Ibirataia: Forró, romantismo e tradição marcam a primeira noite do São João Raiz 2026

A primeira noite do São João Raiz 2026 já entrou para a história de Ibirataia. Realizada neste último sábado (21), na Praça 7 de Setembro, a abertura dos festejos juninos reuniu milhares de pessoas e marcou o início oficial da celebração, com uma programação repleta de forró, romantismo e valorização da cultura nordestina.
O prefeito Sandro Futuca participou do evento ao lado da primeira-dama, Luanna Figueiredo, do presidente da CERB, Jayme Vieira Lima, além de secretários municipais, vereadores da base governista, lideranças políticas e convidados.

A programação teve início ainda durante a tarde com o Arraiá Kids, que levou alegria e diversão para as crianças ao som da dupla Pirulito e Paçoca. A atração infantil começou às 17h e atraiu famílias inteiras para o circuito da festa.

Em seguida, o palco principal recebeu a cantora Carina Tapajós, às 18h. Na sequência, a banda Meus Canários se apresentou às 19h, aquecendo o público para uma noite marcada pela animação e pela tradição junina.
Um dos momentos mais aguardados da noite aconteceu às 21h, quando Unha Pintada subiu ao palco e levou uma multidão a cantar seus maiores sucessos. Logo depois, Erika Trindade manteve o ritmo da festa com uma apresentação contagiante, garantindo a energia do público até altas horas.
Já na madrugada, a programação continuou com os shows de Mão de Pilão, à meia-noite, Jeito de Amar, às 2h, e Kamila Luz, que encerrou a primeira noite de apresentações por volta das 3h da manhã, mantendo o clima festivo e o público animado até o amanhecer.
Além da programação musical, a segurança foi um dos destaques do evento. O circuito contou com monitoramento por câmeras, sistema de reconhecimento facial e atuação integrada das polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.
O São João Raiz 2026 é uma realizaçã o da Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. À frente da pasta, o secretário Silvio Brandão destacou o empenho da equipe na organização dos festejos e ressaltou a importância da valorização das tradições culturais do município.
O prefeito Sandro Futuca também enfatizou a relevância do evento para a preservação da cultura local e para o fortalecimento da economia do município.

“O São João Raiz é uma tradição que movimenta a economia, gera oportunidades e fortalece a identidade do nosso povo. Estamos trabalhando para realizar uma festa cada vez mais organizada, segura e acolhedora para todos”, afirmou o gestor.

A programação do São João Raiz 2026 continua nos próximos dias, mantendo a proposta de celebrar a identidade nordestina por meio da música, da dança, da cultura popular e da alegria que marcam uma das festas mais tradicionais da região.
Fonte:Ascom/Prefeitura de Ibirataia.

Grande público e shows de César Menotti & Fabiano abrem o São João de Itagibá

O São João de Itagibá 2026 começou em grande estilo na noite deste domingo (21), reunindo um grande público na Praça do Forró para a abertura oficial de uma das festas juninas mais tradicionais da Bahia. Com o tema "Nossa Cultura, Nosso Hexa", o evento deu início à programação de grandes shows, fortalecendo a cultura nordestina e movimentando a economia local.

A primeira noite contou com uma programação diversificada, reunindo artistas locais, regionais e nacionais. Subiram ao palco Rocha do Forró, Perkata de Sola, Pegada dos Plays, Forró dos Plays, a dupla César Menotti & Fabiano, Rasta Chinela e Latitude 10, garantindo muito forró, sertanejo e animação até o amanhecer

A festa acontece na tradicional Praça do Forró, que nos dois dias anteriores recebeu a Vila Cultural, espaço dedicado às manifestações culturais, gastronomia típica e apresentações que valorizam as tradições juninas e a identidade do povo itagibense.

A programação continua nesta segunda (22) e terça-feira (23), mantendo a expectativa de receber milhares de visitantes. Entre as atrações mais aguardadas estão Batista Lima, Tierry e Léo Estakazero, além de outros artistas que prometem manter o clima de alegria e celebrar a cultura nordestina.

Reconhecido como um dos principais festejos juninos da região, o São João de Itagibá reafirma sua tradição de promover entretenimento, fortalecer a cultura popular e impulsionar o comércio local, consolidando o município como um importante destino durante o período junino. A festividade é realizada pela Prefeitura de Itagibá, em parceria com o Governo da Bahia.

China amplia retaliação aos EUA e endurece restrições comerciais

A China anunciou uma nova rodada de medidas de retaliação contra os Estados Unidos, ampliando as tensões entre as duas maiores economias do mundo. O governo chinês impôs controles de exportação a dez empresas americanas e proibiu órgãos públicos de adquirir produtos de outras 46 companhias dos EUA, incluindo gigantes do setor de defesa como Lockheed Martin, Raytheon e a divisão de defesa da Boeing. A reportagem é do Estadão.

As medidas foram anunciadas após o Pentágono incluir as empresas chinesas Alibaba e Baidu em uma lista de companhias supostamente ligadas às Forças Armadas chinesas. Em resposta, o Ministério do Comércio chinês classificou a decisão americana como um “ato flagrante” e afirmou que as restrições têm como objetivo proteger a segurança nacional do país.

A nova escalada reforça a disputa estratégica entre Washington e Pequim nos campos da tecnologia, defesa e comércio internacional. Embora as restrições passem a valer imediatamente, o governo chinês informou que empresas instaladas na China com participação de capital americano não serão afetadas pelas novas regras. O episódio evidencia o aprofundamento da rivalidade entre as duas potências e pode gerar impactos relevantes nas cadeias globais de produção e nos mercados internacionais.

Por Redação

Deputado do PSOL pede afastamento de Wagner da liderança do governo no Senado: "Não fique esperando Lula pedir"

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) defendeu o afastamento imediato do senador Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo no Senado após a operação da Polícia Federal que teve o parlamentar baiano como alvo em investigação relacionada ao Banco Master.

Em manifestação pública divulgada nas redes sociais, Alencar afirmou que as acusações contra Wagner são graves e que, diante da necessidade de transparência, o líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria deixar temporariamente a função até a conclusão das apurações.

"Como membro de um partido sem qualquer rabo preso com Vorcaro/Master, e por reconhecer a gravidade das acusações, peço a você, Jaques Wagner, que se afaste já da liderança do governo no Senado, até que tudo se esclareça. Não fique esperando o presidente Lula pedir", declarou o deputado.

A Polícia Federal investiga suspeitas de que Wagner teria atuado em favor de interesses ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro e ao empresário Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, em projetos de interesse da instituição financeira no Congresso Nacional. O senador nega irregularidades.

Na publicação, Chico Alencar também fez críticas ao comportamento adotado por setores da política diante de denúncias e investigações envolvendo agentes públicos.

Segundo o parlamentar, partidos e lideranças comprometidos com a ética devem adotar uma postura diferente daquela que costumam atribuir aos adversários políticos.

"Não podemos ter a mesma postura dos nossos adversários — de negação, de mentira, de fuga, de explicações que não se sustentam — frente às denúncias e investigações da Polícia Federal", afirmou.

O deputado ressaltou que o esclarecimento dos fatos é fundamental para preservar a credibilidade das instituições e da atividade política.

Além do afastamento temporário de Wagner da liderança governista, Chico Alencar manifestou apoio à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso envolvendo o Banco Master.

"Pela apuração até as últimas consequências da fraude Master, doa a quem doer", escreveu.

O parlamentar também citou os pedidos de CPI protocolados no Congresso Nacional, incluindo uma proposta apresentada pelas parlamentares Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Heloísa Helena (Rede-RJ), integrantes da Federação PSOL-Rede.

Por Política Livre

PRF apreende 238 Kg de maconha em Bataguassu (MS)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 238 quilos de maconha, neste sábado (20), em Bataguassu (MS).

Durante fiscalizações na BR-267, os policiais abordaram um Ford/Fiesta. Ao ser questionado sobre a viagem, o condutor confessou que transportava maconha de Ponta Porã (MS) a Ourinhos (SP).

O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Bataguassu (MS), juntamente com a droga e o veículo.

Categorias
Justiça e Segurança

Acidente com carreta provoca interdição total da BR-242 no Oeste da Bahia

                            Bloqueio de segurança foi necessário para viabilizar a remoção do veículo

Um trecho da BR-242, localizado no município de Barreiras, no Oeste da Bahia, foi totalmente interditado neste domingo (21). O bloqueio de segurança foi necessário para viabilizar a remoção de uma carreta que se envolveu em um acidente na pista.

Segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o incidente e a consequente retenção do fluxo viário foram registrados por volta das 12h20, na altura do quilômetro 839 da rodovia federal.

A interdição ocorreu na pista de sentido crescente da via, mobilizando equipes especializadas para o destombamento e a retirada do veículo de grande porte do local. O bloqueio temporário gerou imediata lentidão no tráfego e impactou o deslocamento de condutores em um período crítico de trânsito, marcado pelo êxodo de motoristas que deixavam os centros urbanos em direção ao interior baiano para aproveitar o feriado prolongado dos festejos juninos.
Redação

Rivais mantêm 'pacto de silêncio' e evitam explorar operação contra Jaques Wagner

Segue uma sugestão de matéria jornalística em formato noticioso:A operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT), um dos candidatos à reeleição ao Senado na chapa do governador Jerônimo Rodrigues (PT), não provocou ataques públicos por parte do principal grupo de oposição na Bahia, liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).

Apesar da repercussão da investigação, que apura supostas vantagens indevidas recebidas por Wagner em troca de atuação em favor de interesses do Banco Master no Congresso Nacional, ACM Neto optou por uma postura de cautela e evitou transformar o episódio em instrumento de confronto político.

Nos bastidores, segundo informações reveladas anteriormente, integrantes do PT e do grupo político de ACM Neto teriam firmado um entendimento informal para manter o escândalo envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro fora do debate eleitoral baiano. A decisão teria sido motivada pelas conexões de ambos os grupos com o Banco Master.

Questionado por jornalistas durante agenda pública na última sexta-feira, ACM Neto afirmou que o caso deve ser tratado pelas instituições responsáveis.

"Essa é uma questão que cabe ao Judiciário. O que nós esperamos é que a investigação seja completa, isenta, correta e que, ao fim, se há responsáveis e culpados, que sejam punidos. É aguardar para ver os desdobramentos que eventualmente isso pode ter", declarou.

Jaques Wagner é investigado pela Polícia Federal sob suspeita de ter atuado em defesa dos interesses do Banco Master e do empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, em projetos discutidos no Congresso Nacional.

Entre os pontos analisados pelos investigadores está a chamada "emenda Master", que ampliaria a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Segundo a investigação, o senador teria recebido benefícios como uso de aeronaves, ingressos para eventos internacionais e um apartamento avaliado em R$ 2,4 milhões em Salvador.

O petista nega qualquer irregularidade e afirma não ter recebido recursos da instituição financeira nem atuado para favorecê-la.

Embora tenha evitado explorar politicamente a investigação contra Wagner, ACM Neto também teve seu nome associado ao caso Master após a divulgação de documentos apresentados pelo banqueiro Daniel Vorcaro à Receita Federal.

Os registros apontam pagamentos de R$ 5,4 milhões à empresa de consultoria do ex-prefeito entre os anos de 2023 e 2025.

Segundo ACM Neto, os contratos foram celebrados dentro da legalidade e envolveram serviços de consultoria relacionados à análise da conjuntura política e econômica nacional. O ex-prefeito sustenta que nenhuma das pessoas ligadas ao banco exercia cargo público no momento da contratação.

Quem adotou um tom mais incisivo diante da operação foi o presidente estadual do PL e candidato ao Senado, João Roma.

Aliado de ACM Neto na disputa eleitoral deste ano, Roma classificou as suspeitas contra Wagner como graves e defendeu que as investigações avancem com independência.

Em manifestação nas redes sociais, o ex-ministro da Cidadania também criticou a postura do senador petista ao longo dos últimos anos.

"O que mais espanta nesse caso é a forma debochada que ele sempre tratou do assunto, fazendo ilações a políticos adversários e escondendo suas relações", afirmou.

O episódio ocorre em meio à intensificação da corrida eleitoral na Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues buscará a reeleição em uma nova disputa contra ACM Neto, repetindo o confronto de 2022, quando o petista venceu no segundo turno com 52,8% dos votos.

Levantamentos recentes apontam cenário equilibrado entre os dois grupos políticos.

Na disputa pelo Senado, o campo governista deverá contar com as candidaturas de Jaques Wagner e Rui Costa, enquanto a oposição trabalha com os nomes de João Roma e do senador Angelo Coronel (Republicanos).

Enquanto ACM Neto tenta manter o debate focado em pautas estaduais e evita a nacionalização da campanha, o PT aposta na associação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos principais trunfos eleitorais.

As investigações também colocaram em evidência a relação entre Jaques Wagner e o empresário Augusto Lima, conhecido como Guga, ex-sócio de Daniel Vorcaro.

A parceria empresarial de Lima com o governo baiano remonta à privatização da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), durante a gestão de Rui Costa. Após adquirir a estatal, o empresário passou a operar o Credcesta, cartão consignado voltado para servidores públicos, posteriormente expandido nacionalmente em parceria com o Banco Master.

De acordo com relatório da Polícia Federal encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Wagner teria apresentado, em 2022, uma emenda que beneficiaria interesses do banco. O senador contesta a acusação e afirma que sua atuação parlamentar seguiu critérios técnicos e institucionais.

As investigações seguem sob supervisão do ministro André Mendonça, do STF.

Por Política Livre

TCU vê brecha para uso irregular de dinheiro injetado em estatais e alerta governo Lula

O TCU (Tribunal de Contas da União) identificou falhas no controle de recursos transferidos pela União a empresas estatais federais e apontou brechas para uso irregular do dinheiro no custeio de despesas correntes, como folha de salários e outros gastos de manutenção das atividades.

O problema foi detectado nas companhias não dependentes, que recebem essa classificação justamente por terem receitas próprias suficientes para financiar seus gastos correntes e não precisarem da ajuda do Tesouro Nacional para tocarem suas operações.

O governo até pode injetar recursos nessas empresas, desde que o objetivo seja ampliar seu capital ou financiar projetos e investimentos. No entanto, o TCU não conseguiu reunir elementos suficientes para certificar que o dinheiro está sendo usado apenas para essas finalidades.

O diagnóstico foi um dos motivos de ressalva nas contas de 2025 do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O alerta não significa que as empresas efetivamente usaram os recursos para fins indevidos, mas sim que faltaram mecanismos de identificação para permitir o rastreio da verba durante o processo de auditoria.

Procurado, o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), a quem cabe a supervisão das estatais, afirmou em nota que "mantém diálogo constante com o TCU sobre o assunto". O órgão não respondeu se pretende desenvolver algum marcador específico para diferenciar o dinheiro de aportes.

O tema despertou a atenção dos auditores do tribunal porque algumas estatais que foram capitalizadas pela União no ano passado ficaram com os recursos acumulados no caixa, ou seja, não tocaram os projetos conforme era previsto.

Técnicos da corte de contas ouvidos pela Folha afirmam que, embora os valores não sejam expressivos quando comparados ao Orçamento Federal, eles são incorporados ao caixa das estatais juntamente com as receitas próprias da companhia, sem um carimbo específico. Em alguns casos, até a execução das ações, o dinheiro fica aplicado no mercado financeiro, rendendo juros que também se misturam às demais receitas.

"A ausência de mecanismos de rastreabilidade, tanto no âmbito das estatais quanto na supervisão da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, impede a distinção da origem e da aplicação desses recursos (aportes, rendimentos financeiros ou recursos próprios), o que fragiliza a vinculação legal dos aportes e abre espaço para o uso indireto de valores públicos em despesas operacionais ou outros gastos indevidos", disseram os auditores no parecer das contas de governo.

Os técnicos ainda destacaram que o caixa abastecido pode servir para mascarar uma eventual situação de dificuldade financeira. "A ausência de rastreabilidade e de supervisão adequada distorce a percepção da real situação econômico-financeira das estatais, inflando artificialmente a avaliação de sua sustentabilidade e comprometendo a transparência e o controle fiscal."

A dificuldade em distinguir os recursos também pode afetar a capacidade de delimitar corretamente a condição da empresa, se ela é dependente ou não do Tesouro Nacional —um ponto extremamente relevante para a gestão das contas públicas.

Empresas dependentes precisam migrar integralmente para o Orçamento Fiscal, disputando espaço com outras políticas, como benefícios da Previdência, Bolsa Família ou obras de infraestrutura. Já as não dependentes têm maior flexibilidade e orçamento próprio, sem esbarrar nos limites de gastos impostos ao governo.

Recentemente, os Correios ficaram à beira da dependência, e o Tesouro Nacional preferiu ser fiador de um empréstimo de R$ 12 bilhões para a companhia a correr o risco de ver ela migrar para o Orçamento. O reconhecimento do novo status tiraria um espaço de mais de R$ 20 bilhões ao ano para outros gastos. A saída escolhida dá uma ideia do quão sensível é o tema.

Segundo a corte de contas, quatro estatais receberam no ano passado aportes acima de suas reais necessidades, replicando um comportamento visto também em exercícios anteriores.

Em 2025, o governo injetou R$ 150 milhões na Hemobrás, estatal dedicada à produção de hemoderivados feitos à base do plasma sanguíneo e usados no tratamento de doenças como Aids e câncer. Outros R$ 122,3 milhões foram repassados à Infraero, que administra parte dos aeroportos do país. Houve ainda aportes de R$ 80,7 milhões na Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte) e R$ 2,2 milhões na Ceagesp.

"Verificou-se que os aportes de capital realizados pelo Tesouro Nacional em empresas estatais foram efetivados em montantes significativamente superiores às necessidades de execução física e financeira dos projetos nos respectivos exercícios de referência, considerando o período dos últimos 15 anos. Essa prática resultou na formação de saldos expressivos de caixa e aplicações financeiras que não estavam vinculados à execução imediata dos empreendimentos", afirmou o relatório.

O TCU observou ainda que a ausência de mecanismos eficazes de controle cria incentivos para as empresas adiarem ou desacelerarem a execução dos projetos, o que mantém os recursos em caixa por mais tempo e permite à companhia usufruir das receitas financeiras decorrentes da aplicação do dinheiro.

Os auditores defendem a criação de marcadores contábeis e sistemas de rastreio para permitir o acompanhamento do percurso da verba, desde o aporte realizado pelo Tesouro até sua aplicação final pelas estatais. Dessa forma, o tribunal pretende realizar uma verificação mais precisa do cumprimento da legislação

Segundo os técnicos, o tema será a partir de agora um dos principais focos na análise da situação das estatais, que também deve abordar os riscos de agravamento do déficit dessas empresas. Há uma preocupação crescente diante da manutenção de elevados níveis de investimento e distribuição de dividendos a acionistas.

"Essa combinação tende a pressionar a liquidez operacional das empresas, exigindo maior esforço de caixa para sustentar simultaneamente investimentos e transferências ao governo central, o que reforça a importância de adequada supervisão econômico-financeira", afirmaram os auditores.
Por Guilherme Pimenta e Idiana Tomazelli/Folhapress

Prefeituras driblam Constituição e deixam de aplicar R$ 704,6 milhões do Fundeb em educação infantil

Ao menos R$ 704,6 milhões do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica, deixaram de ser aplicados na educação infantil desde 2021
Ao menos R$ 704,6 milhões do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica, deixaram de ser aplicados na educação infantil desde 2021, apesar de a Constituição obrigar a destinação de parcela do fundo a essa etapa. Dados obtidos pela Folha mostram que 835 municípios descumpriram essa regra, total ou parcialmente, em algum exercício nos últimos cinco anos.

O mecanismo reúne parcela de impostos estaduais e municipais, além de complementação da União para locais que não atingem um valor mínimo por aluno. Os recursos são distribuídos conforme número e tipo de matrículas.

O novo fundo, reformulado em 2021, também determinou que 15% de uma parte da complementação da União sejam aplicados em investimentos, para melhorias nas redes de ensino, como obras. Desde então, 788 municípios deixaram de cumprir a exigência em ao menos um ano, somando R$ 426,6 milhões de recursos não investidos.

As omissões estão na mira de órgãos do Ministério Público, que vão trabalhar em ação coordenada junto aos municípios do país. O objetivo é garantir a recomposição dos investimentos não realizados e também apurar se, além de não irem para educação infantil ou investimentos, os valores nem sequer tenham ido para a educação.

Os dados são do Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), tabulados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e enviados a procuradores e promotores que se dedicam ao tema. Os dados foram extraídos em 25 de março.

Como há casos de inclusão de novos registros ou da substituição de declarações, o cenário pode ser ainda pior. Além disso, só há dados de 2025 sobre educação infantil de apenas 1.805 das prefeituras (32% do total).

Em nota, o FNDE informou que atua no cálculo das estimativas do fundo, no repasse da complementação e no apoio técnico. "Eventuais irregularidades e sanções cabíveis são apuradas pelos órgãos de controle competentes", diz o órgão, ligado ao Ministério da Educação.

Com os valores não aplicados em educação infantil e investimentos, de R$ 1,1 bilhão, seria possível construir 314 novas creches e gerar cerca de 30 mil vagas de tempo integral (seguindo parâmetros de custos do Novo PAC). O Brasil registrou 826 mil crianças na fila de espera por uma vaga em creche em 2025.

O promotor Lucas Sachsida diz que a preocupação do Ministério Público é que haja uma aplicação conforme o que diz a Constituição. "Diante de notícia de milhares de crianças aguardando vaga na fila, parece inaceitável que haja valores não aplicados por parte dos entes", diz ele. Ligado à Promotoria de Alagoas, Sachsida preside a Comissão Permanente de Educação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e do Conselho Nacional do Ministério Público.

A renovação do fundo, que o incluiu na Constituição, determinou aumento escalonado da complementação federal. Passou dos 10% vigentes até 2020 para 23% neste ano. A partir de agora, o percentual será fixo.

A mudança também incluiu um modelo híbrido de distribuição, que permitiu atingir mais cidades pobres que antes não recebiam complementação, com o Vaat (Valor Anual Total por Aluno). Ele considera todas as receitas da educação de estados e municípios e consegue direcionar recursos também a municípios pobres dentro de estados mais ricos (o que não ocorria até 2020).

Metade dos recursos globais do Vaat devem ir para educação infantil, mas há um percentual calculado para cada município, chamado IEI (Índice de Educação Infantil).

Os maiores valores não aplicados em educação infantil estão em cidades do Pará e do Maranhão, mas há casos em todo país.

A prefeitura com maiores valores não aplicados é a de Belford Roxo (RJ). Nos anos de 2023 e 2024, cidade deixou de aplicar, no total, R$ 29,3 milhões na educação infantil. O município também não cumpriu a obrigação de destinar 15% a investimentos de 2023 a 2025, com valores totais de R$ 22,6 milhões.

A gestão não respondeu questionamentos enviados por email e mensagens desde 11 de junho.

Em São João de Meriti (RJ), foram R$ 18,7 milhões não aplicados na educação infantil e R$ 7,7 milhões deixaram de ir para investimentos em 2023 e 2024. A prefeitura também não respondeu à reportagem.

A Folha mostrou no fim de maio gastos do Fundeb alheios à educação em centenas de cidades do país. Enquanto deixou de aplicar esses valores previstos na Constituição, São João de Meriti foi um dos municípios que destinaram verba do Fundeb para o fundo municipal de saúde: foram R$ 11,1 milhões em 2023 —a prefeitura respondeu, na ocasião, que não tem conhecimento do motivo da transferência por ter sido realizada na gestão anterior.

Segundo a consultora em educação Mariza Abreu, o Fundeb tem desafios operacionais, como a forma de computar o valor total do gasto com educação em cada município para se definir o rateio do Vaat.

O tema é complexo e ao menos cinco prefeituras conseguiram na Justiça serem habilitadas para receber o Vaat mesmo com imprecisões na declaração dos dados sobre orçamento. Segundo dados oficiais, são Juruá (AM), em 2024; Maraã (AM), em 2025; e Mãe do Rio (PA), Canavieiras (BA) e São João da Ponta (PA), em 2026.

Como é cada tipo de complementação
  • VAAF(Valor Anual por Aluno do Fundeb): Parte da complementação que considera apenas os recursos do próprio Fundeb para entes que não atingem um valor mínimo nacional por aluno
  • VAAT (Valor Anual Total por Aluno): considera não só o Fundeb, mas todas as receitas da educação de estados e municípios. Assim, a União consegue direcionar recursos também a municípios pobres dentro de estados mais ricos.
  • VAAR (Valor Anual por Aluno por Resultado): distribui recursos com base em critérios de melhoria de gestão, equidade e resultados educacionais. Redes precisam cumprir condicionalidades e mostrar avanços em aprendizagem e redução de desigualdades para acessar essa parte dos recursos
  • Tempo integral: PEC de ajuste fiscal alterou as regras do Fundeb, e obrigou, a partir de 2025, que entes direcionem parte da complementação ao Fundeb para fomento de matrículas em tempo integral.
Por Paulo Saldaña/Folhapress

Morre, aos 99 anos, ex-deputado e ex-conselheiro do TCM Horácio de Matos Júnior

Morreu, aos 99 anos, o ex-deputado Horácio de Matos Júnior. O ex-parlamentar faleceu neste domingo (21).
Natural de Lençóis, Horácio foi uma liderança ativa da Chapada Diamantina. O ex-parlamentar estudou Contabilidade no Colégio Hugo Baltazar da Silveira, em Salvador, e formou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia do Brasil, da Universidade Fundamentalista (Unifun), em São Paulo, no ano de 1985.

Foi eleito vereador de Piatã para o mandato entre 1958 e 1962. No ano seguinte, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Trabalhista (PST), permanecendo no cargo entre 1963 e 1967. Horácio foi reeleito duas vezes para o cargo de deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), exercendo mandatos entre 1967 e 1971 e entre 1971 e 1975.

Em seguida, assumiu o cargo de deputado federal pelo Partido Democrático Social (PDS), exercendo três mandatos nos períodos de 1975 a 1979, 1979 a 1983 e 1983 a 1987. Horácio renunciou ao mandato em janeiro de 1986, quando foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). Ele se aposentou no final do mesmo ano.

PF, PRF e BPFRON apreendem mais de 4,4 toneladas de maconha ocultas em caminhão no Paraná

                Motorista admitiu que o veículo foi levado ao Paraguai para o carregamento da droga
Terra Roxa/PR. A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) apreenderam 4.417 kg de maconha ocultos em um caminhão, neste sábado (20/6).

A ação teve início após o compartilhamento de informações entre as forças de segurança acerca de uma denúncia anônima indicando que um caminhão estaria circulando pela região com um compartimento oculto no assoalho. Diante das suspeitas, equipes da Polícia Federal e do BPFRON iniciaram buscas no Paraná, enquanto a PRF realizou diligências no estado de Mato Grosso do Sul.

O veículo suspeito foi localizado e abordado nas proximidades da rodovia PR-323, na divisa entre os municípios de Terra Roxa e Francisco Alves, no Paraná. Durante a fiscalização, os policiais constataram indícios de alteração recente em parte da carroceria, que apresentava condições visivelmente distintas do restante da estrutura do implemento rodoviário.

Ao aprofundarem a inspeção, os policiais localizaram um compartimento oculto utilizado para o transporte da droga. Questionado, o motorista admitiu que havia entorpecentes escondidos no veículo e informou que o caminhão havia sido levado ao Paraguai para a inserção da carga ilícita.
Após a pesagem, a droga totalizou 4.417 kg de maconha.

Diante dos fatos, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o caminhão e o entorpecente apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra/PR para os procedimentos legais cabíveis.

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná

PF prende motorista com 1,6 tonelada de drogas em carreta de cimento no Paraná

Ação integrada resultou na apreensão de mais de 1,6 tonelada de entorpecentes ocultos em veículo de carga

Cascavel/PR. A Polícia Federal prendeu, na manhã deste domingo (21/6), um homem que transportava 1.632 kg de maconha e 2 kg de haxixe ocultos em uma carreta utilizada para o transporte de cimento, na BR-277, em Cascavel/PR.

A ação contou com a participação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e do Pelotão de Operações com Cães (POP) do 14º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu.

A apreensão ocorreu no âmbito da Operação Redentor, a partir de investigação conduzida pela Polícia Federal no Rio de Janeiro e de atuação integrada das forças de segurança.

Durante a abordagem, o motorista apresentou comportamento suspeito, o que motivou uma fiscalização mais detalhada do veículo. Na vistoria, os policiais localizaram grande quantidade de entorpecentes escondida no compartimento de carga.

A ação está alinhada às diretrizes estabelecidas no âmbito da ADPF 635 (STF), com foco na desarticulação logística e financeira de organizações criminosas. As operações priorizam o bloqueio de rotas estratégicas utilizadas para o tráfico de drogas e armas, inclusive quando destinadas ao abastecimento de áreas sob influência criminosa.

O preso, o veículo e a droga apreendida foram encaminhados à Polícia Federal para os procedimentos de polícia judiciária. O motorista foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Venda da Ebal, Credcesta e relação com o Banco Master colocam Jaques Wagner e empresário baiano no centro de investigações


A relação entre o empresário baiano Augusto Ferreira Lima, conhecido como Guga, e lideranças políticas da Bahia voltou ao centro das atenções após o avanço das investigações da Polícia Federal sobre operações envolvendo o Banco Master e o mercado de crédito consignado.

Segundo informações apuradas pelas autoridades, a origem da ascensão empresarial de Guga remonta à aquisição da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), em 2018, durante o governo do PT na Bahia. À época, o atual senador Jaques Wagner exercia o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Criada na década de 1970 para garantir acesso da população de baixa renda a produtos essenciais, a Ebal acumulava prejuízos milionários e foi colocada à venda pelo governo estadual. Após dois leilões sem interessados, a empresa acabou sendo adquirida por Augusto Lima por R$ 15 milhões, valor significativamente inferior à oferta inicial, que era de R$ 81 milhões em 2016.

Além da redução do preço, a operação permitiu que o empresário assumisse ativos considerados estratégicos, entre eles a rede de supermercados Cesta do Povo e o Credcesta, cartão de crédito consignado voltado para servidores públicos estaduais. O passivo da estatal permaneceu sob responsabilidade do governo.

Pouco tempo após a aquisição, um decreto estadual ampliou a utilização do Credcesta, que deixou de ser restrito às compras realizadas nas lojas da antiga rede estatal e passou a funcionar em qualquer estabelecimento comercial na modalidade crédito. Também foi ampliado o percentual da renda dos servidores que poderia ser comprometido com operações consignadas.

Com exclusividade na operação do sistema por 15 anos, Augusto Lima consolidou sua atuação no setor financeiro e transformou o Credcesta em uma das bases para sua expansão nacional.

Em busca de ampliar os negócios, Guga iniciou, em 2019, uma parceria com o empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. A sociedade durou até 2024 e contribuiu para a expansão da instituição financeira no mercado de crédito consignado.

Durante o período, Augusto Lima também assumiu funções executivas dentro do banco, liderando estratégias voltadas ao varejo e à ampliação da presença da instituição em governos estaduais.

As investigações da Polícia Federal apontam que a influência política teria sido utilizada para beneficiar interesses relacionados ao banco e ao mercado de crédito consignado. Na semana passada, a nona fase da Operação Compliance Zero teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner.

Enquanto as investigações avançam em Brasília, o Credcesta também enfrenta questionamentos judiciais na Bahia. Mais de 10 mil processos tramitam no Tribunal de Justiça do Estado envolvendo o cartão consignado.

Entre as reclamações estão denúncias de descontos considerados indevidos em contracheques de servidores públicos. Em uma decisão recente, a Justiça reconheceu irregularidades apontadas por uma servidora estadual que contestou cobranças realizadas por meio do sistema.

Ao longo dos últimos anos, Augusto Lima acumulou prestígio em diferentes grupos políticos baianos. Em eventos promovidos pelo empresário, estiveram presentes tanto integrantes do governo estadual quanto lideranças da oposição.

Em dezembro de 2024, ele recebeu a Comenda Dois de Julho, principal honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, por iniciativa do deputado estadual Vitor Azevedo.

A proximidade com Jaques Wagner também é mencionada nos relatórios da Polícia Federal. Em uma das mensagens citadas pelos investigadores, Augusto Lima afirma ao senador: "Você mais do que ninguém sabe de minha história e faz parte disso".

Após a deflagração da operação, Jaques Wagner negou ter recebido vantagens indevidas ou atuado em favor do Banco Master no Congresso Nacional. O senador também contestou as suspeitas envolvendo um apartamento avaliado em R$ 2,45 milhões citado pela investigação.

Já a defesa de Augusto Lima afirmou que o empresário sempre atuou dentro da legalidade e negou a prática de irregularidades.

As investigações seguem sob supervisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e apuram possíveis favorecimentos políticos, operações financeiras e negócios relacionados ao Banco Master e ao mercado de crédito consignado.
Por Política Livre

Aliados de Wagner argumentam que senador fragilizado prejudica palanque de Lula na Bahia

Um dia após ser alvo de operação da Polícia Federal, Jaques Wagner (PT-BA) disse a aliados que não pretende renunciar à liderança do governo no Senado, a não ser que seja a pedido do presidente Lula (PT). Os dois são amigos.

Contrariado com o que chama de fogo amigo, Wagner tem expectativa de se reunir com o presidente na semana que vem para discutirem a liderança do governo.

Integrantes do grupo político do senador contam que Wagner tem ouvido opiniões favoráveis e contrárias ao seu afastamento da função.

Ainda segundo esses aliados, Wagner tem reiterado não ter apego à função, mas manifestado irritação com articulações feitas às suas costas.

Nas conversas recentes, tem prevalecido o argumento de que a fragilização política de Wagner abala o palanque de Lula na Bahia, estado fundamental para a vitória do presidente em 2022. Essa é uma das teses levadas ao Palácio do Planalto em prol da permanência de Wagner na liderança.

Uma ala governista teme, no entanto, que os estilhaços do caso Master afetem a imagem do presidente, mesmo que o escândalo só tenha sido desmantelado no governo dele. Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães é um dos defendem essa blindagem a Lula, por considerar injusto que seja abalado pelo esquema que ele combateu.

"Tem que deixar claro que o governo não tem nada com isso. Não podemos misturar as estações", disse o ministro.

Sob reserva, outros ministros manifestaram incômodo com o fato de Wagner ter afirmado que conta com o apoio do presidente para permanecer na liderança.

Com aval do presidente Lula, ministros e aliados se lançaram ainda na quinta-feira (18) em uma operação para que o senador entregue o cargo. Lula avaliava como insustentável a permanência dele na liderança do governo, mas, em vez de destituí-lo, espera que ele peça para sair.

Na sexta-feira (19), durante agenda oficial em Minas, Lula retribuiu com um joinha ao ser questionado por jornalistas sobre a permanência de Wagner na liderança.

Na quinta-feira (18), depois de a Polícia Federal deflagrar a operação na Bahia relacionada ao Banco Master, Lula telefonou duas vezes para Wagner. Segundo aliados do presidente, nas duas conversas, não puderam discutir uma sucessão na liderança do governo devido ao abalo emocional do senador.

Ministros afirmam que esse gesto de solidariedade do presidente não deve ser entendido como garantia de manutenção no cargo de líder, mas um aceno para que Wagner assuma a saída como uma iniciativa pessoal, sob o argumento de que precisa se dedicar à sua defesa.

Ainda segundo esses aliados, foi Lula quem sugeriu que concedesse uma entrevista para dar explicações. Mas, dentro do governo, a avaliação é de que elas foram insuficientes, o que exigirá desdobramentos.

Na entrevista à Band News TV, o líder do governo no Senado citou o telefonema do presidente. "Ele fez questão de me ligar, se solidarizar comigo", afirmou.

O senador disse continuar na liderança do governo no Senado até segunda ordem. "A liderança do governo fica a cargo do presidente Lula, com quem eu falei hoje, e eu acho muito difícil que ele mexa na minha posição pela relação que a gente tem e pela confiança que ele tem em mim."

Aliados do presidente classificaram a entrevista como acima do tom.

Ibirataia: Concurso de Quadrilhas Juninas encanta público e marca abertura do São João Raiz 2026

O clima junino tomou conta de Ibirataia na noite deste último sábado (20), durante a realização do 2º Concurso de Quadrilhas Juninas das escolas da rede municipal de ensino. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, marcou oficialmente a abertura do São João Raiz 2026.

A Praça 7 de Setembro reuniu centenas de pessoas que acompanharam as 12 apresentações realizadas por alunos das escolas do campo, da educação infantil e dos colégios municipais. Com coreografias bem elaboradas, figurinos coloridos e muita animação, os estudantes levaram ao público um verdadeiro espetáculo de valorização da cultura nordestina.

O evento contou com a presença do prefeito Sandro Futuca, da primeira-dama Luanna Figueiredo, do secretário municipal de Educação e também Vice-prefeito, Caio Pina, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Silvio Brandão e da Secretária de Agricultura Laís Nascimento. Também participou da programação Rita Rodrigues, coordenadora do CODETER (Colegiado Territorial de Identidade Médio Rio das Contas) e irmã do governador Jerônimo Rodrigues.

O concurso destacou a criatividade, o talento e o envolvimento das unidades escolares na preservação das tradições juninas. As escolas campeãs de cada categoria receberam troféus e uma premiação de R$ 20 mil em materiais escolares.

Resultado – Primeiro Grupo

Classificação Escola Pontuação

1º Lugar Escola Marlene do Rosário 245,5

2º Lugar Escola Israel Almeida Mendonça 226,8

3º Lugar Escolas do Campo 225,1

4º Lugar Creche Augusta Rocha 209,8

5º Lugar Escola Antônio Pedro 193,5

Resultado – Segundo Grupo

Classificação Escola Pontuação

1º Lugar Escola Eraldo Tinôco 239,20

2º Lugar Escola Mariana Andrade Meira 214,90

3º Lugar Escola Castro Alves 194,20

4º Lugar Escola Manoel de Souza Massaranduba 168,70

Resultado – Terceiro Grupo

Classificação Escola Pontuação

1º Lugar Colégio Municipal Mauro Barreira 249,0

2º Lugar Colégio Municipal Paulo Souto 248,5

3º Lugar Colégio Municipal José Firmino da Silva 198,0

Cultura, tradição e integração

O concurso de quadrilhas juninas reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular e da educação. A programação reuniu famílias, estudantes, professores e comunidade em uma noite de celebração das tradições nordestinas, fortalecendo o espírito de integração e o sentimento de pertencimento cultural.

Com o sucesso da abertura, a expectativa agora se volta para a sequência da programação do São João Raiz 2026, que promete movimentar a cidade com muita música, cultura e entretenimento nos próximos dias.

“É uma alegria muito grande ver nossas escolas participando de um evento tão bonito e significativo para a nossa cultura. O Concurso de Quadrilhas Juninas valoriza nossas tradições, fortalece a educação e promove a integração entre alunos, professores e famílias. Parabenizo todas as escolas participantes pelo empenho, criatividade e dedicação. O São João Raiz é um patrimônio do nosso povo e continuaremos investindo para manter viva essa tradição”, destacou o prefeito Sandro Futuca.

Prefeitura de Salvador define valores de referência para mototáxi

portaria da semob estabelece tarifa base por quilômetro rodado e valores orientativos conforme a distância

A Prefeitura de Salvador regulamentou uma nova tabela de referência para o serviço de mototáxi na capital baiana. A medida foi definida pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e estabelece valores de acordo com a distância percorrida pelos passageiros.

A norma foi publicada na Portaria nº 190/2026 no Diário Oficial do Município e passou a valer após a divulgação. O cálculo considerou custos operacionais do serviço, incluindo despesas fixas e variáveis dos condutores.

O valor de referência definido é de R$ 1,9969 por quilômetro rodado. Com arredondamentos, uma corrida de até 1 km fica estimada em R$ 2. Já trajetos de 5 km e 10 km passam a ter valores de referência de R$ 10 e R$ 20, respectivamente. Em percursos mais longos, de até 80 km, o valor pode chegar a R$ 160.

Segundo a Semob, a tabela tem caráter orientativo e busca dar mais transparência para passageiros e trabalhadores do setor. A cobrança poderá ser feita por aplicativos, plataformas digitais ou outros meios autorizados, e os valores poderão ser revisados futuramente conforme mudanças nos custos da atividade.
Redação/Bahia.ba

Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar fraude milionária foi achado em mochila

Acessório estava escondido a cerca de 350 metros do ponto onde o homem foi inicialmente socorrido

O pé do servidor público que amputou o próprio membro em uma tentativa de fraudar seguradoras para receber uma indenização de R$ 1,5 milhão foi localizado por investigadores dentro de sua própria mochila.

O acessório estava escondido a cerca de 350 metros do ponto onde o homem foi inicialmente socorrido, em uma área da zona rural do município de São Gonçalo dos Campos, no Centro-Norte baiano.

O caso tomou um rumo inesperado quando a polícia constatou que a bolsa continha não apenas o membro cortado, mas também todos os pertences de valor que o servidor alegava terem sido levados pelos criminosos.

Inicialmente, ele havia prestado depoimento afirmando que tinha sido vítima de um assalto seguido de sequestro, no qual os assaltantes teriam roubado seu aparelho celular, relógio e demais bens, além de terem decepado seu pé.

A versão apresentada entrou em contradição imediata com as evidências materiais colhidas no local. A descoberta da mochila revelou que a narrativa do crime violento foi forjada pelo próprio homem com o objetivo único de simular um sinistro e obter o pagamento milionário das apólices de seguro contratadas.

O funcionário público, identificado como Vanderley dos Santos Gomes, exercia suas funções na cidade vizinha de Amélia Rodrigues, localizada na região do Recôncavo baiano.

FotDiante da comprovação da tentativa de estelionato e da falsa comunicação de crime, ele foi condenado pelo Poder Judiciário ao cumprimento de 720 horas de prestação de serviços à comunidade, além do pagamento de uma prestação pecuniária fixada no valor de R$ 7.590.
Redação

Nova sede de colégio estadual amplia estrutura do ensino integral em Irajuba

             Áreas de segurança e infraestrutura também receberam investimentos do Estado

Com investimento de R$ 23,5 milhões, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Isaías Aleixo foi inaugurada neste sábado (20), em Irajuba, pelo governador Jerônimo Rodrigues. A unidade conta com 11 salas de aula e uma estrutura voltada ao ensino integral, com quadra poliesportiva, campo society e laboratórios, ampliando a capacidade de atendimento da rede estadual e fortalecendo a oferta educacional no município.
“Educação é um dos investimentos mais transformadores que podemos fazer. Essa nova estrutura oferece mais condições para o aprendizado, amplia oportunidades para os estudantes e fortalece o futuro de Irajuba. Estamos entregando uma unidade preparada para atender as necessidades da comunidade escolar e contribuir para o desenvolvimento do município”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

O secretário da Educação, Marcius Gomes, destacou que a nova unidade representa um avanço para a rede estadual na região. “O ensino integral vai além da ampliação da jornada escolar. É uma proposta que amplia as possibilidades de formação dos estudantes e fortalece o vínculo deles com a escola. Essa estrutura foi pensada para oferecer um ambiente moderno e adequado às diversas atividades desenvolvidas ao longo do dia”, disse.

Segurança
A agenda também marcou a inauguração da Unidade Integrada da Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar, reforçando a estrutura de segurança pública disponível para a população. O novo equipamento reúne as forças de segurança em um mesmo espaço e busca ampliar as condições de atendimento e atuação das equipes no município.

Outros investimentos

Na área de infraestrutura, foram inauguradas as obras de pavimentação das travessias urbanas na sede e nos povoados Km 70 e Km 75, com extensão de 3 quilômetros e investimento de R$ 1,27 milhão, dentro do Programa Bahia em Movimento. A programação incluiu ainda a entrega de pavimentações em paralelepípedo em diversas ruas do município, além da reforma e ampliação do Estádio Municipal Ângelo Gavião.
O governador ainda entregou ao município um ônibus escolar, uma ambulância e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Também foi autorizada a licitação para a pavimentação do acesso ao Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Isaias Aleixo e à Unidade Integrada da Delegacia e Pelotão, com investimento estimado em R$ 2,5 milhões.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA


Destaques