Mostrando postagens com marcador Ibirataia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ibirataia. Mostrar todas as postagens

Ibirataia: Prefeitura fortalece planejamento esportivo e projeta novas conquistas para o futebol municipal

Reunião entre Liga Ibirataense de Futebol e Secretaria de Esportes define estratégias para impulsionar o esporte no segundo semestre

O esporte de Ibirataia segue avançando com planejamento e resultados expressivos. Na manhã desta terça-feira (09), o presidente da Liga Ibirataense de Futebol, Damião Santos Jordão, apresentou ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Bonfim Froes, o troféu de Campeão da Copa Intervale 2024, conquista que marcou a história do futebol ibirataense e reforçou o potencial esportivo do município.

Durante o encontro, foram discutidas ações estratégicas para o fortalecimento do futebol local no segundo semestre de 2026. Entre as pautas abordadas estiveram o incentivo aos atletas, o desenvolvimento de competições esportivas e a ampliação de projetos voltados para a formação de novos talentos, consolidando o compromisso da gestão municipal com o crescimento do esporte.

O secretário de Esportes e Lazer, Bonfim Froes, destacou a importância do trabalho conjunto para o avanço da área. “O esporte é uma ferramenta de transformação social, inclusão e cidadania. Seguiremos trabalhando ao lado da Liga e com o apoio do prefeito Sandro Futuca para criar oportunidades e fortalecer ainda mais o esporte de Ibirataia”, afirmou. As ações integram o planejamento da gestão Governo no Caminho do Progresso, que mantém investimentos contínuos para ampliar as conquistas esportivas do município.

Ibirataia: Prefeitura realiza patrolamento e cascalhamento na Região do Riacho Dantas

Serviços de manutenção buscam melhorar tráfego, segurança e mobilidade na zona rural do município

A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, realizou nesta terça-feira (09) os serviços de patrolamento e cascalhamento das estradas na região Riacho Dantas. A ação faz parte do cronograma de manutenção das estradas vicinais e tem como objetivo melhorar as condições de tráfego para moradores, produtores rurais e veículos que circulam pela localidade.
Os trabalhos executados incluem nivelamento da via e aplicação de cascalho, proporcionando mais segurança, mobilidade e melhores condições de acesso para a população rural. A iniciativa também contribui para o escoamento da produção agrícola e o fortalecimento das atividades econômicas da região.
Segundo o secretário Weligton Souza da Silva Sobrinho, a gestão municipal segue comprometida com a melhoria da infraestrutura rural do município. “Estamos trabalhando continuamente para garantir estradas mais seguras e trafegáveis, oferecendo melhores condições de deslocamento para os moradores e fortalecendo o desenvolvimento das comunidades rurais”, destacou.
Fonte: Ascom/PMI

Prefeitura de Ibirataia conclui treinamento para implantação do Programa Ovitrampas no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Vigilância Epidemiológica, realizou o treinamento final para a implantação do Programa Ovitrampas no município. A capacitação preparou os profissionais para a utilização da estratégia de monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa representa mais um avanço nas ações de saúde preventiva desenvolvidas pela gestão municipal.
O Programa Ovitrampas é uma importante ferramenta de vigilância entomológica que permite identificar a presença e a densidade do mosquito por meio da coleta e análise de ovos do vetor. Com os dados obtidos, a equipe técnica poderá direcionar ações mais eficazes de combate às arboviroses, concentrando esforços em áreas consideradas prioritárias e fortalecendo o planejamento das medidas preventivas.
O prefeito Sandro Futuca destacou a importância do investimento contínuo em saúde pública. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais as ações de prevenção e proteção da nossa população. A implantação do Programa Ovitrampas demonstra o compromisso da gestão municipal com o monitoramento eficiente e o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, afirmou. A iniciativa reforça o empenho da Prefeitura de Ibirataia em promover mais qualidade de vida e segurança para os cidadãos.

Ibirataia marca presença na EXPOJEQUIÉ e fortalece a agricultura familiar com comercialização e valorização de produtores

O município de Ibirataia está sendo representado na Feira da Agricultura Familiar da ExpoJequié 2026 por empreendimentos que levam a qualidade, a identidade e a força da produção local para um dos maiores eventos do setor agropecuário da Bahia.

A participação na feira reforça a importância da agricultura familiar como instrumento de geração de renda, fortalecimento da economia local e valorização do trabalho desenvolvido pelos agricultores e agricultoras do município. Além de apresentar produtos de qualidade ao público regional, o espaço possibilita a abertura de novos mercados, a criação de parcerias comerciais e a ampliação da visibilidade dos empreendimentos da agricultura familiar. A Feira da Agricultura Familiar reúne 45 expositores de diferentes territórios baianos e tem se consolidado como uma importante vitrine para comercialização e fortalecimento dos pequenos produtores.
A presença de Ibirataia na ExpoJequié é resultado do compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o campo. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a administração vem incentivando a participação dos produtores em feiras, capacitações, eventos técnicos e espaços de comercialização que ampliam oportunidades e promovem o crescimento do setor.
À frente dessa agenda, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Laís Nascimento, tem representado o município em importantes encontros, fóruns e eventos realizados em diversas regiões da Bahia, levando o nome de Ibirataia para debates estratégicos sobre agricultura familiar, desenvolvimento rural, inovação e sustentabilidade.

“Participar de eventos como a ExpoJequié é uma oportunidade de mostrar a força da nossa agricultura familiar, valorizar os produtos da nossa terra e criar novas possibilidades de comercialização para os nossos produtores. Seguimos trabalhando para que Ibirataia esteja cada vez mais presente nos espaços que promovem desenvolvimento e oportunidades para o campo”, destacou a secretária.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibirataia

Ibirataia: Secretaria de Saúde promove capacitação em oncologia e fortalece combate ao câncer

Formação qualifica profissionais da rede municipal e amplia ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado humanizado à população
A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação em oncologia voltada aos profissionais da rede pública, reforçando as ações de prevenção, diagnóstico e assistência aos pacientes com câncer no município. A iniciativa integra as estratégias de fortalecimento da atenção básica e busca ampliar a qualificação técnica das equipes para um atendimento mais eficiente e humanizado.
Durante a formação, foram abordados temas essenciais como identificação precoce de casos suspeitos, fluxo de encaminhamento na rede de atenção oncológica e estratégias de acompanhamento contínuo aos pacientes. A capacitação visa garantir que os profissionais estejam preparados para atuar de forma integrada, contribuindo para o diagnóstico precoce e para melhores resultados no tratamento.
O secretário Elmar Lopes destacou a importância da iniciativa para a melhoria da assistência prestada à população. “Investir na capacitação dos nossos profissionais é fortalecer o cuidado com a vida. Essa ação reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer uma saúde cada vez mais qualificada, humanizada e preparada para enfrentar desafios como o câncer”, afirmou.
Fonte: Ascom/PMI

Ibirataia é premiada com Projeto Agricultura Itinerante e se destaca em evento estadual

O reconhecimento reforça protagonismo da Secretaria Municipal de Agricultura e valoriza ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar

O município de Ibirataia conquistou destaque estadual ao ser premiado com o Projeto Agricultura Itinerante, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e apresentado durante a FEAGRI e o Prêmio INOVAAGRO, em Salvador. A iniciativa foi reconhecida por promover inovação, descentralização dos serviços e fortalecimento da agricultura familiar no município, ampliando o acesso dos produtores rurais à assistência técnica e políticas públicas.

Representando o município, a secretária de Agricultura, Laís Nascimento, destacou que a premiação simboliza o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável. “Esse reconhecimento mostra que Ibirataia está no caminho certo, investindo em inovação e aproximando cada vez mais os serviços da Secretaria dos nossos agricultores. O Agricultura Itinerante nasceu para fortalecer o campo e garantir mais dignidade e oportunidades aos produtores rurais”, afirmou.
Além do reconhecimento pelo projeto, o município também recebeu um tablet entregue pelo secretário da SEAGRI, Vivaldo Gois de Oliveira, como forma de incentivo e fortalecimento das ações da pasta. O equipamento será utilizado para otimizar os serviços da Secretaria de Agricultura, garantindo mais eficiência no atendimento aos produtores rurais. O Projeto Agricultura Itinerante tem levado atendimento técnico, orientações sobre crédito rural e suporte especializado diretamente às comunidades, consolidando Ibirataia como referência em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Ibirataia

Ibirataia: Secretária de Agricultura Laís Nascimento participa da FEAGRI e apresenta projeto no Prêmio INOVAAGRO em Salvador

Representação do município fortalece ações de inovação e amplia diálogo com importantes órgãos do setor agrícola baiano

A secretária de Agricultura de Ibirataia, Laís Nascimento, participou da FEAGRI, em Salvador, levando um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura para concorrer ao Prêmio INOVAAGRO. A participação destaca o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura local, inovação no campo e desenvolvimento sustentável para os produtores rurais do município.

Durante o evento, a secretária também esteve reunida com o superintendente da Bahiater, Lanns Alves de Almeida, e com o diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), o engenheiro agrônomo Thiago Guedes Viana. Os encontros possibilitaram a troca de experiências e o alinhamento de futuras parcerias voltadas ao fortalecimento do setor agrícola em Ibirataia.

Segundo Laís Nascimento, a presença de Ibirataia em espaços estratégicos como a FEAGRI reforça a busca por avanços concretos para o município. “Estamos trabalhando para trazer inovação, assistência técnica e novas oportunidades para nossos agricultores, fortalecendo cada vez mais a agricultura familiar e promovendo desenvolvimento para nossa cidade”, destacou a secretária.

Ibirataia: Prefeito Sandro Futuca busca novas ações de urbanização para o município em audiência na CONDER

Gestor municipal esteve em Salvador para tratar de investimentos e ampliar parcerias com o Governo da Bahia

O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, participou de uma importante audiência em Salvador, na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), onde foi recebido pelo presidente do órgão, Zé Trindade. A agenda institucional teve como foco a busca por novas ações de urbanização para o município, fortalecendo o compromisso da gestão com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura urbana.

Acompanhado por Jayme Vieira Lima, presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), o prefeito apresentou demandas prioritárias para Ibirataia e reforçou a necessidade de ampliação de investimentos estaduais. O encontro possibilitou o alinhamento de futuras intervenções que poderão contribuir diretamente para a modernização dos espaços públicos e a qualidade de vida da população.

Segundo Sandro Futuca, a articulação institucional é fundamental para garantir avanços concretos. “Seguimos trabalhando com diálogo e responsabilidade para trazer mais obras e melhorias para Ibirataia. Essa parceria com o Governo do Estado é essencial para garantir ações estruturantes que promovam desenvolvimento e bem-estar para nossa população”, destacou o gestor municipal.

Prefeitura de Ibirataia implanta emissão online da 2ª via do IPTU e amplia modernização dos serviços públicos

A Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e do Departamento de Arrecadação Tributária, implantou mais um importante serviço digital para facilitar a vida do cidadão: a emissão online da 2ª via do IPTU através do portal e aplicativo ba.gov.br, do Governo do Estado da Bahia.

Com a nova ferramenta, o contribuinte poderá acessar o serviço de forma rápida, segura e prática, sem precisar se deslocar até o setor de tributos da Prefeitura. O atendimento está disponível 24 horas por dia, oferecendo mais comodidade, agilidade e economia de tempo.

O serviço foi desenvolvido em parceria com a plataforma ba.gov.br e permite ao cidadão:

✅ Emitir a 2ª via do IPTU em poucos minutos;

✅ Receber o documento diretamente pelo WhatsApp;

✅ Consultar débitos do imóvel de maneira simples;

✅ Acessar o serviço de qualquer lugar, utilizando celular, tablet ou computador.

Além de proporcionar mais conforto ao contribuinte, a iniciativa fortalece a modernização da gestão pública municipal, reduz o uso de papel, contribui para a sustentabilidade ambiental e amplia a segurança no acesso às informações tributárias.

COMO ACESSAR:

1️ Entre no portal ou aplicativo ba.gov.br;

2️ Faça login com CPF e senha ou utilizando a conta Gov.br;

3️ Pesquise pelo serviço:

“SOLICITAR EMISSÃO DE 2ª VIA DE IPTU – PREFEITURA DE IBIRATAIA”;

4️ Clique em “INICIAR”;

5️ Selecione a inscrição do imóvel;

6️ Escolha o exercício desejado;

7️ Emita a guia ou solicite o envio via WhatsApp.

A Prefeitura de Ibirataia segue investindo em inovação, tecnologia e modernização dos serviços públicos, aproximando cada vez mais a administração municipal da população.

Prefeitura Municipal de Ibirataia

No caminho do Progresso.

Ibirataia: Secretario de Esporte Bomfim Froes busca investimentos na Sudesb para fortalecer infraestrutura esportiva do município

Audiência tratou de requalificação de espaços esportivos, construção de arena e ampliação de ações para o segundo semestre

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ibirataia esteve presente, nos dias 20 e 21 de maio, em audiência na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em Salvador, para discutir importantes investimentos voltados ao fortalecimento do esporte no município. Durante o encontro, foram apresentadas demandas estratégicas para ampliação e modernização da infraestrutura esportiva local.

Entre as solicitações encaminhadas pelo secretário de Esporte e Lazer, Carlos Bomfim Frois, estão a requalificação do Estádio O Tesourão, das quadras Mamed Abdon Fair, Aquiles Noga e da quadra esportiva do distrito de Algodão, além da solicitação para construção de uma nova Arena Esportiva. Também foi solicitado o envio de materiais esportivos para implantação das ações planejadas para o segundo semestre deste ano.

Segundo o secretário Carlos Bomfim Frois, a agenda foi produtiva e representa um importante avanço para o esporte municipal. “Estamos trabalhando para garantir melhores condições para nossos atletas e ampliar as oportunidades esportivas em Ibirataia. Ficou acordado que a equipe técnica da Sudesb visitará o município para realizar o levantamento das demandas e dar andamento às ações”, destacou. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento esportivo e a valorização da juventude ibirataense.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Ibirataia 

Ibirataia: CRAS promove encontro com gestantes e fortalece ações de cuidado materno

Secretaria de Desenvolvimento Social realizou palestra educativa, entrega de kits enxovais e sorteios para futuras mães

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Ibirataia, por meio do CRAS, realizou nesta sexta-feira, 22, um encontro especial com 22 gestantes acompanhadas pela unidade. A programação teve como objetivo fortalecer o acolhimento e ampliar as orientações sobre saúde materna e cuidados com o recém-nascido.
Durante o evento, o pediatra Dr. Cauê Araújo Braz ministrou uma palestra abordando temas importantes como parto, amamentação, vacinação e exames essenciais nos primeiros dias de vida do bebê. Além das orientações, também foram entregues kits enxovais e realizados sorteios de ensaios fotográficos para as futuras mamães participantes.
O encontro contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, da diretora do CRAS e da equipe do Programa Criança Feliz. Segundo a gestão municipal, ações como essa fortalecem o cuidado social e garantem mais apoio às gestantes do município. “Nosso compromisso é promover acolhimento, informação e dignidade às famílias ibirataenses”, destacou a secretária da Luanna Figueiredo.
Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Ibirataia

Ibirataia: Major Heber visita Colégio Cívico-Militar José Firmino da Silva

Autoridades da Polícia Militar, Secretaria de Educação e gestão escolar participaram de visita técnica à unidade
Na manhã desta sexta-feira (22), o Major Heber Nascimento Correia realizou uma visita às instalações do Colégio Cívico-Militar de Gestão Compartilhada José Firmino da Silva, em Ibirataia. A agenda contou com a presença do Capitão Eliel e sua equipe, além do Capitão PM Leonardo, subcomandante da corporação, fortalecendo o compromisso com a educação e a disciplina no ambiente escolar.
O secretário municipal de Educação, Caio Pina, participou da visita ao lado da diretora Viviane Machado e do assessor Luciano Guimarães, representante do prefeito Sandro Futuca. Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento da gestão compartilhada e à melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede municipal.
Segundo o secretário Caio Pina, a parceria entre a Prefeitura de Ibirataia e a Polícia Militar da Bahia representa um importante avanço para a educação local. “O modelo cívico-militar contribui para a formação cidadã, disciplina e fortalecimento do ambiente escolar, promovendo mais oportunidades para nossos alunos”, destacou.

Ibirataia: Secretária de Agricultura participa de assinatura do projeto Parceiros da Mata em Ipiaú

Parceria entre Prefeitura de Ibirataia e CAR fortalece ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável

A secretária municipal de Agricultura de Ibirataia, Laís Nascimento, participou da assinatura do acordo de cooperação com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), dentro do projeto Parceiros da Mata. O ato aconteceu na cidade de Ipiaú e reuniu representantes de diversos municípios da região.

O acordo foi firmado ao lado do presidente da CAR, Jeandro Laytynher, e tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e preservação ambiental. A iniciativa busca ampliar investimentos e ações que contribuam diretamente para o crescimento das comunidades rurais de Ibirataia e região.

Segundo Laís Nascimento, a parceria representa mais um avanço importante para o setor agrícola do município. “Estamos trabalhando para garantir mais oportunidades, apoio técnico e desenvolvimento para os produtores rurais de Ibirataia. Essa cooperação fortalece ainda mais o compromisso da gestão municipal com o homem e a mulher do campo”, destacou a secretária.

Ibirataia: Saúde Bucal no Campo beneficia estudantes da rede municipal

Ação promovida em parceria com o SENAR levou atendimento odontológico, palestras educativas e aplicação de flúor para alunos de escolas rurais do município

A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sindicato Rural de Ibirataia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou nesta quinta-feira (21) o Programa Saúde Bucal voltado aos estudantes das escolas do campo. A ação aconteceu na Unidade Escolar Municipal Integral Antônio Balbino, localizada na região das Três Barras, reunindo alunos de outras cinco unidades da zona rural do município.
Participaram da iniciativa as escolas Integrais Santa Isabel, Fernão Dias, Belo Horizonte, Aristóteles Dias e a anfitriã Antônio Balbino. Durante o evento, cerca de 100 estudantes receberam atendimento odontológico realizado por dentista e técnicos do SENAR, garantindo acesso à promoção da saúde bucal e fortalecendo o cuidado preventivo entre os alunos da rede municipal de ensino.
Além dos atendimentos, os estudantes participaram de palestras educativas, orientações sobre escovação correta e aplicação de flúor, contribuindo para a conscientização sobre higiene bucal e qualidade de vida. O secretário municipal de educação Caio Pina destacou a importância da parceria para o fortalecimento das ações no campo. “Investir na saúde e na educação dos nossos estudantes é garantir mais dignidade, cuidado e desenvolvimento para as famílias da zona rural”, afirmou.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Ibirataia

Prefeito Sandro Futuca celebra entrega oficial do Complexo Esportivo de Ibirataia

Obra executada pela Secretaria de Educação do Estado vai fortalecer o esporte, lazer e qualidade de vida no município
Foto: Ascom/PMI
O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, recebeu nesta quarta-feira (20) a aprovação e a entrega oficial da obra do Complexo Esportivo de Ibirataia, realizada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O novo espaço representa mais um importante investimento na infraestrutura esportiva do município e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade.
Foto: Ascom/PMI
O espaço foi planejado para ampliar as oportunidades de prática esportiva, lazer e convivência social para crianças, jovens e adultos. A expectativa da administração municipal é que o Complexo Esportivo se torne um importante ponto de incentivo ao esporte, contribuindo também para a inclusão social e a promoção da qualidade de vida da população ibirataense.

“Recebemos essa entrega com muita alegria, porque é mais um compromisso que estamos transformando em realidade. Esse espaço será muito importante para os nossos jovens, atletas e para toda a população de Ibirataia”, destacou o prefeito Sandro Futuca, ao afirmar que agora o município aguarda o momento oficial da inauguração do complexo.

Ibirataia: SEDESC realiza blitz de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social mobilizou autoridades, equipes municipais e comunidade em defesa da proteção infantil


A Prefeitura Municipal de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou nesta segunda-feira, 18 de maio, uma blitz educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização aconteceu na sede do município e no Distrito de Algodão, reunindo servidores, autoridades municipais e representantes do Conselho Tutelar em uma importante ação de conscientização e prevenção.
A iniciativa contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luanna Figueiredo, da equipe da SEDESC, do prefeito Sandro Futuca, além de secretários municipais, vereadores e membros da rede de proteção à criança e ao adolescente. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações à população sobre a importância da denúncia e do enfrentamento à violência infantil. O objetivo foi fortalecer a conscientização social e incentivar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
A secretária Luanna Figueiredo destacou a importância da mobilização para fortalecer a rede de proteção no município. “Precisamos unir forças para combater qualquer tipo de violência contra nossas crianças e adolescentes. A informação e a conscientização são fundamentais nesse processo”, afirmou.
O prefeito Sandro Futuca também ressaltou o compromisso da gestão municipal com a causa. “Nossa administração continuará apoiando ações que promovam segurança, dignidade e proteção às nossas crianças e adolescentes”, declarou. Fonte: Ascom/Prefeitura de Ibirataia

 


Ibirataia: Agricultores conquistam investimentos na agricultura familiar com aprovação de novos projetos do PAA


A prefeitura de Ibirataia avança no fortalecimento da agricultura familiar e no combate à insegurança alimentar no município. Por meio de uma ação integrada entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Social, o município foi aprovado em um projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo Governo Federal através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A proposta contempla a associações da comunidade de Cachoeirinha (Algodão), com investimentos destinados diretamente ao fortalecimento da produção rural local. Os recursos poderão passar por reajustes, ampliando ainda mais os impactos positivos do programa nas comunidades rurais.

A Secretaria de Agricultura atua diretamente no acompanhamento dos produtores, no suporte técnico e na articulação das associações rurais, garantindo que os agricultores familiares tenham acesso às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social é responsável pela distribuição dos alimentos adquiridos através do programa, assegurando que os produtos cheguem às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede socioassistencial do município.

Executado pela Conab em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Programa de Aquisição de Alimentos foi reinstituído pela Lei nº 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto nº 11.802/2023, tendo como principal objetivo fortalecer a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação saudável.

Através da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), o programa garante a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar e a distribuição às unidades recebedoras e famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. A iniciativa promove inclusão econômica e social, incentiva a produção sustentável, fortalece o desenvolvimento rural e contribui diretamente para a redução do êxodo rural.

O resultado alcançado por Ibirataia é fruto da parceria entre a prefeitura e o governo federal, além do empenho técnico na elaboração dos projetos. O município também destacou a dedicação do consultor técnico e projetista Maurício Pereira, que teve papel fundamental na construção e aprovação das propostas junto à Conab.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Ibirataia.

Ibirataia: SEMUS fortalece Atenção Básica com entrega de novos tablets para Agentes de Saúde

Equipamentos irão modernizar o atendimento domiciliar e garantir mais eficiência na coleta de dados das famílias acompanhadas pela saúde municipal
A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 15 de maio, a entrega da primeira remessa de substituição dos tablets destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os equipamentos serão utilizados nas microáreas durante as visitas domiciliares, permitindo mais agilidade na coleta e atualização das informações das famílias acompanhadas pela Atenção Básica.
A entrega contou com a presença da advogada Helena Taiara e do coordenador do Núcleo de Informações, Fábio Nery, reforçando o compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos de saúde. A iniciativa busca oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, ampliando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.

Segundo a gestão municipal, os novos dispositivos irão fortalecer o monitoramento das ações de saúde e garantir mais segurança e rapidez no registro das informações em tempo real. “Estamos investindo em tecnologia para fortalecer a Atenção Básica e proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente para nossa população”, destacou o Secretario Municipal de Saúde Elmar Lopes.
Fonte: Ascom/ Prefeitura de Ibirataia

Ibirataia: Secretaria de Agricultura oferece análise de solo gratuita para produtores de cacau

Parceria com a CIMURC e o Governo do Estado fortalece a agricultura familiar e impulsiona a cadeia produtiva do cacau no município.
A Secretaria Municipal de Agricultura de Ibirataia iniciou uma importante parceria com a CIMURC, por meio do projeto estadual “Parceria Mais Forte”, com o objetivo de fortalecer a produção agrícola no município. A ação conta contou com a visita técnica da agrônoma Patrícia da CIMURC. A iniciativa busca ampliar a qualidade da produção e incentivar o desenvolvimento sustentável no campo.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Lais Nascimento, a parceria representa um avanço significativo para os produtores locais, especialmente os que atuam na cadeia produtiva do cacau. “Esse trabalho é fundamental para orientar os agricultores sobre a qualidade do solo e melhorar a produtividade das lavouras. É uma oportunidade importante para fortalecer a agricultura familiar e valorizar o cacau produzido em nosso município”, destacou a gestora.

Os produtores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura para realizar a solicitação do serviço, que será disponibilizado de forma gratuita. A gestão municipal reforça que as vagas são limitadas e o atendimento será realizado conforme a demanda e cronograma técnico da equipe responsável. A ação reafirma o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura e o apoio ao homem do campo.

Ibirataia: Prefeitura inicia obra de recalçamento de ladeira que dá acesso ao Bairro Maurina Alves

A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou as obras de recalçamento da ladeira que dá acesso ao Bairro Maurina Alves, local conhecido popularmente como “Morro dos Macacos”. A ação tem como objetivo melhorar as condições de tráfego, garantir mais segurança para motoristas e pedestres e facilitar o deslocamento diário dos moradores da região.
De acordo com a gestão municipal, o serviço faz parte do cronograma de melhorias na infraestrutura urbana do município. Além de proporcionar mais acessibilidade, a obra também busca reduzir os transtornos causados pelas chuvas e pelo desgaste da via, oferecendo mais qualidade de vida para a população que utiliza o trecho diariamente.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Weligton Souza da Silva Sobrinho, destacou a importância da intervenção para os moradores. “Estamos trabalhando com responsabilidade para recuperar pontos importantes da cidade, garantindo mais mobilidade, segurança e dignidade para a população. Essa é uma obra aguardada pela comunidade e que trará benefícios para todos”, afirmou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Ibirataia.

Destaques