1ª Flipiaú termina com concurso de contação de histórias e show do projeto Ifá

                 Evento foi marcado pela solidariedade com arrecadação para o Bahia Sem Fome

A primeira edição da Festa Literária de Ipiaú - Flipiaú terminou na última sexta-feira (14) reunindo grande público para o concurso de contação de histórias e as demais atividades. Os presentes na praça Rui Barbosa se encantaram com as narrativas e formas de contar de todos os participantes, o que foi observado atentamente pelo júri. Com premiação em dinheiro e livros, o concurso escolheu como vencedora a história de Jhulia Fernandes Sousa.
A programação do último dia também incluiu uma oficina de hip hop com Sávio Oliveira e o lançamento do livro “Autismo e Direito – Como acessar o BPC e garantir os direitos da pessoa com TEA”, de Luciana Oliveira. A cerimônia de encerramento ocorreu no Espaço Machombongo, na praça Rui Barbosa, e contou com apresentações do grupo Mulheres em Domínio Público, que revisitou cantos tradicionais, e do projeto IFÁ, que uniu ritmos como ijexá, funk e afrobeat.
A Festa Literária também foi marcada pela integração entre cultura e solidariedade no município. No domingo (16), a organização entregou os alimentos arrecadados à campanha Bahia Sem Fome, resultado das trocas por livros de Euclides Neto realizadas durante o evento. Ao todo, foram 231 quilos de mantimentos repassados à 3ª Companhia do 8° Batalhão de Bombeiros Militar de Ipiaú.

Homenagem aos 100 anos de Euclides Neto

Com quatro dias de programação, a Flipiaú homenageou o escritor Euclides Neto, que completaria 100 anos na última terça-feira (11). O evento ofereceu oficinas, painéis, visitações guiadas, mostras culturais e atrações musicais. Escritores relevantes passaram pela festa, entre eles Jean Wyllys, Ricardo Ishmael e Nádia Akawã.

Para Edson Bastos, coordenador e curador da Festa Literária de Ipiaú, a primeira edição superou as expectativas. Ele destacou que o público pôde se aproximar da história e do legado de Euclides Neto por meio da visita à casa onde o escritor viveu, o que proporcionou momentos de forte emoção aos participantes.

A 1ª FLIPIAÚ é uma realização da Voo Audiovisual e foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, das secretarias de Educação e Cultura e da Fundação Pedro Calmon. 

O edital integra políticas estaduais e federais de fomento cultural, estabelecidas pelo Decreto Federal n.º 11.453/2023, pela Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), pelo Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), pelo Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e pela Lei Federal n.º 14.133/2021. O evento conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Assessoria de Imprensa: Jane Fernandes e Fábio Rodella

(71) 99395-2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.