Proteção do patrimônio natural da Chapada Diamantina é missão da Caravana Bahia Sem Fogo

Após o sucesso e grande envolvimento da população de Andaraí (11 e 12/04), chegou a hora da Caravana Bahia Sem Fogo desembarcar, hoje 15/04, em Livramento de Nossa Senhora. A cidade, situada a 600 km de Salvador, receberá este importante projeto do Governo do Estado, que tem como foco uma série de ações que vão mudar a maneira como a Bahia lida com a prevenção aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.

Com a chegada da Caravana, Livramento de Nossa Senhora se junta ao esforço coletivo para proteger uma das maiores riquezas naturais do Brasil e garantir a segurança e sustentabilidade da Chapada Diamantina para as gerações futuras.

Na última sexta-feira (12), o Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva e a Escola Municipal Fernando Gomes, no município de Andaraí, receberam a equipe do Bahia Sem Fogo, quando foram realizadas atividades com a participação ativa de crianças e adolescentes, desde alunos da educação infantil ao ensino médio.

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Vânia Almeida, explicou que a Caravana está mobilizando estudantes das escolas públicas municipais e estaduais para se tornarem Agentes Ambientais Mirins.

“Por meio das palestras e dos materiais socioeducativos, elaborados e distribuídos pela Caravana, os alunos são incentivados a compreender os desafios ambientais enfrentados na região e a adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano. Esses jovens serão multiplicadores da proteção ao meio ambiente, levando essa mensagem para suas famílias e toda a comunidade onde vivem”, ressaltou.

Durante o ciclo de palestras, a Capitã do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Gilmara Machado, explicou que a corporação tem intensificado sua atuação com foco na prevenção. “Junto aos órgãos parceiros do Programa Bahia Sem Fogo, a equipe do Corpo de Bombeiros tem participado de palestras em colégios, orientações nas comunidades, promovido capacitações de brigadistas, dentre outras inúmeras ações, sempre em prol da prevenção”, pontuou.

Para a diretora do Colégio Estadual Edgar Silva, Clésia Valquiria, as palestras e material chegam para complementar as ferramentas de ensino utilizadas pelos professores. “Este conjunto de atividades da Caravana está em sintonia com nossa proposta curricular, em que os jovens são protagonistas para garantir um futuro sustentável na Chapada. Todo o material informativo que recebemos vai subsidiar o trabalho de educação ambiental que já é desenvolvido aqui no colégio”, destacou.

Camilla Jorge, gestora da Escola Fernando Gomes, complementou: “A gente fica muito feliz com a presença do Governo, qualificando esse trabalho de educação ambiental com as crianças, de maneira lúdica, inclusive com a escolha de agentes mirins que ficaram muito animadas com o crachá que receberam”.

De pai para filho

O amor e o compromisso com a proteção das riquezas naturais da Chapada foram descritos, por Luiz Vieira, estudante de 16 anos, como um ensinamento familiar. Filho de Homero Vieira, brigadista voluntário referência na região, o jovem expressou seu entusiasmo com a chegada da Caravana nas escolas. “Sou filho de Homero, conhecido também como Velho Urso, e desde criança meu pai sempre falava da importância da preservação das matas e dos animais silvestres, mostrando na prática que cada um pode fazer a diferença e unidos podemos salvar nossos recursos naturais”.

“Então, acho que a Caravana está seguindo um ótimo caminho, chegando na escola com uma equipe de profissionais que passam informações pensadas diretamente para nós, adolescentes, inclusive sobre métodos de prevenção e a integração com a sociedade local”, ressaltou o estudante.

Equipe

A Caravana é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.