Premiê de Israel fala com Putin, Zelenski, Scholz e Macron para discutir guerra da Ucrânia

Foto: Mikhail Klimentiev e Jack Guez/AFP

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, fez neste sábado (5) uma rodada de conversas com alguns dos líderes que protagonizam a guerra da Ucrânia.

Presencialmente, em Moscou, encontrou-se com o russo Vladimir Putin. Depois, por telefone, falou com o ucraniano Volodimir Zelenski. Na sequência, voou para Berlim para se reunir com o alemão Olaf Scholz. Mais cedo, antes de ir à Rússia, Bennett conversou com o francês Emmanuel Macron.

Israel, lar de uma população substancial de imigrantes russos, ofereceu-se para mediar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia —embora as autoridades tenham minimizado as expectativas de um avanço nas negociações.

Apesar de ser aliado dos Estados Unidos, ter condenado a invasão russa, expressado solidariedade a Kiev e enviado ajuda humanitária à Ucrânia, Israel afirmou que manterá as conversas com Moscou na esperança de ajudar a aliviar a crise.

Além disso, o país do Oriente Médio está atento ao apoio militar de Moscou ao ditador Bashar al-Assad na vizinha Síria, onde Israel ataca regularmente alvos militares iranianos e do Hizbullah. O contato com Moscou evita que forças russas e israelenses se ataquem por acidente.

De acordo com o porta-voz de Bennett, que segue a religião judaica, o premiê não violou o descanso sagrado do sábado ao viajar a Moscou e conversar com outros líderes porque o judaísmo prevê exceções quando o objetivo é preservar a vida humana.

Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.