Operação da PF apura vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (17), quatro mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura o vazamento de dados fiscais de autoridades na Receita Federal. As diligências ocorreram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, com autorização do Supremo Tribunal Federal, após solicitação da Procuradoria-Geral da República.

As investigações apontam que o sigilo fiscal de familiares de ministros da Corte teria sido acessado de forma indevida. Entre os casos citados está o da esposa do ministro Alexandre de Moraes, além do filho de outro integrante do STF. A suspeita é de que um servidor do Serpro cedido à Receita Federal esteja envolvido nos acessos irregulares.

Além das buscas, o STF determinou medidas cautelares, como afastamento da função pública, uso de tornozeleira eletrônica, proibição de acesso aos sistemas da Receita e do Serpro, impedimento de deixar o país e entrega de passaportes. A apuração terá frentes administrativa e criminal, e a Polícia Federal investigará se as informações foram acessadas para eventual repasse a terceiros.
Por Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.