Dilma anuncia investimentos para mobilidade urbana de Salvador

                                                                                                                                                                         
A presidenta Dilma Rousseff esteve na capital baiana, na tarde desta sexta-feira (18) e anunciou investimentos para a mobilidade urbana. O deputado estadual Marcelino Galo participou do evento, que contou também com as presenças de ministros, deputados federais, secretários e prefeitos, além do governador Jaques Wagner.

“Salvador tem hoje uma frota de 380 mil carros e o transporte público precisa ter mais qualidade. As obras do metrô são muito importantes para melhorar o dia-a-dia da população soteropolitana”, comentou Galo. Mais de R$ 500 milhões serão investidos nas obras do metrô da capital que deverá ficar pronto até a Copa do Mundo, em 2014. As obras do primeiro trecho (Lapa-Acesso Norte) entrarão em funcionamento em abril de 2012, segundo o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão. Já o trecho Acesso Norte – Estação Pirajá deverá estar em operação até a Copa.

O governador comentou sobre a necessidade de obter recursos federais para obras no estado. “Não tenho dinheiro no orçamento para fazer essas obras. Elas precisam sem complementadas”, disse. Ao todo serão aplicados cerca de R$ 2,5 bilhões no projeto, vindos do governo federal, iniciativa privada e Estado, para a construção das vias alimentadoras, que podem ser BRTs (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Metrô de Salvador
O projeto, de responsabilidade municipal, foi iniciado em 1997 com quatro etapas para implantação que beneficiaria cerca de 400 mil usuários. Depois de muitos impasses e interrupções pelo Tribunal de Contas da União (TCU), devido a indícios de obras superfaturadas, os trens foram comprados em 2008, mas a obra ainda não foi finalizada. Com o anúncio de investimentos através do PAC2, a Linha 2 do metrô ligará o Acesso Norte ao município de Lauro de Freitas.

Juliana Costa
Ascom do deputado Marcelino Galo
71 3115 7253

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.