Davi elogia Maia e Guedes e fala de sintonia entre Poderes

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se reuniu nesta segunda-feira (5) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para fazer um balanço da relação entre o Executivo e o Congresso no primeiro semestre do ano. Davi assegurou que os Poderes estão cada vez mais próximos e trabalhando em harmonia.

— O governo e o Parlamento precisam estar antenados e conectados com a vontade popular. Nós estamos juntos em torno de causas que são do Estado e da nação.

A reforma da Previdência Social (PEC 6/2019), que será discutida pelo Senado nas próximas semanas, foi assunto do encontro. Davi elogiou a “atuação firme” de Rodrigo Maia na condução da primeira rodada de votação da medida na Câmara, concluída no início de julho. A PEC ainda precisa passar pelo segundo turno de votação.

— A Câmara apresentou para o Brasil uma proposta que dá condições de equilibrar as contas públicas e que vai fazer justiça com o Estado, que precisa ter mais recursos para investimentos.

O presidente do Senado também cumprimentou o ministro da Economia, cuja relação com o Legislativo foi avaliada positivamente.

— O ministro Paulo Guedes representa o desejo do governo de dialogar com o Parlamento, e é isso que ele tem feito.
Reforma tributária e pacto federativo

A reunião também encaminhou duas grandes discussões econômicas previstas para o segundo semestre: a reforma tributária e a revisão do pacto federativo. No primeiro caso, as diferentes propostas do governo, da Câmara e do Senado deverão ser levadas em consideração para a montagem de um texto final pactuado entre todos.

Já no que concerne ao pacto federativo, que diz respeito principalmente à descentralização de recursos públicos para estados e municípios, é o Senado que vai “pilotar” o processo, segundo Davi Alcolumbre.

Rodrigo Maia e Paulo Guedes não deram declarações na saída do encontro.

(Fonte da Agência Senado)