Lula com Janja e Bolsonaro com Musk têm mais de 70% de menções positivas nas redes

O casamento de Lula (PT) com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, teve ampla maioria de menções positivas no Twitter, uma das redes sociais de maior atuação de seguidores de Jair Bolsonaro (PL). De 200 mil tuítes coletados pela consultoria Arquimedes, 71,2% eram de menções positivas. Outros 27% criticaram a festa.

Na análise da consultoria, venceu a narrativa de que Lula “merece ser feliz de novo, voltar a amar. Influenciadores de fora da bolha política também aprovaram a união”.

De acordo ainda com a Arquimedes, “os bolsonaristas tentaram argumentar que se tratou de uma festa nababesca, que Lula não liga para os pobres, que gastou muito dinheiro. Mas foram imediatamente confrontados com o argumento de que Bolsonaro gasta dez vezes mais com cartões corporativos em suas viagens, motociatas e férias. E que esses gastos, além de ser com dinheiro público, têm sigilo de cem anos”.

Outro foco dos comentários foi o vestido da noiva, feito por bordadeiras do Rio Grande do Norte. Os defensores do casamento argumentaram que Lula prestigiou as trabalhadoras e também o produto nacional, servindo espumante brasileiro.

A presença de celebridades como Gil do Vigor, Paulo Vieira e outros influenciadores, segundo a Arquimedes, aumentou o sentimento positivo em relação à festa, pois são “atores de fora da política que chamam outros públicos” fora da bolha petista.

“Ainda que não seja um evento político, Lula conseguiu, ao contrário das expectativas até de aliados, transformar a festa num ato com muitos simbolismos positivos pra campanha dele”, diz a consultoria.

Dois dias depois, os bolsonaristas foram à forra, com a ampla repercussão positiva do encontro de Jair Bolsonaro com o bilionário sul-africano Elon Musk.

De acordo com a Arquimedes, que levantou 280 mil tuítes na sexta (20), 75% das menções foram positivas ao presidente. As outras 25% foram negativas.

“As mensagens comemoraram o fato de Bolsonaro ser prestigiado, e também as escolas conectadas e a vigilância na Amazônia [referindo-se a projetos anunciados pelo bilionário]”, diz a consultoria.

Mônica Bergamo/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.