Secretaria de Saúde apresenta plano de enfrentamento às arboviroses em Ipiaú

Fotos: Divulgação/Dircom PMI
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú apresentou na ultima sexta-feira,14, no auditório do Colégio Municipal Celestina Bittencourt, o Plano de Ação sobre o enfrentamento das arboviroses , em especial sobre a Dengue, já que atualmente foram notificados 99 casos da doença no município.


O publico alvo do evento foram os profissionais da assistência à saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e agentes de endemias, dentre outros trabalhadores do setor. A idéia do plano é nivelar todos os profissionais dentro de uma visão multidisciplinar sobre o que e como fazer, caso ocorra um processo epidêmico.

Na oportunidade os profissionais foram devidamente orientados e capacitados para enfrentamento do agravo e receberam material gráfico de apoio e manuais para auxiliar no trabalho.

“Foi um momento de conhecimento, troca de informações ,onde a equipe também recebeu uma capacitação sobre o novo Coronavírus. Contamos com a participação da equipe do HGI no qual reafirmamos nossa parceria para o fortalecimento da nossa Rede de Saúde que beneficia mais ainda a população de Ipiaú”, informou a Secretária de Saúde, Larissa Dias.

A secretária destaca que o programa de combate à dengue é de grande importância e necessita do envolvimento de todos, principalmente da população que continuará a ser orientada para não deixar água parada, onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses ( dengue, zika, chikungunya e febre amarela)encontram condições ideais de reprodução.

Além de estarem preparados do ponto de vista teórico, os profissionais capacitados se encontram devidamente habilitados para a prática. Mutirões serão realizados em toda a cidade, iniciando pela Rua do Emburrado, onde já foi confirmado um caso de dengue, e Bairro Aloísio Conrado. Na sequencia ocorrerão panfletagens em praça publica, palestras nos colégios igrejas e outros locais de aglomeramento de gente.

O plano envolve cinco eixos temáticos: coordenação, assistência, vigilância, apoio logístico, comunicação, mobilização e educação em saúde. ( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).

Nenhum comentário: