Gurgel pede ao STF apreensão de passaportes de condenados no mensalão


BRASÍLIA, 26 Out (Reuters) - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal a apreensão dos passaportes dos condenados no processo do mensalão para evitar que os réus deixem o país, afirmou à Reuters uma fonte do STF nesta sexta-feira.
A análise do pedido cabe ao relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa, que viaja à Alemanha para um tratamento de saúde e não deve avaliar o pedido antes da viagem, dia 28, disse a fonte que pediu para não ser identificada.
Barbosa estará de volta ao país no dia 7 de novembro quando será retomado o julgamento do mensalão.
Se houver pedido de urgência, a avaliação caberá ao revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski. A tendência, segundo outra fonte do STF, é de que o pedido da Procuradoria-Geral da República seja acatado, já que a conclusão do processo --quando não restará mais possibilidade de recurso ou alteração do resultado-- pode levar um ano.
O escândalo do chamado mensalão, um esquema em que parlamentares receberiam dinheiro em troca de apoio político ao governo no Congresso, foi deflagrado em 2005 no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
(Reportagem de Ana Flor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.