Zelenski pede ajuda dos EUA para conseguir caças russos para combater Moscou

Foto: AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, realizou uma reunião por vídeo com senadores dos Estados Unidos e pediu ajuda para conseguir aviões para sua Força Aérea.

O líder ucraniano “fez um pedido desesperado para que países europeus providenciem aviões russos para a Ucrânia”, disse Chuck Schumer, líder da maioria do Senado, sobre a reunião que aconteceu neste sábado (5).

“Farei tudo que eu puder para ajudar”, completou o democrata, em um comunicado. Mais de 280 senadores estiveram presentes na conversa.

Não está claro, porém, como Washington pode auxiliar na transferência dessas aeronaves russas, que teriam que vir de países europeus que já disponham delas.

É possível, por exemplo, que os EUA ajudem a Ucrânia a pagar por elas. Ou então providenciem caças de reposição para os países aliados que cederem os aviões.

Zelenski também pediu que seja implementada uma área de exclusão sobre o espaço aéreo ucraniano, mas até agora os EUA e a Otan (aliança militar do Ocidente) negaram tal demanda, temendo aumentar as tensões com Moscou.

Senadores publicaram mensagens de apoio ao ucraniano após a conversa, como Marco Rubio e Lindsey Graham, ambos do partido Republicano.

O líder da minoria, Mitch McConnell (também republicano), está trabalhando junto ao democrata Schumer para conseguir auxílios para a Ucrânia, afirmou uma fonte com conhecimento sobre a reunião.

O pacote incluiria um total de US$ 10 bilhões (mais de R$ 50 bilhões) em ajuda econômica, humanitária e de segurança.

Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.