Chuvas aumentam volume de água na Barragem de Pedra, em Jequié

Foto: Divulgação NewsBA
Com um volume útil de 41,86%, o Reservatório da Pedra (Barragem da Pedra), em Jequié, tem afluência de 51m³/s e defluência total de 6 m³/s. Os dados, referentes ao dia 4 de novembro de 2021, foram transmitidos pela Chesf à Câmara Municipal de Jequié, por meio de Carta Circular assinada pelo superintendente de Gestão da Operação do Sistema, Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino e lida na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 10.11.2021.

Informa, que durante o último período chuvoso ocorreram vazões que permitiram um armazenamento máximo para o reservatório no valor de 57,8 do Volume Útil e que a prática de defluências mais elevadas, durante o período úmido, caracteriza-se como procedimento normal e costuma ocorrer em função da pluviometria registrada na região e do nível de armazenamento do reservatório.

A Carta Circular destaca que o procedimento adotado pela Chesf é apenas praticar aumento dos valores de descargas de modo gradual, levando em conta as regras operativas pré-estabelecidas, precedido de aviso, com a possível antecedência, para a adoção das providências cabíveis pelas entidades atuantes na região, visando minimizar seus impactos sobre a população que adentra na calha do Rio das Contas, seja na zona rural, com culturas de vazante, seja nas cidades, como barracas, bares, casebres e até mesmo construções mais elaboradas.

A Chesf solicita que estas informações sejam divulgadas junto às comunidades ribeirinhas, alertando a todos para o início do período úmido e, junto com ele, a possibilidade de ter ocorrência de chuvas e consequentemente aumento das vazões. *Com informações do Blog Marcos Cangussu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.