Pontos de imunização já estão preparados para aplicar vacinas contra Covid-19

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 Aplicar cerca de 15 mil doses por hora. Essa é a capacidade estimada pela Prefeitura de Salvador para o esquema de vacinação contra a Covid-19. No total, serão 32 pontos de imunização implantados em locais estratégicos da cidade, incluindo nove estruturas que irão operar no sistema drive thru – com a aplicação da vacina sem a necessidade do cidadão descer do veículo.

Um desses locais de vacinação será o complexo de saúde Clementino Fraga, nos Barris. Os demais, inclusive os pontos de drive-thru, serão divulgados em breve pela Prefeitura, que aguarda as doses do governo federal, após liberação do uso das vacinas que serão adquiridas pela União e distribuídas a estados e municípios.

O esquema desenhado no Plano Municipal de Imunização prevê ainda a disponibilização de 202 salas e 506 boxes para aplicação das doses, além de equipes de saúde que realizarão a vacinação extramuros em instituições que abrigam idosos e hospitais, em residências com indivíduos contemplados pela estratégia que encontram-se acamados, bem como na população de rua.

“Estamos preparados para iniciar a imunização na cidade em até 72 horas após a chegada das doses em nosso estoque. A estrutura montada contempla todos os tipos de imunizantes que foram desenvolvidos até o momento, inclusive o da Pfizer, que requer acondicionamento em baixíssima temperatura. Também estamos mantendo contato com os laboratórios, alguns com tratativas mais avançadas, para assegurar que a vacinação esteja disponível o mais rápido possível para os soteropolitanos”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

A vacinação na capital baiana acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também há a possibilidade de estender o horário dos serviços para 22h durante a semana, além de funcionar aos sábados, domingos e feriados. Para garantir maior segurança à população, será solicitado apoio dos profissionais de segurança para escoltar o transporte das doses e atuar nos locais de vacinação.

Estoque de seringas – Na última semana, a SMS adquiriu mais de 146 mil seringas e 35 mil agulhas para vacinar a população contra a Covid-19. A aquisição segue a programação da pasta para assegurar a imunização dos soteropolitanos quando as doses chegarem na cidade.

Com isso, a capital baiana já dispõe de mais de um milhão de seringas e cerca de 450 mil agulhas no almoxarifado da rede municipal. “A chegada das agulhas e seringas para vacinação da população mostra como Salvador se organiza, se planeja e age com competência, seja através de aquisição própria ou disponibilização pelo governo federal ou estadual”, finalizou Prates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.