Prazo de entrega de ponte do Jequitinhonha vira lance de disputa de candidatos a deputado federal
A inauguração da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no extremo sul da Bahia, se transformou em mais um capítulo da disputa política entre o deputado federal João Bacelar, conhecido como Jonga Bacelar (PL), e o deputado estadual Robinho (União Brasil). Ambos são pré-candidatos à Câmara dos Deputados e passaram a trocar declarações públicas sobre o prazo de conclusão da obra, que é considerada essencial para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Jonga Bacelar afirmou que a ponte será liberada em julho e provocou diretamente o adversário. O parlamentar disse estar acompanhado de um representante técnico, identificado como Fabão, que teria garantido a entrega da obra dentro do prazo. Segundo Jonga, a construção será concluída em 11 meses, contrariando a previsão defendida por Robinho de que a obra levaria mais de um ano.
Na gravação antiga, Jonga Bacelar ironizou a aposta feita pelo deputado estadual e sugeriu que Robinho deveria começar a preparar a renúncia à candidatura a deputado federal. “Infelizmente você vai perder a aposta”, afirmou, ao dizer que a ponte será inaugurada dentro do prazo prometido. O parlamentar ainda reforçou que tem compromisso com o extremo sul da Bahia e associou a obra à sua atuação política na região.
Robinho, por sua vez, respondeu ao desafio e reafirmou suas críticas ao governo federal. Segundo ele, ao longo dos últimos meses foram feitas cobranças públicas sobre o que classificou como descaso com o extremo sul baiano.
Em sua manifestação, Robinho propôs formalizar a aposta. Ele declarou que, caso a ponte seja entregue em julho, não será candidato a deputado federal. No entanto, se a obra não for concluída no prazo anunciado, Jonga Bacelar é quem deveria desistir da candidatura. “Vamos para o cartório”, afirmou, ao defender que o compromisso seja oficializado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT confirmou que a construção de uma nova ponte ao lado da atual continua. A estrutura, com cerca de 510 metros de extensão e pistas duplicadas, tem as obras de fundação em execução, com a implantação dos blocos de concreto.
A previsão de conclusão da nova travessia é 2026. O investimento federal somado é de R$ 104 milhões, cobrindo a reabilitação da ponte existente e a construção da nova obra. Outros R$ 22 milhões são destinados à operação, conservação e manutenção do desvio utilizado na BR-101.
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