Antologia reúne 15 autores no Festival Baiano de Contação de Histórias
Um encontro entre literatura infantil, diversidade e inclusão dá o tom da “Antologia 2025”, obra que será lançada no dia 26 de julho, às 17h, durante o Festival Baiano Literário de Contação de Histórias, no Catussaba Resort (Espaço Bonfim), em Salvador. A coletânea reúne crônicas, contos e textos poéticos de 15 autores de diversas regiões do país. Os textos abordam temas como infância, memória, meio ambiente, identidade, respeito e esperança — assuntos essenciais para o público infantojuvenil e também para educadores e mediadores de leitura. Com design inclusivo, a publicação apresenta 14 histórias inéditas e reforça o compromisso do festival com a democratização do acesso à literatura. A entrada é gratuita.
A obra é fruto do trabalho coletivo de três mulheres que também assinam a curadoria do festival: Patrícia de Carvalho Melo Silva, Cilene Lima e Alzira de Castro. Com trajetórias ligadas à educação, literatura e promoção cultural, elas assumem o evento como uma missão de vida. “Somos três mulheres unidas por um propósito e estamos dando o nosso melhor para que o festival seja lindo, inspirador e inesquecível”, afirma a professora, escritora e contadora de histórias baiana Patrícia Silva, que encontrou na literatura uma forma de unir sua paixão pelo desenvolvimento infantil à defesa da natureza.
Patrícia Silva destaca, ainda, o papel do festival como articulador de vozes e saberes diversos. “Nosso objetivo é fortalecer a literatura em nossa cidade, unindo escritores e contadores de histórias de várias partes do país por meio de um verdadeiro encontro de culturas e encantamento pela palavra”, afirma a autora, cujos livros abordam temas como empatia, inclusão e preservação ambiental, utilizando recursos acessíveis voltados a crianças com baixa visão, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para a psicopedagoga, gestora e autora de livros infantis Cilene Lima, o Festival Baiano Literário de Contação de Histórias vai além da literatura. “O encontro inspira cultura, energia e alegria. Sinto-me honrada em participar dessa linda festa! Minhas expectativas são de muito carinho, novas amizades e conexões poderosas”, afirma. “Estamos trazendo mais uma edição com novas produções, reunindo autores já conhecidos do festival e outros que chegam para somar. Será uma experiência extraordinária”, completa a escritora, que atua há mais de 30 anos na área da educação, em São José dos Campos (SP).
Segundo a psicopedagoga, psicomotricista e consultora educacional baiana Alzira de Castro, o festival é um espaço de escuta e transformação. “Acreditamos que a literatura pode ser um instrumento de cura, de fortalecimento da identidade e de celebração das diferenças. Por isso, reunimos pessoas que enxergam na palavra um caminho possível para construir um mundo mais empático e sensível”, declara a professora, especialista em educação inclusiva.
Programação diversa - No sábado (26), das 9h às 18h, o Espaço Stella Maris será ponto de encontro entre autores e leitores. O local receberá escritores de diferentes regiões do país para sessões de autógrafos, venda de livros e troca de experiências. O público poderá conversar diretamente com os autores, registrar fotos, adquirir obras exclusivas e mergulhar no universo de quem dá vida às histórias.
Já no domingo (27), o Espaço Bonfim recebe uma programação voltada à formação, reflexão e celebração. Pela manhã, a agenda inclui momentos de abertura ancestral, palestras, apresentações poéticas e homenagens. À tarde, o público poderá acompanhar mesas temáticas sobre protagonismo feminino, literatura infantil como ferramenta de inclusão, representatividade negra e o papel dos coletivos literários na circulação da palavra escrita e oral.
No mesmo dia, o Espaço Barra será dedicado à arte de contar histórias. Das 9h às 17h, o público poderá assistir a contações repletas de magia, personagens marcantes, temas ambientais, culturais e afetivos. A programação contempla desde histórias tradicionais até narrativas contemporâneas, criando um ambiente lúdico e encantador para todas as idades.
Serviço
- Lançamento da “Antologia 2025” no Festival Baiano de Contação de História
- Quando: 26 de julho de 2025, às 17h - Sessão de autógrafos às 16h
- Onde: Espaço Bonfim, Catussaba Resort, Salvador-BA
- Quanto: Entrada gratuita/Classificação livre
- Assessoria de Imprensa: (71) 99926-6898
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Siga-nos
Total de visualizações de página
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Mercadinho Deus Te Ama
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.