Cegueira pode ser evitada em 80% dos casos, alertam especialistas
Perder a visão raramente acontece de forma repentina. Na maioria das vezes, a cegueira se instala aos poucos, silenciosa, quase imperceptível, até o momento em que enxergar já não é mais tão simples. É esse o alerta central do Abril Marrom, campanha nacional dedicada à prevenção, combate e reabilitação das diversas formas de deficiência visual.
Realizado ao longo de todo o mês de abril, o movimento reforça um dado que chama atenção: cerca de 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados com diagnóstico precoce, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda assim, milhões de pessoas convivem com limitações que poderiam ter sido prevenidas com cuidados básicos.
No mundo, estima-se que mais de 2,2 bilhões de pessoas tenham algum tipo de deficiência visual, sendo que pelo menos 1 bilhão desses casos poderiam ter sido evitados ou ainda não foram tratados, de acordo com a própria OMS. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 6,5 milhões de pessoas possuem algum grau de deficiência visual, incluindo mais de 500 mil cegos.
Doenças comuns - Entre as principais causas de cegueira evitável estão catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. “Muitas dessas doenças evoluem de forma silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, ou com poucos sintomas como as doenças reumáticas e acometimento ocular. Quando o paciente percebe a perda visual, muitas vezes a doença já está em estágio avançado. Por isso, o acompanhamento regular com um especialista é fundamental, mesmo na ausência de sintomas”, explica o oftalmologista César Sampaio, coordenador do serviço de oftalmologia do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS).
Ele destaca que a catarata, por exemplo, continua sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo. “É uma condição com tratamento eficaz e seguro, mas ainda vemos pacientes que chegam tardiamente ao serviço de saúde, o que impacta diretamente na qualidade de vida”, afirma.
Diagnóstico precoce e prevenção - Outro ponto de atenção é o glaucoma, doença que pode levar à cegueira irreversível se não for controlada. Conhecido como “ladrão silencioso da visão”, ele costuma não apresentar sinais no início. “Exames simples conseguem identificar alterações precoces e evitar a progressão da doença. O problema é que muitas pessoas só procuram atendimento quando já estão com dificuldade para enxergar. A prevenção do glaucoma deve iniciar aos 40 anos, em especial quem tem história da doença na família”, ressalta Sampaio.
A retinopatia diabética também preocupa, especialmente diante do aumento dos casos de diabetes no mundo. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a doença já atinge milhões de brasileiros e pode comprometer a visão quando não há controle adequado.
Para César Sampaio, campanhas como o Abril Marrom cumprem um papel essencial ao ampliar a conscientização. “A informação é uma ferramenta poderosa. Quando a população entende a importância dos exames regulares, conseguimos reduzir significativamente os casos de cegueira evitável”, pontua o oftalmologista. Além das consultas periódicas, medidas simples fazem a diferença: controlar doenças crônicas; evitar a automedicação; manter hábitos saudáveis e, em relação aos olhos, evitar colírios à base de corticosteróides e usar óculos com proteção UV.
Assessoria de Imprensa: Carla Santana – (71) 99926-6899
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ação Solidária
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas de Fim de Semana/Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
OFERTAS DE AGOSTO NO LOJÃO DO CONSTRUTOR
Ofertas da semana do Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Vereador Lucas de Vavá reúne multidão em sítio para apresentar os candidatos Robinho Federal e Eduardo Alencar
- Pai morre durante relação com a própria filha em motel de Manaus
- Adversários usam palanque esvaziado de Jerônimo em Macaúbas para dizer que ele vai perder
- ACM Neto abre 20 pontos sobre Jerônimo e chega a 56,1%, aponta pesquisa /Por Redação

Nenhum comentário:
Postar um comentário