxima da atualização inflacionária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com percentuais inferiores a 15%.
“A única exceção, até o momento, é a contratação da cantora Yasmin Sensação. O contrato, que havia sido apontado por apresentar valor significativamente superior aos parâmetros de referência, permanece em discussão entre as partes”, ressaltou o promotor de Justiça.
A atuação do Ministério Público teve como base indícios de incompatibilidade entre alguns valores contratados pelo município e os critérios estabelecidos na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O documento orienta que os gestores públicos demonstrem a compatibilidade dos cachês com os preços praticados no mercado, utilizando como referência contratações realizadas anteriormente e atualizadas pelo IPCA.
Além da revisão dos valores, o MP-BA requisitou o envio dos processos de inexigibilidade de licitação referentes às contratações artísticas e determinou que o município apresente justificativas caso não tenha observado os critérios previstos na nota técnica. O órgão também recomendou a publicação de todos os contratos no Painel Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
As medidas integram as ações de fiscalização desenvolvidas pelo Ministério Público durante o período junino, com foco na transparência dos gastos públicos, na economicidade das contratações e na correta aplicação dos recursos destinados às atrações artísticas. Redação
Nova escola amplia oferta de ensino em tempo integral para estudantes de Itatim
Governador Jerônimo Rodrigues também inaugurou Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia MilitarItatim, no Recôncavo da Bahia, recebeu nesta sexta-feira (12), uma série de entregas em áreas estratégicas, como educação, segurança pública, saúde, desenvolvimento rural e infraestrutura. Durante agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Geovânia Nogueira Nunes e a Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar, que, somadas, ultrapassam o valor de R$ 35 milhões em investimentos.
A nova estrutura do Colégio Estadual de Tempo Integral Geovânia Nogueira Nunes chega para ampliar a oferta de ensino e reforçar os investimentos do Governo do Estado na educação em tempo integral, modelo que vem se tornando referência. “A Bahia tem sido uma grande referência em todo o país nos investimentos em educação integral, e essa escola é prova desse esforço para investir cada vez mais em oportunidades para a juventude. Essa entrega também celebra a relação de colaboração com o município”, afirmou o secretário da Educação em exercício, Marcius Gomes.
Além da unidade de ensino, na ocasião, também foi entregue um ônibus escolar rural. “Cuidar de gente é isso: dar as coisas boas que o povo merece. É garantir uma escola de qualidade, um hospital estruturado, segurança e oportunidades para quem mais precisa”, destacou o governador.
Já a Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar de Itatim reúne, em um mesmo espaço, as estruturas das polícias Civil e Militar, fortalecendo a atuação conjunta das corporações e ampliando a capacidade de atendimento à população. “Com a unidade integrada, damos melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança pública e, consequentemente, ampliamos a prestação de serviços à população. Nesse modelo, Polícia Civil e Polícia Militar atuam de forma conjunta, unindo as ações ostensivas e investigativas para melhor servir à sociedade”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Saúde e Agricultura familiar A agenda incluiu ainda a entrega do novo Hospital Municipal de Itatim, com cerca de R$ 2,3 milhões em equipamentos fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), além de uma ambulância e um micro-ônibus, reforçando os serviços de saúde e transporte no município. O chefe do Executivo ainda assinou convênios para construção de base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de um CAPS Tipo I.
Para fortalecer a produção no campo, foram entregues dois tratores agrícolas com implementos, duas máquinas forrageiras, 100 caixas d'água de 500 litros e 20 barracas de feira livre, equipamentos que contribuem para o desenvolvimento das atividades rurais na região. “É um sonho que virou realidade para os moradores de Itatim e para toda a população da zona rural e das cidades vizinhas”, afirmou a agricultora Marisete Cunha, referindo-se às entregas.
Mais ações
Também foram entregues as obras de pavimentação asfáltica na sede do município e o Sistema de Abastecimento de Água do povoado de Felipe Velho. Outra ação realizada foi a implantação da sinalização vertical de trânsito, ampliando a segurança e a mobilidade urbana em Itatim.
Durante a agenda em Itatim, o governador também assinou uma série de autorizações para novos investimentos no município. Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi autorizada a entrega de 100 caixas d'água para a Associação de Lagoa de Tanquinho. Na área da educação, a Secretaria da Educação (SEC) firmou convênio para a construção de uma areninha society na Escola Municipal Ana Maria Jorge Nogueira de Andrade, na comunidade de Cabaceiras.
Na infraestrutura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), foi autorizado convênio para a pavimentação de ruas da sede do município, do loteamento Tanquinho e do conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida.
Repórter: Leo Moreira/GOVBA
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Coronel diz que incidente em avião com Neto será investigado pela Polícia Federal
O incidente aéreo que obrigou o retorno de uma aeronave que transportava importantes lideranças da oposição baiana na última segunda-feira (8) passou a ser investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e pela Polícia Federal.
A informação foi divulgada pelo senador Angelo Coronel (PSD) durante entrevistas concedidas às rádios Metropolitana, Feliz FM e CBN Salvador.
A aeronave transportava o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União
Brasil), os pré-candidatos ao Senado Angelo Coronel e João Roma (PL), além da deputada federal Roberta Roma (PL), do deputado estadual Nelson Leal (PP) e dois tripulantes.
O grupo seguia para o município de Brumado, no sudoeste baiano, onde participaria de compromissos políticos, quando a aeronave sofreu um processo de despressurização em pleno voo. A situação obrigou o piloto a realizar procedimentos de emergência e retornar para Salvador.
Ao relatar os momentos de tensão vividos durante o episódio, Angelo Coronel afirmou que a situação foi muito mais grave do que uma simples turbulência.
“Você está com 30 mil pés de altura. Depois cai repentinamente para em torno de 10 mil pés. Imagina a diferença, em uma velocidade grande, em queda livre, como se fosse um mergulho. Só restava orar e pedir a Deus”, declarou o senador.
Segundo Coronel, o Senado Federal foi informado formalmente sobre o ocorrido e encaminhou o caso para apuração técnica pelos órgãos competentes.
“O Senado já deve ter encaminhado isso para o Cenipa e para a Polícia Federal analisarem o que aconteceu com a aeronave. Só uma investigação técnica poderá esclarecer o que houve”, afirmou.
Embora tenha evitado atribuir causas ao incidente antes da conclusão das investigações, o parlamentar defendeu que todas as possibilidades sejam analisadas. “Não quero ser irresponsável e dizer que houve sabotagem. Mas também não quero descartar nada. Tem que investigar tudo, até para saber se foi uma falha mecânica, humana ou algo provocado”, disse.
Por Política Livre
Governo da Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em policarbonato
![]() |
| Foto: Ascom/DPT |
O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no suporte em cartão de policarbonato. O início do serviço foi marcado pelo ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador.
A opção pelo modelo é feita pelo cidadão no momento da solicitação do documento e custa R$91,72. "Embora a primeira via seja gratuita, se o cidadão optar pelo cartão, ainda assim será cobrada a taxa. Esta é mais uma opção disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem desejar um documento mais resistente", explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva.
A Nova CIN continua sendo oferecida no formato de papel, com as mesmas informações do formato em policarbonato. A Bahia já emitiu mais de 4 milhões de documentos em todo o Estado e, em maio de 2026, foi o segundo maior emissor da CIN em números absolutos no Brasil.
A nova CIN é um documento mais seguro que tem como número único o CPF. É possível incluir outros números de documentos na CIN, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, além de condições de saúde como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais, intelectuais, grupo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgãos.
Fonte: Ascom/DPT
Justiça determina regras para acesso de parlamentares a áreas restritas de hospitais estaduais na Bahia
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que parlamentares estaduais e municipais não poderão acessar áreas assistenciais restritas de hospitais da rede estadual sem observar os procedimentos estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A decisão foi proferida em ação civil pública ajuizada pelo Estado da Bahia, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA), após episódios de ingresso não autorizado em unidades de saúde e exposição indevida de pacientes e profissionais durante ações de fiscalização realizadas individualmente.
A medida busca proteger a segurança dos pacientes, preservar a privacidade de usuários e trabalhadores da saúde e garantir o regular funcionamento dos serviços hospitalares. Segundo a Sesab, situações registradas nos últimos meses demonstraram a necessidade de intervenção judicial para evitar riscos ao atendimento e à segurança assistencial.
Entre os casos apresentados à Justiça está um episódio ocorrido em fevereiro de 2025 no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Conforme relatado pela Secretaria da Saúde, um parlamentar estadual ingressou em área de acesso controlado acompanhado de outras pessoas, sem observar protocolos sanitários exigidos para o local. Também foram registradas ocorrências em outras unidades da rede estadual envolvendo acesso a áreas restritas, realização de filmagens e transmissões em redes sociais com exposição de pacientes, acompanhantes e servidores.
Na ação, o Estado sustentou que a Constituição Federal atribui a função fiscalizatória do Poder Executivo aos órgãos colegiados do Poder Legislativo, como assembleias, câmaras e comissões parlamentares, e não a parlamentares atuando individualmente. O argumento foi fundamentado em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem o caráter institucional da atividade fiscalizatória.
O Estado também apontou o descumprimento da Portaria Sesab nº 101/2026, que regulamenta o acesso de terceiros às unidades estaduais de saúde. A norma exige identificação formal, justificativa da visita, agendamento prévio e registro de entrada. Para parlamentares, prevê ainda a comprovação de que a visita integra atividade institucional autorizada pela respectiva Casa Legislativa.
Ao analisar o pedido, o juiz Carlos Roberto Silva Junior entendeu que havia elementos suficientes para demonstrar a probabilidade do direito alegado pelo Estado e o risco de danos à saúde, à privacidade dos pacientes e ao funcionamento das unidades hospitalares. Na decisão, destacou a repetição dos episódios e a necessidade de prevenir novas ocorrências.
A medida determina que parlamentares se abstenham de ingressar em áreas assistenciais restritas das unidades estaduais de saúde sem observar as regras previstas na Portaria Sesab nº 101/2026. A decisão também proíbe a realização de fotografias, filmagens ou transmissões de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde sem consentimento expresso dos envolvidos e estabelece multa de R$ 50 mil para cada descumprimento.
Responsável pela condução da demanda em nome do Estado, o procurador do Estado Roberto Figueiredo ressaltou que a decisão não impede a atividade fiscalizatória do Poder Legislativo, mas garante que ela seja exercida dentro dos limites constitucionais e sem comprometer a assistência prestada à população.
"A fiscalização dos serviços públicos é legítima e necessária, mas deve ocorrer de forma institucional, observando a legislação, as decisões do Supremo Tribunal Federal e, sobretudo, a proteção dos pacientes. O objetivo da ação é assegurar que o direito à saúde, à privacidade e à dignidade dos usuários do SUS seja preservado, sem prejuízo do controle exercido pelos órgãos competentes”, afirmou.
Por Redação
Raissa Soares acompanha Flávio Bolsonaro em visita à Bahia Farm Show/Por Redação
A médica e pré-candidata a deputada federal pela Bahia Dra. Raissa Soares (PL) acompanhou, nesta terça-feira (9), a visita do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
A feira é considerada uma das maiores do agronegócio do país e reúne produtores rurais, empresários, autoridades e representantes do setor produtivo.
A passagem de Flávio pela Bahia ocorre em meio às articulações para as eleições presidenciais de 2026. O senador, que é apontado pré-candidato ao Palácio do Planalto, tem buscado ampliar o diálogo com setores econômicos e lideranças do Nordeste.
Para Raissa, a presença do senador no evento reforça a necessidade de aproximar o debate nacional de quem produz e gera emprego.
“O oeste da Bahia mostra a força de um Brasil que trabalha, produz e quer ser respeitado. Estar ao lado de Flávio Bolsonaro é ouvir quem movimenta a economia real e acredita em um país com mais liberdade, segurança e oportunidade”, afirmou.
Raissa também criticou a permanência do PT no comando do Estado e disse que a Bahia precisa deixar de ser tratada como base eleitoral automática.
“A Bahia tem um povo forte, trabalhador e cheio de esperança, mas segue sendo tratada pelo PT como curral eleitoral. Depois de quase duas décadas do mesmo grupo no poder, nosso povo continua enfrentando problemas graves na saúde, na segurança e na falta de oportunidades. O nordeste não pode ser lembrado apenas em época de eleição”, disse.
Bahia Farm Show: Obras viárias e novo Laboratório de Algodão fortalecem economia e escoamento da produção no Oeste baiano
Participação do governador na maior feira agropecuária do Norte e Nordeste reuniu ações voltadas à expansão e fortalecimento da competitividade do setor
A entrega da pavimentação da BA-461, no trecho entre o entroncamento da BA-460, no distrito de Bela Vista, e a comunidade da Bungue, além da inauguração do novo Laboratório do Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), marcaram a agenda do governador Jerônimo Rodrigues durante a abertura da Bahia Farm Show 2026, nesta segunda-feira (8), em Luís Eduardo Magalhães. As iniciativas reforçam os investimentos em infraestrutura, logística e inovação para o fortalecimento do agronegócio baiano.
“Hoje entregamos o laboratório da Abapa, uma estrutura altamente qualificada que vai muito além da análise do algodão. É uma ferramenta que auxilia os produtores nas decisões de comercialização e exportação, garantindo transparência e qualidade. Estamos falando de um equipamento capaz de realizar cerca de 40 mil análises em um curto período, fortalecendo ainda mais a cotonicultura baiana”, destacou o governador.
Na ocasião, também foram entregues certificados a produtores das cadeias da fruticultura e de outras atividades produtivas, iniciativa que contribui para fortalecer a qualidade dos produtos, ampliar oportunidades de mercado e valorizar o trabalho desenvolvido no campo. Na cerimônia de abertura da maior feira do agronegócio do Norte e Nordeste, também foram destacadas a entrega da pavimentação em TSD e microrrevestimento da Estrada da Linha Branca, com investimento de aproximadamente R$ 87 milhões.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Vivaldo Góis, ressaltou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura e ampliar a competitividade do agronegócio baiano. “Além dos investimentos em estradas e aeroportos, o Estado apoia o setor por meio do Fundeagro e do Prodeagro. De 2003 a 2026, foram investidos quase R$ 240 milhões pelo Prodeagro, fortalecendo a produção agropecuária e impulsionando o desenvolvimento do setor”, afirmou.
Outro destaque da agenda foi a inauguração do novo Laboratório do Centro de Análise de Fibras da Abapa, considerado o maior da América Latina. A estrutura, com uma área construída de 5,7 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 40 mil análises de amostras por dia e foi projetada para atender à expansão da produção de algodão na região do Matopiba.
Para a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, os investimentos em infraestrutura são fundamentais para ampliar a competitividade do setor e melhorar o escoamento da produção agrícola baiana. “O algodão depende de melhorias em infraestrutura para continuar crescendo. Rodovias, ferrovias e outros modais são fundamentais para ampliar o escoamento da produção e fortalecer a logística do setor no estado”, destacou.
O governador Jerônimo Rodrigues assinou ainda ordem de serviço para a execução das obras de pavimentação e microrrevestimento da Estrada da Linha do Ouro, no trecho entre o entroncamento da BA-459 e a Estrada de Cariparé, no município de Riachão das Neves. Com investimento de R$ 68 milhões, por meio de parceria entre a Seagri, a Secretaria de Infraestrutura, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e produtores locais, a intervenção contribuirá para melhorar a mobilidade e fortalecer a logística regional.
Encerrando a agenda do dia, o governador participou do jantar que celebra a abertura da Bahia Farm Show, reunindo autoridades, lideranças do agronegócio, produtores rurais e representantes de instituições ligadas ao setor. O encontro marcou oficialmente o início da programação da feira e reforçou a importância estratégica do evento para a economia baiana e nacional, consolidando a Bahia como uma das principais produtoras agrícola do país.
Repórter: Leo Moreira/ GOVBA
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Mercado Livre
Lojão da Construção
Berilo: Beleza que vem da natureza
Mercadinho Deus te Ama
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
CLIO: Imagens Odontológicas
Supermercado DI Mainha
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
Ótica São Lucas
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar fraude milionária foi achado em mochila
- Ibirataia: Concurso de Quadrilhas Juninas encanta público e marca abertura do São João Raiz 2026
- PRF apreende ouro ilegal avaliado em cerca de R$ 10 milhões em Rorainópolis/RR
- Venda da Ebal, Credcesta e relação com o Banco Master colocam Jaques Wagner e empresário baiano no centro de investigações

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)












.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)




.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)