Polícia Federal desencadeia operações de combate a fraudes em Vitória da Conquista, Jequié e Ilhéus


Agentes da Polícia Federal realizaram na manhã desta quarta-feira (4), em domicílios de Jequié, localizados no São Judas Tadeu e Parque das Algarobas, além de escritórios de contabilidade, em desdobramento da Operação Demissio, para combater fraudes na obtenção do benefício do seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. 

As ações nas cidades de Vitória da Conquista e Jequié ocorreram simultaneamente com a Operação Persona Ficta, na cidade de Ilhéus. Em Jequié, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca, além de medidas cautelares diversas e do bloqueio de R$ 94 mil, em bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pelas Varas da Justiça Federal de Jequié e Ilhéus. Os crimes investigados são os previstos nos artigos 171, § 3º, do Código Penal (estelionato majorado) e 288 do Código Penal (associação criminosa).

“O grupo investigado simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS), bem como inseria anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego”, fraudes acontecidas entre 2014 e 2019, totalizando, até o momento, mais de R$ 94 mil em prejuízos. 

Foi apurado que o grupo está dividido em três núcleos, o de mentores: pessoas responsáveis pela idealização, planejamento e coordenação das fraudes; apoio técnico, pessoas com conhecimento especializado que munia os investigados com informações necessárias para a realização das fraudes e um terceiro, dos sacadores pessoas que figuram como sócios das empresas fictícias ou como empregados dos vínculos empregatícios falsos, e que realizam os saques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.