Usuários denunciam abandono e precariedade da BA-549, trecho entre Baixa Alegre e Apuarema
Usuários da BA-549 denunciam o estado precário da rodovia estadual que liga a BR-330, na região da Baixa Alegre, ao município de Apuarema. Entre motoristas e moradores, a palavra mais usada para definir a situação da estrada é “abandono”.
Buracos profundos, valas extensas e trechos com o asfalto completamente deteriorado revelam a falta de manutenção há longo tempo. A BA-549 é uma via estratégica por interligar diretamente os municípios de Jitaúna, Jequié, Ipiaú e Apuarema, sendo utilizada diariamente por moradores, produtores rurais e transportadores.
O trecho mais crítico é conhecido como “Espinhaço do Boi”, apontado por usuários como praticamente intransitável. No local, pedras cortantes brotam do solo, aumentando o risco de danos a veículos e de acidentes, principalmente durante a noite e em períodos de chuva.
Em junho de 2025, o Governo do Estado da Bahia anunciou a pavimentação asfáltica da rodovia, mas, até o momento, não há qualquer sinal de início das obras. Moradores relatam que, após o anúncio, a situação da estrada teria se agravado, já que máquinas dos municípios cortados pela via deixaram de realizar até mesmo a manutenção básica.
Para evitar os buracos e valas da BA-549, muitos condutores têm optado por uma rota alternativa, utilizando a BA-547, que liga Jequié a Gandu. No entanto, o desvio triplica a distância entre a Baixa Alegre (BR-330) e Apuarema, gerando mais gastos com combustível, desgaste dos veículos e atraso no deslocamento.
Usuários cobram providências urgentes do governo estadual, alertando que a precariedade da BA-549 compromete a mobilidade, a economia regional e a segurança de quem depende da estrada diariamente.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para solicitar esclarecimentos sobre a situação da BA-549 e o andamento da obra de pavimentação anunciada pelo Governo do Estado. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno, e o espaço segue aberto para manifestação do órgão. *Redação / Giro Ipiaú
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Facilite Proteja seu carro_(73)98168-6333
Mercadinho Deus te Ama/Ofertas do Dia.
SOLIDY Beneficios-Ipiaú
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
Ótica São Lucas
RC Crédito
CLIO: Imagens Odontológicas
Postagens mais visitadas
- Vítimas de acidente com 16 mortos na Bahia eram da mesma família e retornavam de festa de aniversário
- Prefeitura de Itagibá anuncia mais três atrações para o melhor São João tradicional do interior
- Ibirataia marca presença na EXPOJEQUIÉ e fortalece a agricultura familiar com comercialização e valorização de produtores
- Nota de Pesar:



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.