Ações do Governo da Bahia na área do saneamento básico para povos tradicionais são destaque no dia da consciência negra

Foto: Comunicação/Quilombola/Quixaba-Bonito

Novembro marca o mês da consciência negra e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), destaca as ações de saneamento básico voltadas para atender os povos tradicionais - quilombolas, indígenas, fundos de pasto e também para os assentamentos rurais, desenvolvidas para garantir mais qualidade de vida para essa população que têm em sua essência um percentual significativo de população negra.

A partir do compromisso firmado através do Plano Plurianual Participativo 2020/2023 de ampliar o acesso à água de qualidade e em quantidade adequada na área rural, com foco no semiárido, a SIHS ampliou suas ações para garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário para as populações que integram essas comunidades, com destaque para a perfuração de poços, a implantação de sistemas de abastecimento de água e implantação de módulos sanitários domiciliares.

Um levantamento feito pela equipe técnica da SIHS, apontou que nos últimos cinco anos, por intermédio de sua vinculada, a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), a SIHS beneficiou mais de 57 mil pessoas em territórios tradicionais, que abrangem comunidades quilombolas, áreas de fundo de pasto, comunidades indígenas e nos assentamentos rurais, com a implantação de sistemas de abastecimento de água em 236 localidades, com 321 poços perfurados e 419 módulos sanitários domiciliares implantados.

Em 2020, mesmo com a pandemia provocada pela Covid-19, os assentamentos rurais baianos foram beneficiados com a perfuração de 18 poços e 4 sistemas de abastecimento de água foram instalados, beneficiando 476 moradores. Outros 7 sistemas seguem em andamento para atender cerca de 1.377 assentados. Nas comunidades quilombolas 6 poços foram perfurados e 4 comunidades receberam sistemas de abastecimento de água, beneficiando 1.299 moradores. Outros 7 sistemas estão em fase de conclusão para atender 3.086 habitantes. Nas localidades conhecidas como fundos de pasto foram implantados 26 módulos sanitários domiciliares, beneficiando 87 moradores. Em relação às comunidades indígenas foram perfurados 2 poços e novos sistemas de abastecimento de água seguem em andamento para atender a 123 moradores de três comunidades.

“O abastecimento de água e as soluções sanitárias domiciliares nos territórios tradicionais constituem-se em importante política pública de Governo, e a SIHS vem atuando junto a essas comunidades promovendo o acesso a água e melhores condições sanitárias, tão importantes para a prevenção e o controle de doenças ocasionadas pela falta ou inadequação dessas condições” destacou o titular da SIHS, Leonardo Góes.

Territórios Quilombolas

No início deste mês de novembro em uma publicação especial sobre as comunidades quilombolas, a SIHS destacou as ações dos últimos cinco anos que beneficiaram um total de 29.146 pessoas com ações de abastecimento de água e com a implantação de unidades sanitárias. Foram perfurados 85 poços, em 77 comunidades, de 41 municípios no nosso Estado. Outras 85 comunidades receberam sistemas de abastecimento de água, beneficiando com o fornecimento água potável, 27.993 remanescentes de quilombos, e ainda estão em andamento mais sete sistemas, que irão atender um total de 3.086 pessoas. No campo do esgotamento sanitário, foram implantados 339 módulos sanitários domiciliares, beneficiando 1.153 pessoas de 19 comunidades quilombolas.

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.