Salles quer reconstrução de casas de afetados pelas chuvas em Ipiaú

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Eduardo Salles (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma indicação para que o Estado providencie a reconstrução de casas dos moradores do município de Ipiaú que foram afetados pelas fortes chuvas que castigaram a região em dezembro de 2021. As novas moradias devem ser erguidas, segundo o parlamentar, em locais afastados das áreas que sempre alagam com as cheias do rio de Contas.
O documento, endereçado ao governador Rui Costa, lembra que as cheias já causaram inúmeros prejuízos materiais às comunidades ribeirinhas que vivem à jusante da barragem de Pedra. “Os primeiros sinais de chuvas mais fortes ligam o sinal de alerta em diversos moradores que residem às margens do rio de Contas, no município de Ipiaú”, conta Salles.

Segundo ele, a bacia do rio de Contas – composta ainda pelos rios Brumado, do Antônio e Gavião – com as chuvas, aumenta de forma considerável sua vazão, colocando em risco diversos moradores das comunidades ribeirinhas. Neste mês de dezembro, registrou o progressista, foram 29 famílias desabrigadas pelas cheias do rio de Contas, moradoras de diferentes bairros, como região da praça dos Cometas, bairro Antônio Lourenço e rua do Curral, no fundo do pelotão.

“Acredito que se faz necessário repensar a estratégia de ocupação destes terrenos e aproveitar o ensejo de reconstrução das casas, afetadas pelas fortes chuvas de dezembro de 2021, para reconstruí-las em terrenos que não corram risco de inundação com as cheias do rio de Contas”, propôs Eduardo Salles, preocupado com o risco às vidas dos moradores e prejuízos materiais causados com as constantes enchentes em áreas residenciais.
Fonte: Alba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.