ROBOÃO E O MAU CONSELHO

Dizem que se conselho fosse bom seria vendido e não dado. Não sei, não. Conselho é a experiência de outra pessoa, que tenta nos orientar sobre uma situação vivida. Conselho também é fruto da maturidade e da sabedoria de alguém, necessariamente a pessoa não precisa ter vivido uma situação idêntica para saber qual o melhor caminho a seguir.

Os jovens não gostam de conselhos, os idosos acham que não precisam mais de conselhos, a turma do meio não aceita conselho dos jovens, porque consideram que eles ainda não têm experiência para aconselhar e nem dos idosos, porque acham sempre que eles fizeram tudo errado. Em suma, quase ninguém ouve conselhos com os ouvidos de quem quer acertar.

Davi unificou o Reino de Israel e sobre todas as tribos governou por cerca de quarenta anos. Depois dele Salomão manteve a união do reino e também governou por igual período de seu pai. O reinado de Salomão foi de paz por todos os lados.

A promessa de Deus era que a casa de Davi seria estabelecida em Israel e Deus sempre cumpre Suas promessas, porém é preciso ser fiel para ser abençoado. Depois de Salomão houve contenda entre o filho de Salomão, o rei Roboão, e Jeroboão, filho de Nebate, e o reino foi novamente dividido.

Tudo começou quando Salomão ainda reinava sobre todo Israel. Ele observou o jovem Jeroboão e viu que ele era forte, valente e trabalhador, então Salomão o constituiu como administrador da casa de José.

Um dia Jeroboão estava saindo de Jerusalém e no caminho encontrou o profeta Aías, que estava vindo do campo e estava vestido com uma túnica nova. Não havia ninguém por perto, somente Aías e Jeroboão, nenhuma testemunha de um momento absolutamente espantoso.

Aías pegou a roupa nova que ele estava trajando e partiu em doze partes, deu a Jeroboão dez partes e disse: “Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.” (1 Reis 11:31). Deus falou pela boca do profeta que rasgaria o reino de Salomão, mas como assim? Deus não prometeu a Davi que estabeleceria sua Casa perpetuamente em Israel? Prometeu, sim, e cumpriu.

Deus não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender. Por causa de Sua promessa a Davi, Deus mandou dizer a Jeroboão: “Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.” (1 Reis 11:34-36).

Deus não destituiu o reino a Salomão e disse que não o faria por amor a Davi, Seu servo, mas que da mão de seu filho tiraria o reino, porém não totalmente, por causa da Sua aliança com Davi. Para Jeroboão, a mensagem do Senhor não poderia ser melhor, veja: “E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.” (1 Reis 11:37). Estava dada a sentença.

Salomão se levantou contra Jeroboão para matá-lo, mas ele fugiu para o Egito, onde ficou até a morte de Salomão e Roboão, seu filho, começar a governar.

Roboão foi para Siquém, porque todo Israel se reuniu para coroá-lo. Foi nesta ocasião que Jeroboão e toda congregação foi falar com o novo rei, dizendo: “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.” (1 Reis 12:4). Roboão ouviu a queixa e pediu três dias para pensar e o povo voltou para suas casas.

O povo estava insatisfeito com o jugo do reino sobre suas cabeças, havia muitos impostos e o pedido era relevante. É preciso lembrar que Davi juntou todo o material necessário para construir o templo e Salomão construiu, ou seja, durante oitenta anos o povo contribuiu bastante para construir o templo, mas o templo já estava pronto e o povo queria ser aliviado da carga dos altos impostos. Era justo.

O novo rei recebeu conselho dos anciãos que lhe disseram: “Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” (1 Reis 12:7). Era um bom conselho, Roboão atenderia ao pedido do povo e este povo o serviria todos os dias de seu reino, mas ele não aceitou o conselho.

Roboão pediu conselho dos jovens que cresceram com ele, uma turma quase teen, que não sabia nada da vida. Não deu outra, eles deram um péssimo conselho ao colega, veja só: “Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (1 Reis 12:10-11). Que conselho mais bobo!

Em sua arrogância, Roboão gostou do conselho de seus colegas, foi lá e repetiu cada palavra para o povo, que se reuniu para saber a resposta do rei. Vendo o povo que o novo rei não deu uma resposta sábia, se rebelou contra Roboão, a ponto do povo dizer que não reconhecia a Casa de Davi para reinar sobre eles, viraram as costas ao novato e néscio (incapaz, ignorante) rei Roboão.

O rei não estava mentindo quando disse que ia afligir o povo e logo ele mandou seu ministro da fazenda (só para contextualizar melhor), cobrar os impostos dos israelitas, mas ele não foi muito bem recebido, não, aliás, o povo apedrejou e matou o homem e Roboão fugiu para Jerusalém.

Foi desta forma que o reino foi dividido. Jeroboão foi ungido rei sobre as dez tribos de Israel e Roboão reinou sobre as tribos de Judá e parte de Benjamim. O reino nunca mais foi unificado e tudo aconteceu conforme a palavra do profeta Aías.

O estopim para a separação dos reinos de Israel e Judá foi um mau conselho recebido pelo filho de Salomão, que preferiu seguir a orientação de seus colegas de grupo escolar, a ouvir os sábios anciãos. É interessante observar que Roboão herdou o reino de seu pai Salomão, mas não veio em seu DNA nem um cadinho da proverbial sabedoria salomônica, pelo contrário, o que Salomão tinha de sábio, Roboão tinha de lerdo.

União vem de Deus, separação vem do diabo. Se Roboão tivesse sido sábio, não teria perdido quase todas as tribos de Israel e só ficou com duas, porque Deus honrou Sua aliança com Davi.

A vida espiritual tem dessas coisas, é preciso conversar com Deus antes de tomar uma decisão, porque uma escolha mal feita acaba comprometendo muitas vidas. No tabuleiro de Deus, as peças não estão soltas, isoladas, ao oposto, há uma sintonia, uma harmonia tremenda entre todas as peças, já que somos pétalas de uma mesma rosa, somos um inteiro dividido e unido em suas partes: a Igreja de Jesus.

Cabe a cada um de nós buscar sabedoria em Deus e agir com prudência em todas as ocasiões, sabendo que Jesus é o elo que nos liga a Deus Pai e nosso único Salvador. Depois de reconhecer Jesus como seu Salvador, sua vida todinha será passada a limpo e aí é um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.