Ipiaú: V Conferência Municipal de Saúde acontecerá nesta sexta – feira (12)

Foto: Ilustrativa
Objetivando buscar propostas para direcionaras políticas públicas em saúde em Ipiaú, confirmando o correto, modificando o errado e construindo o novo, acontecerá na próxima sexta-feira (12), no auditório do Colégio estadual de Ipiaú, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. 
Card do Evento
O evento contará com a participação de representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores em saúde, gestores públicos e os prestadores de serviços de saúde da rede complementar. Na Conferência Municipal, serão escolhidos delegados que levarão os pontos discutidos localmente para a Conferência Estadual e dessa para a Conferência Nacional.

A Prefeita Maria das Graças, dentre outras autoridades, estará compondo a mesa da solenidade de abertura da conferência, que contará com os pronunciamentos da Secretária de Saúde, Meirinha Alves e do Presidente do Conselho Municipal de saúde, José Vaz Sampaio Filho.

Após a Leitura do Regimento, através da enfermeira Keila Maia Cardoso, ocorrerá um ciclo de palestras com os seguintes temas e os respectivos palestrantes:  “Saúde como Direitos” - por Rita Rodrigues e Jorge Sampaio - do Núcleo Regional de Saúde Sul/Jequié); Consolidação dos Princípios do SUS (pelo psicólogo Ciro Pestana); “Financiamento do Sistema de Saúde” (pelo médico Eduardo Aperibense Torres). 

No período da tarde, ocorrerão em grupos, as discussões dos eixos temáticos, em seguida, as apresentações das propostas tiradas de cada grupo e finalmente a escolha de delegados para a Conferência Estadual.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. “Democracia e Saúde: Direito de Todos”. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)