Google aprova rede social de Trump na Play Store

O Google aprovou o aplicativo da rede social Truth Social, criado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para distribuição na Google Play Store, disse um porta-voz da empresa nesta quarta-feira (12).

Lançado em fevereiro na loja da Apple (App Store) dos EUA, o aplicativo não estava disponível na Play Store devido à moderação de conteúdo insuficiente. De acordo com uma porta-voz do Google, em declaração de agosto deste ano, a companhia expressou preocupação com violações de suas políticas que proíbem conteúdo como ameaças físicas e incitação à violência.

Os telefones Android representam cerca de 40% do mercado de smartphones dos EUA e a Play Store é a principal forma de os usuários baixarem aplicativos. É possível obter aplicativos em lojas concorrentes ou baixá-los diretamente de um site, mas esse processo geralmente exije etapas extras e permissões de segurança. A rede social de Trump estava disponível por esses meios, mesmo com a proibição do Google.

O TMTG (Trump Media & Technology Group), que opera a Truth Social, deve disponibilizar o aplicativo na Play Store em breve. Procurado pela Reuters, a companhia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Truth Social restaurou a presença de Trump nas mídias sociais mais de um ano após ele ser banido do Twitter, Facebook e YouTube, em decorrência da invasão do Congresso americano no dia 6 de janeiro de 2021. O ex-presidente foi acusado de postar mensagens incitando a violência.

A rede social de Trump promete oferecer uma “experiência envolvente e livre de censura”, apelando para uma base que sente que suas opiniões sobre tópicos importantes, como o resultado da eleição presidencial de 2020, foram apagadas das principais plataformas de tecnologia.

Helen Coster/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.