Foto: Divulgação/Bio-Manguinhos
O BNDES aprovou a liberação de R$ 30 milhões do Funtec (Fundo Tecnológico) para o desenvolvimento de vacinas pela Fiocruz. Por ser um recurso não reembolsável, a fundação não precisará quitar o crédito. O dinheiro será utilizado em uma plataforma de desenvolvimento de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro.
Segundo a Fiocruz, a vacina com RNA mensageiro apresenta melhor resposta imunológica, a produção é mais ágil e, como consequência, o custo da produção é menor. No fim de 2021, a Fiocruz foi selecionada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como centro para desenvolvimento e produção de vacinas com base em RNA mensageiro na América Latina.
À época, a vacina estava em fase de estágio pré-clínico na Fiocruz e o país ainda vivia a pandemia. O projeto era desenvolvido com recursos do Ministério da Saúde e emendas parlamentares.
“Inicialmente em desenvolvimento para a Covid-19, o projeto representa a introdução de uma nova tecnologia para a produção de vacinas a um menor custo e de forma mais célere, tornando o Brasil mais preparado para o enfrentamento de futuras emergências de saúde pública”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Julio Wiziack , Folhapress |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.