Causa na justiça de doze anos

                                                     Foto: Ricardo Emerick
Ricelia Caminha Casa Nova tem 33 anos, reside no bairro de Coelho Neto, Zona Norte da cidade do Rio.
“Eu tinha uma causa de 12 anos na justiça. Minha tia, antes de falecer, deixou um inventário por escrito de que eu era uma das herdeiras.”
Ricelia contou que não foi fácil, pensou até em desistir devido a tantas barreiras, mas continuou crendo que seu milagre só Deus poderia fazer. Ela afirmou que seu esposo, Luiz, foi usado por Deus em suas palavras para confortá-la. Ele disse: “Vamos, fique de pé, vamos buscar a Deus, Ele vai te honrar” Ricelia contou que, quando foi assinar a papelada, o atendente do cartório falou para ela: “se aquieta, mulher, o que você está esperando já saiu”. “Meu olhar ficou cheio de lágrimas, realmente Deus cumpriu por meio das palavras da fé do meu esposo. Eu ganhei a causa, agradeço muito a Deus por tudo”.
(Matéria de: Dorcas Ramos)

Tribunal de Justiça de São Paulo permite placa oficial com inclinação religiosa em São Paulo

                                                    Foto: Reprodução / UOL
A 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ – SP) determinou que um totem com os dizeres 'Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo' deve ser mantido próxima a entrada da cidade. A remoção da placa foi pedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo sob o fundamento de que o totem violaria a liberdade de crença e o Estado laico, mas o TJ garantiu a continuidade dos dizeres no local. Em março de 2014, a remoção do totem havia sido autorizada pelo juiz José Eduardo Marcondes Machado, da Vara da Fazenda Pública. Para ele, a placa representava o privilégio a uma crença e seria, então, 'inadmissível em matéria de liberdade religiosa'. Em novo julgamento da ação, na última terça-feira (14), depois que o Ministério Público recorreu da sentença, o relator do processo no Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Oscild de Lima Júnior, disse que a placa não ofende a liberdade religiosa ou a laicidade do Estado. “O Brasil foi colonizado e formado dentro dos parâmetros da civilização cristã. Esse é um fato indesmentível a que não se pode fugir, tornando a questão muito mais cultural do que religiosa", afirmou no documento. O Ministério Público do Estado de São Paulo informou que ainda não foi intimado da decisão.

Prosperidade após a fome


                                                          Foto: Eduardo Pinto
No passado, Maria Rodrigues Filipe, 71 anos, de Pires do Rio, Goiás, diz ter passado por muitas necessidades e privações. “Foram cerca de seis anos na mais pura miséria, eu e toda minha família, com dívidas que não podíamos pagar, passando fome."
"Não tínhamos nada, parecia que tudo trabalhava contra nossas vidas”.
Através do programa de TV, Maria e a família conheceram a Igreja Mundial do Poder de Deus. “Mesmo sem dinheiro, acreditei na palavra dita pelo Apóstolo e comecei a dizimar, por amor à obra. Foi depois disso que Deus começou a trabalhar em favor da minha vida e da vida de minha família, mudando toda nossa situação. Hoje, temos seis concessionárias de automóveis, nos dados por Deus. O dízimo passa de cinco mil reais, não há dívidas, comemos o que queremos, porque Deus cuida de nós. Somente Deus muda tanto a vida de alguém”, testifica.
(Fonte: IMPD)

Nas mãos de Deus


                                                         Foto: Eduardo Pinto
“Eu cheguei à Igreja Mundial do Poder de Deus só o pó, paraplégico, com mais de duzentos quilos e sem nenhuma condição financeira”, conta o ex-juiz de futebol Wilton Sarquis Fogaça, de 45 anos. “Eu sofria com um problema de adiposidade que desequilibrava meu peso e me deixou prostrado numa cama, que foi onde conheci o trabalho deste ministério, através do programa de televisão. Em pouco tempo, com fé, Deus me restituiu forças para levantar da cama e conseguir vir até o templo, que era um desejo no meu coração, porque sabia que, ao chegar nesta igreja, eu seria curado, receberia mudança para minha vida."
"Aqui, fui batizado e depois disso, Deus começou a trabalhar em meu favor”.
Segundo Wilton, sua situação financeira era complicada, tanto quanto sua saúde. “Por causa de ter parado de trabalhar, sem condições de saúde, eu devia em torno de cinquenta mil reais ao Banco Itaú e não tinha nenhum meio de pagar essa dívida, nem de realizar as cirurgias que eram necessárias para que eu voltasse a ter saúde. Mas continuei a confiar e acreditar e Deus honrou essa fé, me concedendo vitória em uma causa na justiça, que me deu condição financeira provida para as cirurgias e para procurar o banco. Quando o fiz, Deus foi primeiro e a dívida foi renegociada e paguei apenas 6% do valor”. Restituído de saúde, Wilton voltou a procurar um emprego. “Quando perdi o primeiro emprego, ganhei a causa na justiça e ofertei quinze mil reais à obra e, quando saudável, comecei a procurar um novo emprego. Fiz um propósito com Deus de dar trinta por cento do meu primeiro salário como dízimo a Deus e, em uma semana, Deus abriu as portas e fui empregado. Esta obra está nas mãos de Deus, abençoando-a, somos abençoados”, diz.
(Fonte: IMPD)

Cantora evangélica Eyshila desabafa após morte do filho aos 17 anos; veja

                                               Foto: Reprodução / Instagram
O filho da cantora evangélica Eyshila, Matheus Oliveira, de 17 anos, morreu na noite desta terça-feira (14). O garoto estava internado há seis dias no hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, com o quadro grave de meningite. Após a morte do filho, a artista fez um desabafo pelo Instagram, onde postou a última foto que tiraram juntos. “O Senhor deu, o Senhor tomou. Louvado seja o nome do Senhor. Obrigada a todos que nos cobriram com suas orações. Ele está com o Senhor! Não cabe a nós questionar. Deus é soberano e nós vamos seguir adorando e servindo a esse Deus perfeito em sua soberana vontade. Ele sabe o que faz! Salmos 116:15 - Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Um dia nos veremos Matheus. Na eternidade eu vou te ver. Deus no controle. O céu é de verdade. Jesus venceu a morte. Matheus está vivo. Jesus vive”, escreveu ela. 
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PROFETA REPREENDE JUÍZES POR CAUSA DA SUA INJUSTIÇA


"É Deus quem preside na Assembleia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz.
"Até quando vocês vão absolver os culpados e favorecer os ímpios? Pausa
Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos.
Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios.
Nada sabem, nada entendem. Vagueiam pelas trevas; todos os fundamentos da terra estão abalados.
Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.
Mas vocês morrerão como simples homens; cairão como qualquer outro governante. "
Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois todas as nações te pertencem"
Salmos 82:1-8
É Deus quem preside na assembléia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz.
"Até quando vocês vão absolver os culpados e favorecer os ímpios? Pausa
Garantam justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos.
Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios.
Nada sabem, nada entendem. Vagueiam pelas trevas; todos os fundamentos da terra estão abalados.
Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.
Mas vocês morrerão como simples homens; cairão como qualquer outro governante. "
Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois todas as nações te pertencem
Salmos 82:1-8
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Concentração das "Mulheres de Deus em Ação" com a pastora Rose de Farias.



Grande Concentração das "Mulheres de Deus em Ação" nesta quinta-feira (09) com a Pastora Rose de Farias na Sede estadual  da Igreja Mundial do Poder de Deus em Salvador 
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Acidente com ônibus da Prefeitura de Itambé deixa saldo de 2 mortos e vi...


Acidente aconteceu na BA-634. (Foto:Reprodução/Whatsapp)
Um grave acidente na BA-634, rodovia entre os municípios de Itambé e Ribeirão do Largo, no Centro Sul Baiano, deixou dois mortos e cerca de quinze pessoas feridas na noite deste domingo (5). Segundo informações do Blog do Anderson, o grupo de evangélicos, cerca de 25 pessoas, estavam num ônibus escolar lotado na Prefeitura de Itambé que perdeu o controle na localidade conhecida como Curva da Lagoinha, na região da Esperança, e tombou fora da pista.
Grupo retornava de um culto. (Foto:Reprodução/Whatsapp)
Ainda conforme publicação do blog, o motorista e uma adolescente de 14 anos morreram no local. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência das bases de Itambé e Vitória da Conquista foram acionadas e socorreram os feridos. De acordo com informações levantadas no local, o motorista perdeu o controle do ônibus, bateu de frente em um paredão e desceu por cerca de 60 metros capotando, parando no acostamento do lado contrário da ribanceira. Veja o vídeo do resgate feito pelo site Itambé Agora.
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Apocalipse – Capítulo 2; Carta a Igreja de Tiatira.

18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

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Apocalipse Cap; 2: Carta a Igreja de Pergamo!

"12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
13 Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe."
Artigo de Thiago Aguiar:
 O mesmo pode ser dito da terceira igreja abordada no Apocalipse de São João. Pérgamo era como a Brasília da Ásia. Era a sede do governo Romano na província e o centro da adoração imperial.
 

Primeira cidade a erigir um templo ao César Augusto

Foi a primeira cidade a erigir um templo ao césar Augusto (assim como a Zeus e ao deus-serpente Esculápio). E, assim como certos setores da igreja hoje, as pessoas na igreja em Pérgamo haviam sucumbido à idolatria e estavam obcecadas por sexo (o que, com frequência, vem lado a lado).
Nem tudo ia mal, contudo. João prefacia a carta do Messias ressurreto e rei desse modo: “Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes” (Apocalipse 2.12), o que se refere às palavras verdadeiras de Cristo que condenam todos aqueles que negam a verdade.
Há uma guerra pela verdade ocorrendo em Apocalipse a qual, com freqüência, é travada com palavras – o que não é de surpreender, uma vez que a Palavra lidera essa batalha.

Cristo elogia a igreja em Pérgamo por sua fidelidade

Cristo elogia a igreja em Pérgamo por sua fidelidade – mesmo diante do aparentemente incomum incidente de violência física contra certo Antipas, acerca de quem nada mais se sabe.
Ele recebe a aprovação definitiva: “minha fiel testemunha” (v. 13). O mesmo elogio é usado acerca do próprio Jesus no capítulo 1, versículo 5. Será que Antipas também morreu como mártir nas mãos dos imperialistas?
“Conheço o lugar em que habitas”, Cristo Jesus diz, “onde está o trono de Satanás” (v. 13). Quão apropriado é que o Senhor de todas as coisas tenha menosprezado a majestade imperial de Roma dessa maneira.
O césar, que ousava aceitar do povo os brados que o aclamavam como soter (salvador), em gratidão por resgatar Roma das disputas internas e externas, era adorado nessa cidade.
Mas há outro rei, isto é, Jesus, e somente ele é digno do tipo de louvor que era oferecido nos templos de Augusto, Trajano ou Adriano. Assim, o “trono de Satanás” se coloca em direta oposição ao trono celestial na grande batalha pelo senhorio deste mundo, a qual é descrita ao longo do Apocalipse.
Essa batalha continua hoje, embora seja um pouco mais sutil; ou será mesmo? Será que nossos monumentos presidenciais não passam dos limites? Será que as adulações de que enchemos os nossos líderes não ultrapassam esses mesmos limites?
Será que a fé que colocamos neles como salvadores não está indo longe demais? Certamente, nós sabemos que Jesus é Senhor e que eles não são. De qualquer modo, graças a Deus porque, embora recusar-se a adorar césar no primeiro século provavelmente significasse a morte, recusar-se a adorar nossos líderes e seus complexos-de-messias, ao menos hoje, não significa.
Nós temos relativa liberdade, mesmo se a usamos para nos obcecarmos com ídolos e sexo, contra o que a terceira carta de Cristo agora se volta.
Em Números 25.1-3 e 31.16, Balaão aconselha o Rei Balaque a atrair os israelitas à idolatria, incitando-os com mulheres moabitas a participarem das festas sacrificiais pagãs.
Jesus repreende essa igreja por tolerar em seu meio aqueles que recapitulavam a tolice de Balaão – os nicolaítas (ver também 2 Pedro 2.15). O nome de Balaão significa “ele destrói o povo”; Nicolau significa “ele conquista o povo”. É um paralelo muito contundente.
Aparentemente, alguns cristãos confusos em Pérgamo pensavam que podiam participar das festas cultuais pagãs, as quais eram uma parte importante da vida social e econômica naqueles dias.
A imoralidade sexual que também era tolerada em Pérgamo, se não defendida, pode ter sido metafórica, como quando o povo de Deus se lançava à idolatria (por exemplo, Jeremias 3.7-9). Mas, conhecendo o homem, provavelmente era também literal.
ARTIGO COMPLETO – Veja o restante do desenvolvimento e a conclusão desse artigo: Clique aqui para ler o artigo completo
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Thiago Aguiar – As Sete Igrejas do Apocalipse: Esmirna

"8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
9 Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte."

A Igreja de Esmirna recebe elogios

Quão maravilhoso seria se a nossa igreja recebesse uma carta encorajadora de Jesus, especialmente se ela não tivesse nenhuma crítica! Jesus não tinha qualquer repreensão à igreja em Esmirna, mas revela sua profunda compaixão por um povo que é fiel ao Senhor e que sofre perseguição como consequência.

A Igreja de Esmirna sofre pelo Senhor

É difícil para muitos de nós imaginar o que de fato é sofrer pelo Senhor. Contudo, essa carta indica que todos os cristãos devem estar dispostos a sofrer por Cristo. O sofrimento pode assumir várias formas. Enquanto escrevia este artigo, eu recebi um e-mail descrevendo terrível perseguição a cristãos em Orissa, na índia. Ao longo dos séculos, quando as pessoas defenderam claramente a verdade de Jesus Cristo e se recusaram a fazer concessões a outras ideias religiosas, algum tipo de perseguição irrompeu.

A Igreja de Esmirna sofre ataques dos pagãos

No período do Novo Testamento, a perseguição geralmente vinha dos pagãos (Atos 19.26-41) ou das autoridades romanas (2Timóteo 4.16-18). Para  Esmirna, ela também procedeu de alguns da comunidade judaica a qual, por isso, foi chamada de “sinagoga de Satanás” (Apocalipse 2.9; ver também 3.9). Essas duras palavras são semelhantes às palavras de Jesus em João 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, [o qual] jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade”. A rejeição de Jesus enquanto Messias e Senhor aponta para o fato de que tais pessoas seguem um falso senhor – Satanás. Satanás sempre está por trás da rejeição ao único e verdadeiro Senhor.
Aqui Jesus diz conhecer a “tribulação” e a “pobreza” daquela igreja em Esmirna (Apocalipse 2.9). A sua pobreza pode estar ligada à sua perseguição. Talvez eles tenham se recusado a participar das cerimônias religiosas das corporações de ofício da época e, assim, tenham sofrido economicamente. A palavra tribulação ou afliçãocarrega a ideia da perseguição aos cristãos nos últimos dias. Jesus usou a mesma palavra em Mateus 24.9 para se referir à perseguição e morte que os cristãos enfrentariam por sua causa. Em Esmirna, isso estava começando a acontecer, e o Senhor os prepara para o pior que estava por vir.
Todavia, desde o primeiro versículo o Senhor traz encorajamento. Ele escreve ser aquele “que esteve morto e tornou a viver” (Apocalipse 2.8). A decisiva verdade que eles precisam compreender é que, uma vez que Cristo morreu e ressuscitou, eles podem estar certos de que, se morrerem, também hão de ressuscitar dentre os mortos. É isso que significa Jesus dizer-lhes que eles não sofrerão a “segunda morte” (v. 11). A primeira morte pode estar nas mãos dos perseguidores, mas eles serão ressuscitados por Deus e nunca enfrentarão o juízo final, a segunda morte. Com efeito, eles receberão a “coroa da vida” (v. 10). Esmirna era famosa por seus jogos atléticos, então isso teria lembrado os cristãos da “coroa de louros” dada aos melhores cidadãos e atletas. Os seus perseguidores os consideravam os menores dos menores, mas, em breve, o Senhor proclamaria a vitória deles ao dar-lhes a vida eterna.

A Igreja de Esmirna prova a proteção soberana de Deus

Mas há mais encorajamento. Jesus diz que eles são, de fato, “ricos” (v. 9). Isso porque, a despeito das aparências em contrário, eles têm os tesouros da graça e da salvação de Deus (Colossenses 2.3). Há também um encorajamento mais obscuro aqui. A perseguição será limitada a “dez dias” (Apocalipse 2.10). A imagem é extraída de Daniel 1. Daniel e seus amigos estavam buscando servir ao rei Nabucodonosor sem, contudo, fazer concessões ao mundo pagão. Eles se recusam a comer a carne servida pela corte. Eles estão estabelecem um período de “dez dias” durante os quais se testaria se eles sobreviveriam tão bem sem carne. Sob a proteção soberana de Deus, eles sobreviveram ao teste. Embora a perseguição em Esmirna provavelmente tenha durado mais de dez dias (algumas perseguições duraram anos), Daniel e seus amigos permanecem como um conforto a todos os cristãos que sofrem. Se, enquanto buscam viver sem negar ao Senhor, eles forem alvo de perseguição, eles hão de descobrir que o Senhor é soberano e impôs um limite de tempo. Com efeito, a própria perseguição passará a ser vista como uma “prova” do Senhor (Apocalipse 2.10), pois o seu povo permanecerá fiel e o Senhor os defenderá.
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As Sete Igrejas de Apocalipse: Éfeso

Jesus incumbiu João de enviar o livro de Apocalipse a sete igrejas. Nos capítulos 2 e 3, o Senhor deu mensagens especiais a cada uma dessas igrejas. Cada carta segue quase o mesmo modelo: ì uma comunicação ao anjo que representava a igreja; í uma frase descrevendo Jesus; î um comentário das boas coisas feitas pela igreja (em um caso nada de bom é mencionado S veja 3:14-22); ï uma repreensão pelas más coisas que Jesus observava (em duas cartas nada de mau é mencionado S veja 2:8-11 e 3:7-13); ð encorajamento para corrigir o erro (exceto para as igrejas em que nada de mau tinha sido notado): ñ uma exortação a ouvir; ò uma promessa àquelas que triunfassem (em alguns casos a ordem destas últimas duas é invertida).

"1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:   
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;   
3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.   
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.   
5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.   
6 Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.   
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus."  
ARTIGO Thiago Aguiar.
 As Sete Igrejas de Apocalipse: Éfeso
Éfeso era o lugar de situação da primeira congregação que Jesus abordou no Apocalipse e o Novo Testamento nos diz mais acerca da história dessa igreja do que acerca de qualquer das demais. Plantada por Paulo durante uma breve visita, essa congregação foi alimentada por Priscila e Áquila, cooperadores de Paulo, e depois pelo eloquente expositor Apolo (Atos 18.19-28). Em seguida, Paulo retornou a Éfeso para um extenso período de ministério (três anos), marcado pela vitória do evangelho e do Espírito de Cristo sobre os poderes demoníacos e os aguerridos interesses comerciais em torno do mundialmente famoso templo de Ártemis que havia na cidade (19.1-41). Depois, despedindo-se dos presbíteros efésios, Paulo os convocou a serem vigilantes em proteger as ovelhas de Deus dos “lobos vorazes” e falsos pastores (20.29-30). Escrevendo da prisão ainda mais tarde, Paulo convocou essa igreja à “unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus”, uma maturidade que os capacitaria a permanecer firmes contra a “artimanha dos homens” e a “astúcia com que induzem ao erro” (Efésios 4.13-14). O apóstolo insistiu para que a igreja exercesse o discernimento teológico: “Ninguém vos engane com palavras vãs” (5.6).
O Senhor da Igreja de Éfeso
Agora, em sua revelação a João, o Senhor da igreja se identifica como aquele que “conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro” (Apocalipse 2.1), governando as suas igrejas e habitando nelas por meio do seu Espírito, à medida que elas mantêm acesa a luz do evangelho em um mundo espiritualmente anoitecido.
Ao andar por entre as suas igrejas, muito do que Jesus vê em Éfeso atrai a sua aprovação. A igreja guardou no coração as advertências de Paulo quanto aos predadores de fora e os enganadores de dentro; por isso, Jesus elogia a igreja por seu discernimento teológico em expor apóstolos fraudulentos (v. 2) e recusar-se a tolerar os nicolaítas, cujo comportamento o próprio Cristo odeia (v. 6). A perspectiva dos nicolaítas, sem dúvida, era bem conhecida das igrejas do primeiro século, mas nós hoje devemos ser cautelosos em descrever o seu erro. A partir da reprovação de Jesus à igreja em Pérgamo (a qual, diferente da igreja efésia, tolerava o seu ensino), nós inferimos que os nicolaítas, assim como Balaão muito tempo antes, seduziam o povo de Deus à prática da imoralidade sexual e aos banquetes idólatras (vv. 14-15).
A recusa dos efésios em tolerar as práticas nicolaítas pode estar relacionada a outra qualidade pela qual Cristo os elogia: por causa do nome de Jesus, eles suportaram o sofrimento, sendo marginalizados em uma cidade na qual a vida econômica era governada pelo crescente turismo religioso e pelo setor bancário, ambos associados ao Templo de Ártemis, assim como pela fama de Éfeso como um centro de artes ocultas (ver Atos 19.19-41). Recusar-se a participar das celebrações pagãs das corporações de ofício de Éfeso e de seu celebrado marco era arriscar-se à ruína financeira, mas esses cristãos estavam “[suportando] provas por causa do [seu] nome” (Apocalipse 2.3).
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Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
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A LUTA ENTRE A VELHA E A NOVA CRIATURA

                                                                   Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5.17)
O que o versículo em tela está dizendo é que, a partir do momento em que o cristão aceita Jesus como Senhor e Salvador, ele se torna uma nova criatura, ou seja, ele passa a ser uma pessoa totalmente nova em seu interior.
Ele não passa por uma reforma ou uma reabilitação, ele nasce outra vez, ele deixa no fundo das águas do seu batismo o velho homem e sobe à superfície um novo homem

Por ocasião da sua conversão o cristão fecha um livro de sua vida e reabre outro para viver um novo tempo, tendo Jesus como seu mestre.
Entretanto, na prática, as coisas nem sempre funcionam assim, deveria ser, mas, infelizmente, não é.
E porque não é? Porque o ser humano vive em seu interior uma luta constante entre a velha e a nova criatura e é por isso que o Apóstolo Paulo diz em Romanos: 7.19. “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse eu faço”.

O que precisa ficar bem claro é que para se tornar uma nova criatura basta um momento de fé, mas a conversão real se trata de um processo que acompanha o cristão até o dia da sua morte.
É uma luta diária entre a velha criatura, que tenta renascer, e a nova que tenta se firmar.
Por isso, não devemos jamais crer no slogan: “Uma vez salvos, salvos para sempre”.
A vida do cristão é uma batalha árdua na busca do crescimento espiritual, por isso o mesmo Paulo compara o amadurecimento do crente a uma corrida, quando diz que de todos os que correm nos estádios apenas um ganha o prêmio e nos estimula a correr de tal modo que venhamos a conquistar a coroa.
Ele continua dizendo que todos os competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso para obter um prêmio que logo perde o seu encanto, mas o cristão o faz para conquistar uma coroa que dura para sempre.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que nesta luta entre a nova e a velha criatura ganha aquela que é mais bem alimentada e que se tornar um cristão não elimina o pecado e a tentação da vida de uma pessoa. Pense nisso e deixe o seu comentário.

 

Marcha para Jesus reúne milhares de pessoas em SP no dia de Corpus Christi


O apóstolo Estevam Hernandes, presidente do evento, discursou de cima de uma carro de som. "A verdade da marcha é que ela representa a união, a comunhão de todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo como filho de Deus e nosso desejo de expressar essa fé", disse. Grande parte das pessoas se ajoelhou na Avenida Tiradentes e, após a fala de Hernandes, iniciaram a passeata.A 24ª edição da Marcha para Jesus reúne hoje (26), feriado de Corpus Christi,milhares de pessoas no centro e na zona norte da capital paulista. A concentração do público começou próximo à Estação da Luz, na Avenida Tiradentes, de onde as pessoas saíram em passeata por volta das 10h, em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária.

Cerca de dez trios elétricos animam o público com músicas religiosas durante a caminhada. Ao chegar ao ponto final do trajeto, o público encontrará um palco onde cantoras e contores de estilo gospel se apresentarão. Entre eles, estão Renascer Praise, Bruna Karla, Banda Dopa, Juliana Santiago e Nana Shara.
A Polícia Militar e a organização do evento ainda não têm estimativa de público.
A primeira edição da marcha ocorreu em 1993, quando um grupo de pessoas organizou uma passeata a partir da Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antonio e chegou até o Anhangabaú.
(Fonte: Agência Brasil)

Doente de noite, curada de dia

 Foto: Eduardo Pinto
Em Outubro, de 2014, Telinha Pereira da Silva conta que uma doença repentina quase custou sua vida. "Comecei a me sentir doente, da noite para o dia, fiquei toda amarela, meus olhos eram todos amarelados, fui de repente parar no hospital. Os médicos começaram a me examinar, diagnosticaram que eu sofria com o canal da bile entupida. O especialista avaliou que eu não sobreviveria, porque era uma suspeita de câncer na papila do duodeno, que é o canal entre bile e intestino, e não existe tratamento por ser um local difícil de operar, além de sermos dependentes de comer e beber. Segundo a medicina, é um câncer que raramente alguma pessoa escapa da mesa de cirurgia". Em desespero no hospital, Telinha ligou para a mãe.
"Pedi para ela me tirar daquele quarto de hospital, mas minha mãe disse que não poderia fazer nada por mim, que era para que eu orasse a Deus."
"Tive vontade de usar o banheiro, e eu não tinha quase nenhuma vontade antes de usar, porque nem conseguia me alimentar direito. Meu sangue estava ficando amarelo, eu estava preocupada, mas fui ao banheiro e, depois de usar, senti que Deus disse dentro do meu coração "veja o vaso" e quando eu vi, coloquei tudo para fora, toda aquela sujeira que parecia o câncer. Deus disse no meu coração que eu estava curada e eu recebi". Depois disso, Telinha ainda veio para a Cidade Mundial dos Sonhos de Deus, no Brás, na Zona Leste, para confirmar sua cura e agradecer a Deus. "Vim para a igreja contra a vontade do médico, que queria que eu não viesse, mas operasse, mas senti que estava curada, vim na imposição de mãos, falei com o Bispo Jorge, ganhei um abraço, fiz novos exames duas vezes a pedido do médico, somente para provar que eu não tinha mais nada. Deus me curou".
(Fonte: IMPD)
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Salmos 84.

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12

1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
3 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
6 o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva.
7 Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
8 SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó!
9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
11 Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.
12 Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

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Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12
Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12
Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12
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ROBOÃO E O MAU CONSELHO

Dizem que se conselho fosse bom seria vendido e não dado. Não sei, não. Conselho é a experiência de outra pessoa, que tenta nos orientar sobre uma situação vivida. Conselho também é fruto da maturidade e da sabedoria de alguém, necessariamente a pessoa não precisa ter vivido uma situação idêntica para saber qual o melhor caminho a seguir.

Os jovens não gostam de conselhos, os idosos acham que não precisam mais de conselhos, a turma do meio não aceita conselho dos jovens, porque consideram que eles ainda não têm experiência para aconselhar e nem dos idosos, porque acham sempre que eles fizeram tudo errado. Em suma, quase ninguém ouve conselhos com os ouvidos de quem quer acertar.

Davi unificou o Reino de Israel e sobre todas as tribos governou por cerca de quarenta anos. Depois dele Salomão manteve a união do reino e também governou por igual período de seu pai. O reinado de Salomão foi de paz por todos os lados.

A promessa de Deus era que a casa de Davi seria estabelecida em Israel e Deus sempre cumpre Suas promessas, porém é preciso ser fiel para ser abençoado. Depois de Salomão houve contenda entre o filho de Salomão, o rei Roboão, e Jeroboão, filho de Nebate, e o reino foi novamente dividido.

Tudo começou quando Salomão ainda reinava sobre todo Israel. Ele observou o jovem Jeroboão e viu que ele era forte, valente e trabalhador, então Salomão o constituiu como administrador da casa de José.

Um dia Jeroboão estava saindo de Jerusalém e no caminho encontrou o profeta Aías, que estava vindo do campo e estava vestido com uma túnica nova. Não havia ninguém por perto, somente Aías e Jeroboão, nenhuma testemunha de um momento absolutamente espantoso.

Aías pegou a roupa nova que ele estava trajando e partiu em doze partes, deu a Jeroboão dez partes e disse: “Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.” (1 Reis 11:31). Deus falou pela boca do profeta que rasgaria o reino de Salomão, mas como assim? Deus não prometeu a Davi que estabeleceria sua Casa perpetuamente em Israel? Prometeu, sim, e cumpriu.

Deus não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender. Por causa de Sua promessa a Davi, Deus mandou dizer a Jeroboão: “Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.” (1 Reis 11:34-36).

Deus não destituiu o reino a Salomão e disse que não o faria por amor a Davi, Seu servo, mas que da mão de seu filho tiraria o reino, porém não totalmente, por causa da Sua aliança com Davi. Para Jeroboão, a mensagem do Senhor não poderia ser melhor, veja: “E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.” (1 Reis 11:37). Estava dada a sentença.

Salomão se levantou contra Jeroboão para matá-lo, mas ele fugiu para o Egito, onde ficou até a morte de Salomão e Roboão, seu filho, começar a governar.

Roboão foi para Siquém, porque todo Israel se reuniu para coroá-lo. Foi nesta ocasião que Jeroboão e toda congregação foi falar com o novo rei, dizendo: “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.” (1 Reis 12:4). Roboão ouviu a queixa e pediu três dias para pensar e o povo voltou para suas casas.

O povo estava insatisfeito com o jugo do reino sobre suas cabeças, havia muitos impostos e o pedido era relevante. É preciso lembrar que Davi juntou todo o material necessário para construir o templo e Salomão construiu, ou seja, durante oitenta anos o povo contribuiu bastante para construir o templo, mas o templo já estava pronto e o povo queria ser aliviado da carga dos altos impostos. Era justo.

O novo rei recebeu conselho dos anciãos que lhe disseram: “Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” (1 Reis 12:7). Era um bom conselho, Roboão atenderia ao pedido do povo e este povo o serviria todos os dias de seu reino, mas ele não aceitou o conselho.

Roboão pediu conselho dos jovens que cresceram com ele, uma turma quase teen, que não sabia nada da vida. Não deu outra, eles deram um péssimo conselho ao colega, veja só: “Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (1 Reis 12:10-11). Que conselho mais bobo!

Em sua arrogância, Roboão gostou do conselho de seus colegas, foi lá e repetiu cada palavra para o povo, que se reuniu para saber a resposta do rei. Vendo o povo que o novo rei não deu uma resposta sábia, se rebelou contra Roboão, a ponto do povo dizer que não reconhecia a Casa de Davi para reinar sobre eles, viraram as costas ao novato e néscio (incapaz, ignorante) rei Roboão.

O rei não estava mentindo quando disse que ia afligir o povo e logo ele mandou seu ministro da fazenda (só para contextualizar melhor), cobrar os impostos dos israelitas, mas ele não foi muito bem recebido, não, aliás, o povo apedrejou e matou o homem e Roboão fugiu para Jerusalém.

Foi desta forma que o reino foi dividido. Jeroboão foi ungido rei sobre as dez tribos de Israel e Roboão reinou sobre as tribos de Judá e parte de Benjamim. O reino nunca mais foi unificado e tudo aconteceu conforme a palavra do profeta Aías.

O estopim para a separação dos reinos de Israel e Judá foi um mau conselho recebido pelo filho de Salomão, que preferiu seguir a orientação de seus colegas de grupo escolar, a ouvir os sábios anciãos. É interessante observar que Roboão herdou o reino de seu pai Salomão, mas não veio em seu DNA nem um cadinho da proverbial sabedoria salomônica, pelo contrário, o que Salomão tinha de sábio, Roboão tinha de lerdo.

União vem de Deus, separação vem do diabo. Se Roboão tivesse sido sábio, não teria perdido quase todas as tribos de Israel e só ficou com duas, porque Deus honrou Sua aliança com Davi.

A vida espiritual tem dessas coisas, é preciso conversar com Deus antes de tomar uma decisão, porque uma escolha mal feita acaba comprometendo muitas vidas. No tabuleiro de Deus, as peças não estão soltas, isoladas, ao oposto, há uma sintonia, uma harmonia tremenda entre todas as peças, já que somos pétalas de uma mesma rosa, somos um inteiro dividido e unido em suas partes: a Igreja de Jesus.

Cabe a cada um de nós buscar sabedoria em Deus e agir com prudência em todas as ocasiões, sabendo que Jesus é o elo que nos liga a Deus Pai e nosso único Salvador. Depois de reconhecer Jesus como seu Salvador, sua vida todinha será passada a limpo e aí é um abraço.

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