Jornada Pedagógica de Ipiaú teve início na manhã desta segunda-feira

Foto: Dircom/PMI
Com o tema “Educação e Inteligência Emocional: Ferramentas para os desafios da atualidade”, abordado pelo sacerdote e educador Gilberto Antônio dos Reis (Padre Gil), teve início na manhã de hoje (segunda-feira, 3) no Salão do Templo da Primeira Igreja Batista de Rio Novo, a Jornada Pedagógica 2020. O evento prossegue nessa terça-feira, 4, no Colégio Ângelo Jaqueira, com atividades de formação continuada nos seguimentos Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e preparação das atividades do ano letivo previsto para a próxima quinta-feira, 06/02.
Foto: Dircom/PMI
A solenidade de abertura da jornada contou com a participação do Secretário de Educação e Cultura, Alan Marcio Vitorino, e outras autoridades municipais, além de professores, coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade aconteceu uma intervenção artística do ator Caio Braga baseada na música “Mais uma vez”, de Renato Russo/Legião Urbana. Em determinado momento da conferência o palestrante citou que “o lugar primordial da educação é o amor”, e ao observar que um pequeno grupo de professores, vestidos de forma padronizada de camisa preta, se retirou do recinto, concluiu ao final de sua participação dizendo: “Espero que seus alunos não façam o que vocês estão fazendo conosco”.

A Jornada Pedagógica é um momento em que os profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio de análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. É o momento do professor antes do início do ano letivo.

AVANÇOS

A Secretaria de Educação entende que valorizar o professor é cuidar do futuro de Ipiaú e pontua os avanços do setor ao longo da gestão da prefeita Maria das Graças. Dos avanços na classe constam: Implantação da reserva técnica gradativamente conforme orientação do MEC ao regulamentar a Lei; incorporação de GIACs ; liberação de licenças prêmios; Pagamentos de salários em dia; reformas e climatização dos prédios escolares , para oferecer melhores condições de trabalho; mudanças imediatas de níveis ; implantação da gestão democrática com conselhos, grêmios e colegiados; criação da Casa dos Conselhos; implantação do Núcleo Psicossocial para atendimento de alunos da Rede Municipal de Ensino; implantação de duas salas multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado(AEE), Implantação do Sistema de Gestão Educacional.

No elenco de avanços na cultura, constam: Criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo de Cultura; Projeto Iniciativa Noventa para melhorar a qualidade do ensino com aquisição de kit de livros e diagnostico feito por empresa especializada e implantação do sistema de gestão escolar. Também foram pontuadas as melhorias no transporte escolar e a merenda escolar de boa qualidade. Cumprindo assim quase integralmente o Plano de Governo da Prefeita Maria das Graças Cesar Mendonça. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.