A presença da mulher na politica ipiauens

Foto: Divulgação/Arquivo/José Américo Castro-
Nesta segunda-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A comemoração resulta de uma série de lutas por melhores condições de trabalho que tiveram início na segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos e na Europa, e prosseguem nos tempos atuais.
Fotos: Divulgação/Arquivo/José Américo Castro-
No Brasil, assim como em Ipiaú, a mulher vem conquistando espaços em todos os setores, marcando posição nos campos sociais, políticos e econômicos, garantindo seu empoderamento em funções que tradicionalmente eram exercidas pelos homens.

Nos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, deste município, elas predominam. Constituem a maioria na população e no eleitorado, ocupam os cargos mais importantes e crescem a cada dia.

NA PREFEITURA
Foto: Sandra Lemos/Arquivo
No comando do Poder Executivo Municipal de Ipiaú, a presença da mulher foi iniciada através da administradora de empresas Sandra Lemos que no ano de 2008 chegou à condição de prefeita em substituição ao titular do cargo José Mendonça, já que era a suplente deste.

No ano de 2016 o povo elegeu a empresária Maria das Graças Cesar Mendonça-PP-. A ela foi outorgado um mandato que se prolongou, com muitas realizações, até o final do ano passado. Em 2020 Maria foi reeleita é continua gestora do município. Assim como na gestão anterior, sua equipe administrativa é em boa parte constituída por mulheres.

Do elenco do primeiro escalão da equipe administrativa constam os nomes de Laryssa Dias( Secretária de Saúde) , Rebeca Câncio ( Secretária da Ação Social), Erlândia Souza( Secretária de Educação), Andrea Suzart ( Secretária de infraestrutura), Isabelle Araújo (Procuradora Jurídica do Município). Não podemos esquecer da empresária Flávia Mendonça que preside o Diretório Municipal do Partido progressista-PP- e tem forte atuação voluntária na gestão.

NA CÂMARA

Na atual legislatura o gênero é representado pela vereadora Andréia Novaes. A primeira mulher eleita para o Poder Legislativo ipiaúense foi a comerciária Elizabeth Orrico. Concorrendo pelo MDB, na eleição de 1972, ela obteve 221 votos e exerceu o mandato no período de 1973/77.

Depois de Elizabeth outras 10 mulheres exerceram mandato no Poder Legislativo Municipal. Desse seleto grupo constam os nomes de Consuelo Gioconda, Vera Andrade, Jacy Barreto, Terezinha Nascimento, Miralva Rios, Zizí da Silva e Nilzélia Maria, Margarete Chaves, Simone Coutinho e Andréia Novaes. De todas elas, apenas a vereadora Terezinha Nascimento -PMDB- exerceu o cargo de presidente da Câmara.

José Américo Castro-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.