Docentes da UNEB realizam audiência publica na Câmara de Ipiaú.


   Texto-José Américo Castro
Atendendo a uma solicitação do corpo docente do Campus XXI da Uneb, a Câmara Municipal de Ipiaú realizou na manhã de terça-feira,31, uma Sessão Extraordinária com caráter de Audiência Publica, para que fosse prestado o devido esclarecimento, à comunidade ipiaúense,a respeito das causas que motivaram a paralisação das atividades acadêmicas neste campus ,bem como nos demais campi da Universidade.
Professores, alunos, ex-alunos, vereadores e populares participaram do evento que foi dirigido pelo professor Otávio Assis, diretor do Campus XXI da Uneb e provocou o posicionamento da Câmara no sentido de contribuir com a busca de soluções para o impasse que perdura mais de 35 dias e vem tendo desdobramentos radicais. As demais universidades estaduais da Bahia também estão com suas atividades paralisadas.
A Câmara se comprometeu a elaborar um documento que será enviado aos deputados apoiados pelos vereadores locais, solicitando desses parlamentares a necessária intermediação entre o governo e os grevistas. Paralela à Sessão Extraordinária na Câmara de Ipiaú,professores,estudantes e servidores das quatro universidades estaduais da Bahia ocupavam a galeria dos ex-presidentes da Assembléia Legislativa da Bahia para exigir a retomada das negociações,suspensas pelo governo no ultimo dia 27 de maio.
                                   Reivindicações
As principais reivindicações dos professores são a revogação do decreto 12.583, de fevereiro, que restringe o orçamento da universidade e proíbe a contratação de professores substitutos, e a retirada do acordo proposto pelo governo de uma cláusula que determina que os professores só podem apresentar novas queixas e reivindicações em 2015.
Além disso, ela também congela o salário dos professores. Esta cláusula, segundo os professores, foi apresentada no último momento durante negociações salariais em dezembro do ano passado.
                                     Justiça se pronuncia
A justiça baiana considera ilegal a greve dos  professores da Uneb.A decisão  foi proferida, na ultima segunda-feira,pelo  juiz Mário Soares Caymme Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.