Bolsonarismo muda estratégia e aposta na segurança pública para pressionar governo Lula
O bolsonarismo promoveu uma mudança estratégica de discurso de olho no cenário eleitoral e passou a reduzir a ênfase na pauta de costumes no Congresso, priorizando o tema da segurança pública. A avaliação entre parlamentares da oposição é que a área representa um ponto sensível do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pode gerar maior desgaste junto ao eleitorado. A nova orientação deve ganhar força com a retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro. A informação é do jornal O Globo.
Levantamento mostra queda significativa no número de propostas ligadas a temas conservadores, como aborto, linguagem neutra e ideologia de gênero, enquanto a oposição concentrou esforços em embates legislativos ligados à segurança. Entre eles estão mudanças no projeto de lei Antifacção e a discussão da PEC da Segurança Pública, idealizada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Projetos simbólicos da pauta de costumes que avançaram em 2024 acabaram paralisados ou perderam espaço em 2025.
Parlamentares e analistas avaliam que a perda de fôlego da agenda conservadora se deve tanto à fragmentação da direita quanto à priorização da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, tema que dominou a articulação do PL. Especialistas apontam ainda que há limites de aceitação social para pautas mais radicais e que esses temas tendem a reaparecer mais fortemente no discurso eleitoral de 2026, especialmente entre parlamentares evangélicos, ainda que com menor protagonismo legislativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ofertas da semana do Supermercado e Cesta Básica DI Mainha
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Mercadinho Deus te Ama
Copy Center
Ótica São Lucas
Lojão da Construção


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.