Toxina botulínica amplia tratamento da enxaqueca crônica
Terapia pode reduzir a frequência e a intensidade das cris
Conhecida principalmente pelo uso estético, a toxina botulínica tipo A também é utilizada no tratamento preventivo da enxaqueca crônica, doença neurológica que pode comprometer o trabalho, a convivência familiar e a qualidade de vida. O problema atinge aproximadamente 15% da população mundial e ocorre com maior frequência entre as mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estudos utilizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estimam prevalência de 15,8%.
“A enxaqueca é uma doença neurológica, e não apenas uma dor de cabeça mais intensa. Além da dor, as crises normalmente vem acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e aos sons, alterações visuais e grande limitação para as atividades cotidianas”, explica o neurologista Ricardo Alvim, coordenador da Equipe de Neurologia do Hospital Mater Dei Salvador.
De acordo com a Classificação Internacional das Cefaleias, a enxaqueca é considerada crônica quando o paciente apresenta dor de cabeça em 15 ou mais dias por mês, durante mais de três meses, sendo pelo menos oito deles com características de migrânea. “Nos casos crônicos, o paciente pode passar metade do mês ou até mais convivendo com dor e outros sintomas. Isso repercute na produtividade, nas relações familiares, na vida social e na saúde emocional”, ressalta Alvim.
Aplicações seguem protocolo - A toxina botulínica não interrompe uma crise que já começou. Seu objetivo é reduzir a frequência, a intensidade e o impacto dos episódios. A substância interfere na liberação de neurotransmissores envolvidos na transmissão da dor, diminuindo a sensibilização das terminações nervosas.
“A aplicação para enxaqueca segue um protocolo médico específico, com doses e pontos definidos na cabeça e no pescoço. Não se trata de um procedimento estético e a dose utilizada em cada ponto é menor. O objetivo é atuar nos mecanismos da dor e diminuir o número de dias em que o paciente sofre com as crises”, esclarece o neurologista.
As aplicações são realizadas, geralmente, a cada 12 semanas. Algumas pessoas percebem melhora após o primeiro ciclo, enquanto outras precisam de mais aplicações para que o resultado seja avaliado.
Estudos demonstram benefícios - Os principais estudos sobre o tratamento, conhecidos como PREEMPT 1 e PREEMPT 2, reuniram 1.384 adultos com enxaqueca crônica. Na análise conjunta, os pacientes tratados com toxina botulínica apresentaram redução média de 8,4 dias de dor de cabeça a cada quatro semanas, ante 6,6 dias no grupo que recebeu placebo.
“É importante alinhar as expectativas. A toxina botulínica não cura a enxaqueca nem necessariamente elimina todas as crises. O benefício pode aparecer na redução dos dias de dor, na menor intensidade dos episódios e na diminuição da necessidade de medicamentos para alívio imediato”, pontua Alvim.
Em julho de 2026, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisou o uso da toxina botulínica A em adultos com enxaqueca crônica que não responderam, não toleraram ou apresentam contraindicação a pelo menos três medicamentos preventivos. O relatório preliminar concluiu que a terapia provavelmente reduz os dias mensais de dor de cabeça e de enxaqueca.
Indicação exige avaliação - A indicação deve considerar a frequência das crises, as doenças associadas, os tratamentos já utilizados e os possíveis efeitos adversos, como dor no local da aplicação, desconforto cervical, fraqueza muscular temporária e queda da pálpebra.
“Quando corretamente indicada e aplicada por profissional capacitado, a toxina botulínica apresenta um perfil de segurança conhecido. O tratamento deve ser personalizado e realizado por um médico. Quem apresenta crises frequentes ou prejuízo das atividades cotidianas deve procurar avaliação neurológica e evitar a automedicação. Reforçamos que o tratamento não farmacológico é vital para o controle das crises de enxaqueca, como atividade física, controle do estresse, alimentação, entre outros”, conclui Ricardo Alvim.
Assessoria de Imprensa: Cinthya Brandão – (71) 99964-5552
Carla Santana – (71) 99926-6899
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas de Fim de Semana/Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
OFERTAS DE AGOSTO NO LOJÃO DO CONSTRUTOR
Ofertas da semana do Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Suspeito de homicídios e tráfico foge da PM, invade casa e faz duas reféns em Ipiaú
- Polícia descobre mala com roupas em caso de adolescentes desaparecidas na Bahia; namorado de uma delas é preso
- ACM Neto, Jaques Wagner e Neto Carletto estão entre os maiores patrimônios declarados ao TSE na Bahia; confira ranking
- Ex-diretora de presídio ligada a fuga em massa em Eunápolis cobra Uldurico Junior por registro da filha domingo, Por Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário