Prefeitura de Ipiaú fecha o ano de 2019 com balanço positivo em todos os setores

Foto: Divulgação/Dircom
Apesar das dificuldades econômicas e dos entraves protagonizados por segmentos retrógrados da política local, a Prefeitura de Ipiaú fecha o ano de 2019 com um balanço positivo em todos os setores. Foi um período de muitos investimentos para o município que além de concretizar ações com recursos próprios, contou com o apoio do Governo do Estado e de representações parlamentares junto ao Governo Federal.

Dessa parceria vieram as seguintes obras: Reforma e Ampliação do Estádio Pedro Caetano; duas creches com padrão FNDE que atenderão mais de 700 crianças;reforma e ampliação do Centro de Abastecimento; reforma Frigorífico, em substituição ao antigo matadouro de gado bovino; reforma do prédio da Prefeitura; construção da Pista de Skate; construção da Praça da Ciência; reforma e ampliação do prédio da Delegacia de Policia; construção da nova sede do CREAS; construção da Unidade de Saúde de Média Complexibilidade; Sistema Simplificado de Abastecimento de Água Potável na Fazenda do Povo e em Córrego de Pedras; pavimentação de ruas e construção de poços artesianos na zona rural, além do asfaltamento de uma extensa área do Bairro Euclides Neto.

Algumas dessas realizações estão concluídas, enquanto outras se encontram em andamento, entretanto constam do cronograma de obras para serem iniciadas nos primeiros meses de 2020. Nesse elenco destacam-se as construções das praças da Bíblia, na antiga Feirinha, e Irmã Dulce, no bairro do mesmo nome; a requalificação da Praça do Cinquentenário; Unidade do Corpo de Bombeiros; Centro Esportivo do Bairro ACM e o Centro Esportivo da Area de Lazer Mané Grande, também conhecida como Campo da Baixada.Os recursos para essas realizações estão assegurados e licitados graças ao prestigio da prefeita e dos vereadores da base governista.

PLANEJAMENTO

A gestão da prefeita Maria das Graças tem cumprido fielmente com as contrapartidas estabelecidas e desse modo vem obtendo mais credibilidade para continuar avançando e consolidando o progresso do município. O bom planejamento do Governo Municipal, aliado à medidas de austeridade regidas pela prefeita Maria das Graças, garantiu que no decorrer do ano de 2019 o pagamento dos servidores e credores do município acontecesse absolutamente em dia, refletindo de forma positiva em todos os setores da administração.

EDUCAÇÃO E CULTURA

Na Rede Municipal de Ensino, o ano letivo foi encerrado dentro do tempo planejado. Diversos prédios escolares foram reformados e bem equipados, proporcionando aos professores e alunos, melhores condições de ensino e aprendizado. O Centro Integrado de Ensino Altino de Cerqueira ganhou uma gestão compartilhada com a Policia Militar, configurando um bem sucedido modelo na educação local. Importantes atividades culturais foram promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura do município. O incentivo à arte e literatura foi uma constante durante o ano letivo. O Coral Municipal fez bonito durante a temporada, com apresentações em praça publica que encantaram a população e os visitantes.

EVENTOS

A prefeitura promoveu diversos eventos ao longo do ano de 2019. Manteve a tradição de comemorar o Dia da Cidade, realizou o Natal Encantado com muita luminosidade e atrações na Praça Rui Barbosa,distribuiu mais de cinco mil brinquedos para crianças carentes do município e alunos das Escolas da Rede Pública Municipal. E manteve programas de lazer nos bairros e praças.

A FESTA DE SÃO PEDRO no Arraiá Cultural Meu Xodó, Minha Alegria, montado na Praça Salvador da Matta, atraiu milhares de visitantes, aqueceu o comercio local, gerou emprego e renda, além de brindar o publico com grandes atrações musicais, destacando-se a cantora Marília Mendonça.

No campo esportivo a Prefeitura promoveu torneios, campeonatos e incentivou a formação de atletas. Após a reforma e municipalização do Ginásio de Esportes, importantes eventos aconteceram no local. A Diretoria de Esportes vem se empenhando para que no próximo ano muito mais aconteça.

SAUDE 

As obras de reforma e ampliação também chegaram a três unidades de saúde da família e se estenderão pelas demais existentes na cidade. A intenção da Prefeitura é garantir um atendimento de excelência à população carente, tornando-a cada vez mais saudável e bem assistida. A construção da Unidade de Saúde de Média Complexidade ( UPA) foi concluída e aguarda a liberação do Ministério da Saúde para o inicio das atividades.

Atualmente a Prefeitura mantém nove consultórios médicos em pleno funcionamento, atendendo em especialidades como ginecologia, pediatria, hepatologia, psiquiatria, ultrassonografia e clinica geral. Foram adquiridas cadeiras odontológicas completas, compressores e diversos materiais, que promovem uma melhor utilização dos serviços.

AÇÃO SOCIAL

A Secretaria Municipal de Ação Social encerra mais um ano com saldo positivo das ações. Inúmeros atendimentos foram feitos, contemplando atividades individuais e coletivas, a exemplo de acolhimentos, visitas domiciliares, oficinas, palestras, cursos profissionalizantes, doação de alimentos, abordagens sociais, participações em ações de cidadania, dentre outros procedimentos. A secretária Nena Costa disse que 2019 foi um ano de muitos desafios, mas também de inúmeros resultados exitosos.

O Centro de Referencia de Assistência Social ( CRAS) executou os programas e projetos que lhes foram atribuídos, fortaleceu vínculos familiares e comunitários, preveniu situações de vulnerabilidade e risco social, bem como ampliou a garantia do acesso aos direitos de cidadania.

Além do CRAS, a população pôde procurar o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) que oferece serviços especializados e continuados às famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. A unidade ganhou uma nova sede, ao lado do prédio da Prefeitura, onde também se encontra instalado o efetivo da Ronda Maria da Penha. 

SERVIÇOS ESSENCIAIS

A manutenção da cidade transcorreu com êxito em seus diversos segmentos, desde a limpeza publica que foi eficaz, até a iluminação que recebeu constante manutenção e ampliação em diversos pontos. As secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano atuaram com precisão, cumprindo o cronograma estabelecido e atendendo as solicitações da comunidade. Algumas ruas foram pavimentadas, outras seguem recebendo paralelepípedos, meio-fios e passeios para pedestres. As ruas que ainda não estão pavimentadas foram beneficiadas com serviços de parolamento e cascalhamento, ficando em boas condições de trafegabilidade.

O grande trunfo do sistema viário urbano, entretanto, foi a pavimentação asfáltica das ruas Vicente Julio Aragão, Dom Pedro II, também conhecida como Rua do Honório, e Avenida Pensilvânia que ligam o centro à periferia da cidade. A recuperação e manutenção das estradas vicinais contribuío com a escoação da produção do homem do campo.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente implantou o Programa Mais Agricultura, visando auxiliares os produtores rurais do município, com a utilização de um trator, na preparação do solo para o plantio, promovendo assim o desenvolvimento da agricultura familiar que tem escoado sua produção para a merenda escolar e outros setores. A Feira da Agricultura Familiar foi uma experiência que deu certo e tornou-se modelo para outros municípios da região.

Incentivos ao reflorestamento, reciclagem do lixo urbano, preservação dos recursos hídricos, são algumas das inúmeras ações que a Diretoria de Meio Ambiente vem providenciando para tornar Ipiaú um município ecologicamente sadio.

AMPLIAÇÃO DA FROTA

A frota municipal foi ampliada em mais 20 veículos. Para isso foram feitos investimentos de mais de R$ 3,8 milhões entre carros e equipamentos. A administração municipal objetivou melhorar o transporte de pacientes, alunos e ampliar a qualidade dos serviços ofertados pelas secretarias do município.

Entre os veículos adquiridos, estão ambulâncias, ônibus escolares, tratores, retroescavadeira e viaturas para a segurança publica. Na saúde, 10 veículos estão dando suporte aos pacientes. Entre eles, destaca-se: duas ambulâncias para o SAMU, três ambulâncias básicas, um Fiat Toro, uma Ford KA, dois micro-ônibus e uma Renaut Master.

MENSAGEM DA PREFEITA 

Na mensagem de final de ano, a prefeita Maria das Graças agradece a população em geral, com a certeza de que no ano de 2020, o município continuará vivendo momentos de desenvolvimento com muitas realizações, com novas ações e a manutenção dos benefícios já conquistados.

”Com a força do trabalho, podemos dizer que temos orgulho de sermos família ipiaúense. Estou buscando fazer uma gestão de excelência, prezando sempre pela honestidade e compromisso com o povo. Conseguimos resgatar a credibilidade do município, confiança dos servidores e saneamento das finanças. Ampliamos a frota e expandimos programas sociais, com destaque para o ‘Prefeitura nos Bairros’.Seguiremos administrando com transparência e compromisso junto a comunidade. Além das obras de construções, que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer município, dentre todas as ações de governo, queremos manter o resgate da dignidade dos ipiauenses, devolvendo-lhes o amor, o carinho, o respeito como cidadãos, com a convicção plena do trabalho sério, aquele que prioriza o próximo e a honestidade, acima de tudo”.

 ( José Américo Castro/Dircom Prefeitura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.