Matriculas da Rede Municial de Ensino estão abertas nas Unidades Escoares de Ipiaú


Prosseguem até o dia 05 de fevereiro as matrículas na Rede Municipal de Ensino de Ipiaú. Elas foram iniciadas no último dia 18 e estão sendo efetuadas nas próprias unidades escolares. No ato da matricula os novos alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI), deverão entregar copias da seguinte documentação: histórico escolar, certidão de nascimento e da Identidade(RG), com os respectivos originais para fins de conferência, comprovante de residência do responsável, número de identificação social (NIS) dos beneficiários do programa Bolsa 

Família, tanto do responsável quanto do aluno, laudo médico ou avaliação pedagógica (atualizados, caso o aluno tenha necessidade educativa especial); cartão de vacina atualizado, com declaração do posto de saúde da área do estudante menor de idade e duas fotos 3×4. 

A renovação da matrícula dos estudantes veteranos também será realizada presencialmente na unidade escolar em que ele está matriculado. Caso o estudante ou seu responsável não confirme a renovação da matrícula no prazo estabelecido, automaticamente perderá a vaga. A estimativa é de que 6.291 alunos renovem a matrícula nas 24 escolas da rede municipal. O início do ano letivo de 2021 acontecerá no dia 08 de fevereiro, na modalidade remota e no formato contínuo de dois anos, a fim de compensar o ano de 2020 que não foi cumprido em sua totalidade, em razão da pandemia de Covid-19.

CRECHES

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em 2021 haverá ampliação da educação infantil na Escola Euclides Neto (Fazenda do Povo) e na Creche Adelaide Souza (Córrego de Pedras), além da nova Creche com 120 vagas que receberá o nome da Professora Iolanda Campos Borges que será instalada no prédio onde funcionava a Casa da Menor, na Rua Alto da Carolina. 
Serão matriculadas nas creches em ordem de prioridade as crianças em comprovada situação de vulnerabilidade social; aquelas cujos pais ou responsável legal sejam portadoras de deficiência, assim como aquelas cujos responsáveis legais trabalham fora de casa e com o Cadastro Único (NIS/Programa Bolsa família).

Também estão nestes critérios as crianças cuja mãe ou responsável trabalhar com menor renda per capita, ou cujos pais sejam menores e estejam regularmente matriculados no ensino regular obrigatório, no período diurno, sendo um direito constitucional as matrículas nas creches. 

PROAJA

Outra novidade é a implantação do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROAJA), que foi elaborado a partir de uma ação do governo municipal de Ipiaú em cumprimento da meta 3 do Plano Municipal de Educação (PME), coordenado pela Secretaria da Educação e Cultura e contará com a parceria da Secretaria de Ação Social, Saúde e Administração. 

O projeto tem como objetivos principais reduzir os índices de analfabetismo em Ipiaú e promover uma educação de qualidade, assegurando o ingresso e permanência na escola de jovens com idade igual ou superior a 15 anos, adultos e idosos. Os interessados podem procurar as seguintes unidades de ensino no período de matrículas: Escola Edvard Pereira, Escola Leovícia Andrade, Escola Florentino Pinheiro, Escola Agostinho Pinheiro, Escola Edvaldo Santiago, Escola Municipal Dr. Euclides Neto( Fazenda do Povo), Escola Municipal Presidente Médici (Córrego de Pedras) e nas escolas unidocentes Otaviano Nunes, José Thiara, Ivone Vieira, Joana Lisboa e Afrânio Peixoto. 

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.