Ivana Bastos intensifica articulação para votar indicação de Otto Filho ao TCE antes do recesso

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos (PSD), segue determinada a votar ainda este ano a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A nomeação, articulada diretamente pelo senador Otto Alencar (PSD), tem o apoio tanto da base do governo quanto da oposição.

Na semana passada, Ivana havia informado ao Política Livre que pretendia pautar a matéria antes das festas de fim de ano (clique aqui para ler). Agora, a movimentação avança para uma fase decisiva: uma reunião com os líderes partidários está agendada para esta terça-feira (09), no final da manhã ou início da tarde, para ajustar o calendário de votação.

A expectativa é que a indicação seja apreciada até o dia 17 de dezembro, junto com a votação do Orçamento do Estado para 2026, última pauta de grande porte antes do recesso parlamentar. O objetivo é concluir o processo ainda dentro do ano legislativo, evitando arrastar a indicação para o início de 2026.

Caso a votação não ocorra dentro desse prazo, o cenário se complica. A matéria só poderia ser avaliada a partir de fevereiro, com a reabertura dos trabalhos da Assembleia, ou em uma convocação extraordinária, hipótese considerada mais complexa porque os deputados devem priorizar as visitas ao interior no início do ano eleitoral.

Na Assembleia, a indicação de Otto Filho é tratada como praticamente consensual. Com apoio alinhado do governo Jerônimo Rodrigues (PT) e sinal verde da oposição, a tendência é que Ivana Bastos consiga costurar o acordo final para assegurar a votação dentro do prazo desejado.

Vale lembrar que, após a nomeação de Otto Filho ao TCE pelo governador, quem assume a cadeira na Câmara Federal é o suplente Charles Fernandes (PSD). O site já mostrou que a costura em favor do filho do senador também buscou contemplar os interesses do futuro titular da cadeira (*clique aqui para ler*).

Por Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.