Rui e ACM Neto entregam Unidade Básica de Saúde de Pirajá

 Equipamento, que será gerido pela prefeitura, teve investimento de R$ 4,4 milhões em recursos estaduais

Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

O governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) inauguraram na manhã desta quarta-feira (9) a UBS (Unidade Básica de Saúde) de Pirajá, que contou com investimento de R$ 4,4 milhões em recursos estaduais. O equipamento, que será gerido pela administração municipal, fica na rua Elísio Mesquita, próximo à Escola Municipal Professora Alexandrina dos Santos Pita. Na mesma ocasião, Rui e ACM Neto também entregaram a Academia de Saúde do bairro.

Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a nova UBS possibilitará que o Estado se aproxime do compromisso de ampliar cobertura da atenção primária para pelo menos 70% na capital”. O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, também participou da inauguração.

Essa é a 15ª UBS entregue em menos de seis meses na cidade e a 6ª em parceria entre prefeitura e governo estadual.

“Isso aqui faz parte de um planejamento que nós temos para reforçar a atenção básica na região metropolitana. Estamos cumprindo a missão de apoiar os municípios para que tenhamos na atenção básica a prevenção necessária na saúde pública”, disse Rui Costa.

ACM Neto, por sua vez, afirmou que a unidade é importante porque prestará atendimentos primários e preventivos, evitando que a população assistida desenvolva problemas crônicos de saúde no futuro.
“A partir de agora, a população vai ter a oportunidade de ser atendida em mais essa unidade no bairro.

Esperamos que 500 atendimentos por dia sejam realizados aqui. Sem dúvida alguma, o ano de 2020 está marcado como o ano de maior expansão na atenção básica de saúde”, afirmou o prefeito.

De acordo com ele, em janeiro de 2013, o distrito sanitário de Pirajá tinha uma cobertura de apenas 13,8%, abaixo da média da capital (18%), que era uma das piores do Brasil. Agora, afirma o prefeito, a capital baiana saltou para uma cobertura de 56,5% e o distrito sanitário de Pirajá, para 78,1%.

Áreas de atendimento

A USB de Pirajá começará a ofertar partir desta quinta (10) atendimento nas áreas de enfermagem e odontologia, além de programas de pré-natal e acompanhamento de pessoas com hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

O posto tem capacidade para atender, em média, 460 pessoas por dia e conta com três equipes de saúde da família e outras três de saúde bucal.

Os profissionais vão trabalhar em regime 40 horas semanais.

A UBS oferecerá ainda serviços complementares, entre eles curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados, dispensação de medicamentos, confecção do cartão SUS (2ª via), acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família e acolhimento com classificação de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.