Trump cruzou uma "linha vermelha muito perigosa", diz autoridade iraniana
Em entrevista exclusiva à CNN, autoridade do Irã afirmou que irão responder os ataques dos EUA-Israel
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cruzou "uma linha vermelha muito perigosa" ao matar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, à CNN em entrevista exclusiva neste domingo (1º).
Khatibzadeh disse que muitos seguidores xiitas em todo o mundo reagirão ao assassinato de Khamenei.
“É claro que, do ponto de vista religioso, ele foi um grande líder religioso, então muitos seguidores xiitas em toda a região e no mundo vão reagir a isso, e isso é muito óbvio porque o presidente Trump ultrapassou uma linha vermelha muito perigosa”, disse Khatibzadeh.
A fonte oficial afirmou que o Irã comunicou-se com os estados árabes do Golfo para que fechassem as bases americanas que Teerã considera uma ameaça.
“Nós comunicamos a eles: ou fecham essas bases americanas que estão constantemente ameaçando o Irã e que são constantemente usadas para atacar o Irã, ou não temos outra opção a não ser reagir”, disse ele.
O Irã “não consegue alcançar território americano, então não temos outra opção a não ser atacar quaisquer bases que estejam sob jurisdição dos EUA”, acrescentou.
O que está acontecendo?
Trump anunciou no sábado que os EUA iniciaram “grandes operações de combate” no Irã, prometendo aniquilar as forças armadas do país e destruir seu programa nuclear.
Em um vídeo de oito minutos publicado na rede Truth Social, Trump acusa o Irã de rejeitar “todas as oportunidades de renunciar às suas ambições nucleares” e afirmou que os EUA “não aguentam mais”. Israel também anunciou ataques contra o Irã.
Diferentemente da última vez em que os EUA e Israel atacaram o Irã, em junho de 2025, estes ataques começaram à luz do dia, na madrugada deste sábado – o primeiro dia da semana no Irã – enquanto milhões de pessoas iam trabalhar ou estudar.
E enquanto os ataques americanos em junho terminaram em poucas horas, fontes disseram à CNN Internacional que, desta vez, as forças armadas norte-americanas estão planejando ataques para vários dias.
A CNN Internacional havia relatado anteriormente que Khamenei era um dos alvos da primeira onda de ataques contra o Irã, juntamente com outros líderes importantes.
Em resposta, o regime iraniano lançou uma onda de ataques sem precedentes em todo o Oriente Médio, com explosões ouvidas em diversos países que abrigam bases militares americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.
Mostafa Salem e Frederik Pleitgen, da CNN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pague Leves: Ofertas Arrasadoras/Ipiaú e Ibirataia
SOLIDY Beneficios-Ipiaú
Info Training-Cursos Profissionalizantes
Mercadinho Deus te Ama
Promoção na Visite Viana Artes
Av. Getúlio Vargas, 90
Vende-se contato: (73) 99833-2176
Lojão da Construção: Ofertas Imperdíveis
RC Crédito
Ótica São Lucas
Pires Publicidade.
Copy Center
Postagens mais visitadas
- Homem morre após confronto com a RONDESP em Dário Meira
- Ipiaú: Suspeito de ameaçar moradores do distrito de Córrego de Pedras morre em confronto com a PM
- Itagibá: Polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas
- Estamos avançando com propósito, planejamento e compromisso com a nossa gente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.