Euclides fala em região metropolitana desde Jequié até Ubatã
Euclides fala em região metropolitana desde Jequié até Ubatã
Um projeto de proposição do deputado Euclides Fernandes visa combater intenção do grupo político da cidade de Vitória da Conquista de transformar Jequié em cidade satélite da metrópole conquistense, abafando os planos da cidade sol de se aumentar sua influência regional.  Até aí, nada contra.  O problema é quanto à pretensão do projeto em abarcar a região de Ipiaú como cidade satélite da influência jequiéense.
Na projeção do deputado, seria criada uma zona metropolitana considerando que podem ser caracterizados como ” um sinônimo de integração econômica e sócio-cultural” os municípios de Jequié, Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá, Ubatã e Itamari.
A disparidade entre os municípios, entretanto, fica evidente desde o aspecto geográfico até a produção econômica. Ipiaú está na zona da mata, é município cacaueiro e hoje recebe intensivos investimentos no setor de mineração de grande porte. Enquanto isso Jequié está situada em zona da caatinga e tem por característica produtiva os setores comercial e industrial.
A intenção de se atrelar os destinos de Ipiaú a Jequié soa no mínimo ultrajante para uma cidade que pleiteia se tornar pólo regional. Além do mais, a perspectiva de desenvolvimento para Ipiaú a longo prazo é tão promissora que cabe até cogitar se não seria Ipiaú a cidade a criar uma região administrativa.