Neusa Cadore propõe realização do Festival Junino Solidário em formato online

 

Foto: Divulgação/ALBA
A deputada Neusa Cadore (PT) propôs a realização do Festival Junino Solidário da Bahia, para apoiar artistas e trabalhadores da cultura afetados pela pandemia da Covid-19. A proposição foi protocolada na Assembleia Legislativa e atende à solicitação dos Artistas Solidários da Bahia.

No documento, a parlamentar ressalta a necessidade de medidas de apoio ao setor cultural e de enfrentamento à crise econômica imposta pela situação em que o Brasil e a Bahia atravessam. “Além de ser uma forma de atenuar o momento difícil que a população atravessa, o Festival também é uma forma de valorização dos nossos artistas”, destacou a petista.

Segundo Neusa, o Festival Junino Solidário da Bahia, no formato online, deve contar com a apresentação de artistas de Salvador e de outras cidades da Bahia, promovendo assim a valorização da diversidade cultural do Estado.

Na proposta, a parlamentar argumenta que, por conta da pandemia e as restrições necessárias à contenção da doença, as atividades culturais foram suspensas e os festejos juninos cancelados com o objetivo de evitar aglomerações e disseminação do novo coronavírus.

Tradicionalmente no Nordeste, e na Bahia em particular, os festejos juninos movimentam a economia, geram trabalho e renda. “O cancelamento impactou diretamente nos grupos de menor capital e estrutura, que tinham nas festas juninas sua principal fonte de geração de receitas, ocasionando perda de renda e dificuldades de sobrevivência”, afirma Cadore.

A proposta deverá ser encaminhada à Secretaria de Turismo, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).

ARTISTAS SOLIDÁRIOS
O coletivo foi criado há um ano com o objetivo de unir a categoria, propor e buscar soluções para enfrentamento das consequências da pandemia no setor cultural. O grupo é composto por cerca de 200 integrantes que atuam em diferentes linguagens artísticas e integra o Comitê Estadual Popular e Solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.