Atlantic Nickel participa do Bahia Export e reforça a vocação de Itagibá para contribuir com a transição energética global

Evento reuniu diversas empresas de diferentes setores; Atlantic Nickel destacou aspectos operacionais da mina Santa Rita; Mais de R$ 1,2 milhão foi investido em ações socioambientais em 2024.

Durante o Bahia Export 2025, que ocorreu em Salvador nos dias 14 e 15 de agosto, a Atlantic Nickel reforçou a importância da mina Santa Rita, localizada em Itagibá, para a transição energética global. No painel “Oportunidades em negócios minerais no estado da Bahia”, o COO da empresa, Tony Lima, compartilhou resultados e perspectivas da companhia.

Segundo Tony, a empresa está muito bem posicionada no mercado. Com expectativa de crescimento de demanda por níquel, o minério sulfetado produzido pela Atlantic Nickel ganha destaque no setor de baterias elétricas, voltado principalmente ao mercado automotivo. Além do compromisso com o modelo operacional de excelência da Appian, Tony reforçou a atuação junto às comunidades e ao meio ambiente. Para ele, é importante ir além das obrigações legais.

“É uma regra básica do mercado ter responsabilidade com o ambiente em que estamos inseridos. Mas hoje a regra é fazer mais do que precisa ser feito,” afirmou o executivo.

Somente no ano passado, a Atlantic Nickel investiu mais de R$ 1,2 milhão em projetos socioambientais. No que se refere a cuidados com o meio ambiente, a empresa já ultrapassou a marca de 200 mil mudas plantadas, abrangendo 92 espécies nativas, e registrou 357 espécies de fauna silvestre na área de preservação.

Com essas iniciativas, a empresa reforça sua capacidade de contribuir para a transição energética global por meio de uma mineração segura e responsável.

Mais sobre o painel

O painel “Oportunidades em negócios minerais no estado da Bahia” foi o quinto da programação do Bahia Export 2025, realizado na manhã de 15 de agosto. Participaram como debatedores:

Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM);

Marcelo Silvestre, presidente da Galvani Mineração;

Emerson Souza, vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron; e

Tony Lima, COO da Appian Capital Brazil (Atlantic Nickel).

A moderação ficou a cargo de Georgina Maynart, jornalista da Rede Bahia (TV Globo). 

O Bahia Export foi realizado nos dias 14 e 15 de agosto e integrou, pelo segundo ano consecutivo, o calendário de iniciativas do Grupo Brasil Export.

Sobre a Appian Capital Brazil 

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em diversos países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com seis anos de atuação no mercado brasileiro e presente em dois estados (Minas Gerais e Bahia), o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui três ativos no país: Atlantic Nickel, Graphcoa e a subsidiária Omnigen Energy.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações.

Sobre a Atlantic Nickel

A Atlantic Nickel atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de níquel no sul da Bahia, em Itagibá. A empresa integra a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, que é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimento britânico. 

O compromisso da Atlantic Nickel é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.

Contatos para imprensa: (73) 98138 - 9095 (73) 99186 - 6339

Thárcio Mesquita Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.