Ireuda Silva ressalta importância da tecnologia para combater o racismo: ‘Posts e vídeos provam o quanto o racismo faz parte do nosso cotidiano’

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), ressaltou a importância da tecnologia e do ativismo para denunciar episódios de racismo e injúria racial. Segundo a republicana, a gravação de vídeos e o uso das redes sociais são métodos poderosos para ajudar a combater esses crimes, como mostrou reportagem do “Estadão”.

“O mundo de hoje nos possibilita recursos valiosos para combater o racismo. Antigamente, muitos casos eram ignorados pela naturalização e pelo sentimento geral de impunidade. Mas, atualmente, o número de denúncias cresce todos os dias e esse tema é cada vez mais presente na mídia, mostrando a importância de uma gravação ou de um post nas redes sociais. Esses registros também provam o quanto o racismo faz parte do nosso cotidiano e que não estamos dispostos a tolerá-lo”, diz Ireuda.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, investigações de denúncias de injúria qualificada aumentaram de 97, em 2020, para 708, em 2021. Ainda de acordo com a reportagem, o aumento também foi grande nos casos de preconceito de raça ou de cor baseados na Lei Antirracismo (Lei 7.716) — 265 em 2020 para 427 em 2021.

“Temos recursos de sobra para combater a discriminação racial e ajudar a construir uma sociedade mais justa. Não podemos nos render à apatia, à desesperança; antes disso, devemos pressionar para que a justiça seja feita”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.