Racismo e transfobia: vereadora Erika Hilton vai processar 50 pessoas após xingamentos

Foto: Arquivo Pessoal
Vereadora mais votada em São Paulo (SP) e que pretende concorrer à presidência da Câmara Municipal, Erika Hilton (PSOL) vai protocolar nesta quarta-feira (6) uma ação contra 50 pessoas por ataques racistas, machistas e transfóbicos.

Conforme aponta a defesa da parlamentar, ela passou a receber xingamentos e ofensas como “raça imunda”, “vagabunda”, “jumenta”, traveco” e “cabelo desse serve pra tirar ferrugem de ferro” em suas redes sociais desde que foi eleita com expressiva votação no último pleito.

Na ação, Erika, primeira mulher transgênero a ocupar uma cadeira na Câmara de SP, pede às plataformas Twitter, Facebook e Instagram os dados dos perfis para que seus proprietários sejam condenados a pagar uma indenização de cerca de R$ 10 mil por danos morais.

O valor da reparação, segundo o mandato da vereadora, será usado para pagar custos de cartório para retificação de nome e gênero de pessoas trans em situação de vulnerabilidade, até que a gratuidade esteja prevista em lei.

“Quando uma mulher negra e travesti passa a ocupar uma função pública de prestígio, ataques em redes sociais são utilizados como tática de intimidação”, afirma a ação. As informações são da coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.