Ipiaú: Prefeitura e Ação Social iniciam Campanha “Março Mulher” com diversas atividades

No decorrer deste mês de março, a Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Ação Social, realiza uma série de atividades para homenagear a mulher ipiauense e reforçar sua trajetória de empoderamento.  A campanha, deflagrada no Mês da Mulher (iniciando em 11 de Março), inclui palestras, diálogos e outras ações importantes. A culminância será no dia 28 com uma caminhada pelas principais ruas da cidade.

Vencendo preconceitos, superando obstáculos decorrentes de heranças históricas do sistema patriarcal, a mulher cresce e aparece em Ipiaú. Atualmente, os cargos mais importantes do município são ocupados por elas, sobretudo nos poderes Executivo e Judiciário. 

À frente do Poder Executivo a Prefeita Maria das Graças conta com uma equipe constituída, em boa parte, por mulheres inteligentes, capacitadas e atuantes. Dentre estas, podemos destacar a Secretária de Governo, Vanda Pinheiro, da Ação Social, Nena Costa, da Saúde, Meirinha Alves, da Fazenda, Maria José Moreira e a Procuradora Jurídica, Isabelle Velúcia Dias de Araújo. 

Na pasta da Ação Social, a Secretária Nena Costa tem conduzido, com muita dinâmica, todos os setores do órgão e de maneira especial àqueles que envolvem grupos de convivência para mulheres, a exemplo do CRAS I e CRAS II e CREAS. Os dois primeiros ofertam serviços de orientação por assistentes sociais e psicólogos, além e atividades dinâmicas, como oficinas de artesanatos, atividades físicas, palestras motivacionais, para mulheres e demais pessoas com venerabilidade e risco social.

Já o CREAS, atende mulheres em situação de violação de direito, violência, abuso etc. Este órgão conta com equipe técnica especializada   formada por profissionais da Psicologia, Assistência Social e Direito, que atuam em parceria com Ministério Público e Poder Judiciário. 

AÇÕES DA CAMPANHA


A campanha Março Mulher, vem sendo veiculada pelos meios de comunicação social de Ipiaú, com entrevistas e boletins informativos. Para o próximo dia 18, às 14 horas, no CRAS, localizado na Rua Sinésio Gabriel, Bairro Euclides Neto, foram programadas ações com palestras dinâmicas, orientações jurídicas e sorteios de brindes. 

Essas ações abrangerão pessoas que residem nessa região da cidade, incluindo membros de associações comunitárias, escolas, através dos pais de alunos e efetivos dos postos de saúde. A programação prossegue nas tardes dos dias 26 e 27, respectivamente em Córrego de Pedras e na Fazenda do Povo, a partir das 14 horas, com ações semelhantes às realizadas na sede do município.

Concluindo a campanha, na manhã do dia 28, será realizada a ‘Caminhada Ativista’ que reunirá centenas de mulheres e terá como objetivo evidenciar o papel de cada uma delas na sociedade, além de mostrar que elas querem uma sociedade menos machista, mais igualitária, que as ouça, respeite e valorize enquanto mulheres, mas acima de tudo enquanto pessoas. (José Américo Castro/ Dircom Prefeitura)