Advogados baianos divulgam carta de apoio à reeleição de Lula no segundo turno- Por Política Livre

Foto: Divulgação
Um grupo de advogadas e advogados baianos declarou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma carta dirigida à advocacia e à sociedade brasileira. No documento, os signatários defendem o voto no petista no segundo turno e apresentam a preservação da Constituição de 1988, da soberania nacional e dos direitos humanos como motivos para a decisão.

Intitulado “Carta às advogadas, aos advogados e à sociedade brasileira”, o manifesto sustenta que a disputa eleitoral exige atenção à manutenção do Estado Democrático de Direito. O grupo também manifesta preocupação com ameaças comerciais estrangeiras e com o que considera tentativas de desmonte do Estado e da legislação de proteção à população.

“Diante da conjuntura e das candidaturas postas, a reeleição do presidente Lula é a única capaz não só de dialogar, como também de resistir às tentativas de desmonte do Estado brasileiro”, afirmam os autores.

A carta destaca a defesa de direitos da classe trabalhadora, de consumidores, mulheres, população negra, povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, povos de terreiro, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, entre outros grupos historicamente vulnerabilizados.

Os signatários também apontam como prioridades a preservação do Sistema Único de Saúde (SUS), da Previdência Social, do trabalho decente e da educação pública com amplo acesso.

Na segurança pública, o grupo defende instituições com autonomia, livres da influência de grupos armados e milicianos e comprometidas com a preservação da vida, especialmente da juventude negra e periférica. O texto também associa o apoio a Lula à defesa do funcionamento e da autonomia dos órgãos responsáveis pelo controle e pelo combate à corrupção.

Ao final, os autores convocam colegas da advocacia e a sociedade a votar em defesa da democracia, da soberania e dos direitos sociais. A versão apresentada da carta não informa os nomes nem o número de signatários.

Nenhum comentário: