OAB-BA cobra ações urgentes da Secretaria da Segurança Pública após crimes brutais em Ilhéus

A OAB-BA e a OAB Subseção Ilhéus encaminharam ofício nesta segunda-feira (18) ao secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, exigindo providências imediatas diante da violência que assolou o município de Ilhéus no último final de semana. O documento, assinado pela presidente Daniela Lima de Andrade Borges e pelo presidente da OAB Subseção Ilhéus, Jacson Cupertino, alerta para a gravidade dos crimes, que incluíram nove mortes violentas, entre elas três mulheres brutalmente assassinadas, e que exigem “resposta imediata e firme por parte do Estado”.

O ofício destaca a vulnerabilidade da população local e de turistas, além da fragilidade da segurança pública em uma região que deveria ser sinônimo de tranquilidade. Os crimes ocorreram em agosto, mês marcado por campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher, o que, segundo a OAB, evidencia a urgência de políticas públicas mais eficazes. “A violência de gênero não pode ser naturalizada nem silenciada”, afirma o documento, que cobra uma resposta coordenada entre órgãos estaduais, municipais e entidades da sociedade civil.

Entre as medidas urgentes solicitadas pela OAB estão o reforço ostensivo com aumento de efetivo, viaturas e policiamento em áreas estratégicas, especialmente zonas turísticas e de grande circulação. A aceleração das investigações para identificar e punir os responsáveis pelos crimes e um plano de proteção às mulheres, com ações preventivas e de combate à violência de gênero.

A Ordem também requisitou informações formais sobre as ações que serão implementadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) para conter a violência e restabelecer a confiança da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.