Vereador Nena quer criar Centro de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal em Ipiaú



De autoria do Vereador Nena Passos (PSC) está tramitando na Câmara Municipal o Projeto de Lei N° 157 que cria o Centro de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal de Ipiaú. Esta iniciativa se fez necessária para o efetivo controle de doenças transmissíveis aos humanos, prevenção de acidentes envolvendo animais criados soltos nas vias públicas da cidade e o sentimento de que devem ser empreendidos esforços mais eficazes e imediatos na proteção e oferecimento de uma melhor qualidade de vida para animais em situação de risco, em especial os de pequeno e médio porte.


O Centro de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal será ligado à Secretaria de Meio Ambiente ou órgão afim, e terá a finalidade de controlar a população de cães e gatos e proteger animais domésticos que sofrem maus tratos. Além do processo inicial de identificação e registro serão oferecidos gratuitamente procedimentos de esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educacionais de conscientização pública para o controle de zoonoses.

O PL 157 prevê punições rigorosas para quem maltratar ou eliminar (matar) cães e gatos sem que este procedimento seja por meio da eutanásia e dentro dos critérios estabelecidos pelos conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária, amparada  por laudo do médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses ou responsável técnico devidamente credenciado.

A previsão do Vereador Nena é de que, diante da importância do projeto, sua aprovação na Câmara esteja assegurada, podendo dar-se até através de votação única por acordo de líderes. O único empecilho que o projeto poderá enfrentar, segundo o parlamentar “É o sistemático trabalho da Diretoria Jurídica da Prefeitura que insiste em vetar projetos aprovados na Câmara e de autoria de vereadores que não fazem parte da base governamental. Mas, até nesse caso o autor do projeto de lei – Nena Passos - assegura que o cidadão ipiauense irá contar com a maioria representativa na Câmara para derrubar o Veto que poderá ser proposto pelo Executivo à criação do Centro de Controle de Zoonoses.

Trabalho voluntário com cães e gatos em Ipiaú

Digno de apoio de toda a sociedade, órgãos públicos, autoridades e da própria iniciativa privada, o excelente trabalho de resgate, proteção e tratamento de cães e gatos acidentados ou vítimas de maus tratos pelos próprios donos ou outras pessoas, realizado espontânea e gratuitamente em Ipiaú pela médica veterinária Vanessa Havana.

Dra. Vanessa recebe apoio de amigos e conhecidos que autorizam a guarda de animais em estado de vulnerabilidade em fazendas, sítios e até mesmo residências durante o período de tratamento, recuperação e devolução aos proprietários ou adoção por parte de pessoas interessadas em criar cães ou gatos.

Recursos financeiros também têm sido direcionados para custear o tratamento dos animais, já que há períodos em que mais de cinqüenta deles estão sob cuidados de Vanessa. Diversas ruas e bairros da cidade já estão vivenciando os resultados deste trabalho e não mais registram ocorrências de cães ou gatos abandonados nas vias públicas.

Fato inusitado

Um fato inusitado chama a atenção. Servidores públicos municipais, que deveriam deter meios e recursos maiores e mais avançados para desenvolverem ações de proteção aos animais domésticos de estimação que vivem situação de risco, são os principais utilitários do trabalho voluntário de Vanessa. Todas vez que encontram animais soltos e abandonados nas ruas, em situação de vulnerabilidade, machucados, maltratados ou acidentados ligam pedindo a intervenção dela, que chega a abrigar animais em sua própria residência tirando-os das ruas em tempos de chuvas colocando-os na escadaria do seu prédio para passarem a noite.

O ambientalista João Kleber Mota disponibilizou uma área próxima á Avenida Contorno para ser utilizada neste projeto de apoio e abrigo aos animais abandonados. Digna iniciativa.
Fonte Ascom Nena Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.