Pesquisadores da Turquia dizem que CoronaVac teve 91,25% de eficácia no país

Expectativa é que a taxa pode aumentar com base em dados de testes já em estágio avançado; vacina é a mesma produzida pelo Butantan

Foto: Divulgação/Gov de São Paulo

Dados divulgados pela Turquia nesta quinta-feira (24) indicam que a vacina CoronaVac, produzida no Brasil pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, teve eficácia de 91,25% no país. Os pesquisadores turcos não identificaram qualquer efeito colateral significativo entre os voluntários.

As informações são da agência de notícias Reuters, replicadas pelo G1. De acordo com a publicação, os pesquisadores da Turquia consideraram a possibilidade de a taxa aumentar com base em dados de testes já em estágio avançado.

A Turquia comprou 50 milhões de doses da CoronaVac em 11 de dezembro, que devem chegar na próxima segunda-feira (28). O ministro da Saúde do país, Fahrettin Koca, informou que 9 milhões de pessoas deverão ser vacinadas no primeiro momento de campanha, começando pelos profissionais de saúde.

A CoronaVac é desenvolvida pela chinesa Sinovac, que fechou acordo com o governo de São Paulo. Na quarta-feira (23), representantes do estado iriam anunciar a eficácia da vacina, mas a divulgação foi adiada a pedido da fabricante.

Nesta quinta, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que a eficácia dos testes no Brasil é “bem superior” ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, os percentuais obtidos no Brasil são diferentes daqueles verificados em outros países onde a vacina é testada – além da Turquia, China e Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.