Prefeitura orienta a população a adotar medidas contra a incidência de escorpiões
A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deflagrou mais uma ação voltada à prevenção e combate aos escorpiões cuja incidência nesta cidade tem sido crescente e preocupante.
O trabalho, desenvolvido pelas equipes de Combate às Endemias e Vigilância Sanitária, consiste em orientar a população a adotar medidas preventivas que eliminem condições favoráveis à presença desses insetos e realizar uma busca ativa em áreas com registros de acidente.
No ano passado foram registrados pela Vigilância Epidemiológica nada menos que 187 acidentes com escorpião em Ipiaú. Diante disso a Secretaria de Saúde tem se movimentada para minimizar a incidência.
Everaldo Lourenço, coordenador interino da Vigilância Epidemiológica informa que altas temperaturas e o período de chuvas, ocorridas sobretudo no verão, são fatores que contribuem com a proliferação dos escorpiões.
A busca ativa acontece após informação de pessoas residentes em área onde verificou-se a presença desses animais peçonhentos. Em 2025 a maior incidência de acidentes foi no centro da cidade,com 34 casos, seguida dos bairros Euclides Neto (20 casos) , Democracia(16 casos) ACM (15 casos) e Santa Rita ( 12 casos). A maioria dos casos se deu com o escorpião amarelo (Tityus serrulatus).
A partir das informações obtidas junto a população, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, desenvolve as ações preventivas repassando noções de educação ambiental e outros procedimentos adequados.
No elenco das medidas preventivas constam: manter quintais e jardins limpos, sem entulhos ou folhas secas, e aparar a grama regularmente; evitar a acumulação de entulhos e outros materiais; armazenar o lixo doméstico em sacos plásticos bem fechados para evitar a presença de baratas, que servem de alimento para escorpiões; instalar telas em ralos de chão, pias e tanques; vedar frestas em paredes e instalar soleiras nas portas; manter camas e berços afastados das paredes; Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los; evitar andar descalço e colocar as mãos em buracos, frestas ou troncos apodrecidos; utilizar luvas de couro e botas ao manusear entulhos, materiais de construção e durante atividades de jardinagem.
A gravidade de uma picada de escorpião está relacionada à proporção de veneno injetado e à massa corporal do indivíduo picado. Os acidentes provocados por esse animal peçonhento podem até levar a vítima ao óbito, por isso, os cuidados com o ambiente e a vigilância devem ser constantes. ( José Américo Castro/Decom-PMI).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Supermercado & Cesta Básica dI Maínha
Mercadinho Deus te Ama
Copy Center
Ótica São Lucas
Lojão da Construção


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.