Salvador é a quinta capital mais violenta do país, revela estudo

Secretaria de Segurança Pública, no CAB
Dados publicados nesta segunda-feira (05) pelo “Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019” apontam Salvador como a quinta capital brasileira mais violenta do país, com uma taxa de homicídios de 63,5 a cada 100 mil habitantes em 2017. O índice, no entanto, é inferior aos de Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Belém (PA) e Natal (RN), mas superior ao das três maiores capitais brasileiras: São Paulo (27º), Rio de Janeiro (18°) e Belo Horizonte (23°). O estudo é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Estuda aponta ainda a taxa nas mesorregiões baianas destacando os altos índices de ações letais na Região Metropolitana de Salvador e no Sul do estado. As três cidades mais violentas do Estado são Saubara (125,8), Tanquinho (123,8) e Simões Filho (119,9). Segundo o Mapa, “várias pequenas facções criminosas disputam o varejo de drogas nos territórios baianos e, em particular na capital”. As grandes facções ‘nacionais” estão presentes no território baiano e procuram se associar com as quadrilhas locais a partir do fornecimento de armas e drogas.

Ao avaliar o cenário baiano, o estudo questiona a política de segurança em vigência e afirma que “estado tem adotado uma linha de enfrentamento e embrutecimento no uso de suas forças policiais, melhor do que a inteligência e investigação, o que tem ajudado a alimentar o ciclo de violência.”