Com filiação ao PSB encaminhada para ser vice de Lula, Alckmin tem histórico de embates com o PT

Foto: Felipe Rau/Arquivo/Estadão
Após reunião nesta segunda-feira, o ex-governador Geraldo Alckmin praticamente garantiu sua filiação ao PSB. Com o movimento, também deverá ser confirmada sua presença, como vice, na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto. O cenário harmônico entre os dois, no entanto, é recente: Alckmin esteve por mais de três décadas no PSDB e, durante esse período, protagonizou diversos embates com o PT — tanto enquanto adversário de Lula na disputa à Presidência, quanto em seus mandatos à frente do governo de São Paulo.

Herdeiro político do ex-governador de São Paulo Mário Covas, morto em 2001, de quem foi vice, Geraldo Alckmin se elegeu pela primeira vez em 1972, como vereador em Pindamonhangaba. Depois foi prefeito da mesma cidade, deputado estadual e federal, e governador.

Governador mais longevo
Alckmin foi o político que governou o estado de São Paulo por mais tempo desde a redemocratização: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018. Ele se elegeu em 1994 vice-governador na chapa de Covas e, com a morte deste em 2001, assumiu o governo, se reelegendo em 2002. Renunciou em março de 2006 para disputar o Planalto, sendo derrotado. Alckmin voltou ao Palácio dos Bandeirantes em 2011, eleito no primeiro turno.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.